Faça sua pesquisa aqui

Confira o balanço parcial da paralisação nos estados


Na manhã desta sexta-feira (24), mais de três mil professores da rede pública do Distrito Federal se reuniram, ao lado da Catedral Metropolitana de Brasília (DF), para decidir os rumos da greve da categoria. A assembleia é promovida pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), uma das 35 entidades afiliadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que apoiam a greve nacional de advertência desta sexta-feira. Saiba como estão as manifestações que acontecem simultaneamente em 25 estados.



No Mato Grosso do Sul, 80% das escolas municipais e estaduais também aderiram ao movimento da CNTE e estão sem aula hoje. Em Goiás, a estimativa é de que 60% dos professores municipais e 80% dos estaduais tenham paralisado. No Paraná, 90% trabalhadores cruzaram os braços. Já em Segipe, a adesão é de 100% nas escolas municipais e estaduais.



De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Estadual (SINTE), em Santa Cstarina, todas as escolas estaduais não terão aulas nos três períodos (matutino, vespertino e noturno).



No Rio Grande do Sul, os educadores realizam debates nas escolas e atos públicos regionais, além da paralisação das aulas.



O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) também participa da greve convocada pela CNTE. Está prevista uma reunião dos professores, para a tarde de hoje, no pátio da Assembleia Legislativa.



Os trabalhadores em educação de Porto Velho interditaram a BR 364. A manifestação se repetiu nas cidades de Ji-Paraná e Vilhena, também em Rondônia.


O objetivo da paralisação, proposta pela CNTE, é garantir a aplicação da lei do piso salarial nacional do magistério (11.738/08), em vigor desde janeiro deste ano. “Temos que defender o direito dos trabalhadores”, disse o presidente da CNTE, Roberto Leão, durante a assembleia do Sinpro-DF, em Brasília.


Nas próximas horas, a CNTE deve divulgar o balanço geral da greve desta sexta-feira.

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios