Faça sua pesquisa aqui

DIA DE TIRADENTES

recados no orkut



O feriado do dia 21 de abril resgata o dia em que o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (apelido que ganhou por causa de suas atividades como dentista), morreu enforcado em praça pública, na cidade de Vila Rica, Minas Gerais, no ano de 1792. Caso você tenha cabulado as aulas de História, vale a pena recordar que Tiradentes foi condenado à morte pela acusação de conspiração contra a Coroa Portuguesa. Após sua morte seu corpo foi esquartejado, e partes do seu corpo foram expostas em público em diversos lugares entre Vila Rica e Rio de Janeiro, a fim de servirem como exemplos do que poderia acontecer a qualquer brasileiro que ousasse se insurgir contra Portugal. A casa de Tiradentes foi demolida e o terreno onde ficava foi salgado, para que nada pudesse brotar daquele solo.
Outros líderes da Inconfidência Mineira não tiveram sortes mais edificantes. O poeta Cláudio Manoel da Costa suicidou-se dois dias após sua prisão, em uma cela que tornou-se ponto turístico em Ouro Preto, atual nome da cidade de Vila Rica. Inácio de Alvarenga Peixoto para um degredo perpétuo em Angola, país no qual morreu um ano depois de sua viagem sem volta. Tomás Antônio Gonzaga, que estava prestes a se casar com a jovem Maria Dorotéia, foi separado de sua amada e obrigado a partir para Moçambique, onde viveu até sua morte, em 1812.
Joaquim Silvério dos Reis, que entrou para os livros de História como sinônimo de traíra e dedo-duro, delatou seus colegas de insurreição em troca do perdão de suas dívidas com o Tesouro Real. Jerônimo Capitânia, o carrasco de Tiradentes responsável pelo seu enforcamento, foi um escravo que havia tido sua pena comutada de condenação a morte por prisão perpétua, e que até o fim de sua vida cuidou das execuções ordenadas pela Justiça da época. E Tiradentes acabou por se tornar o único cidadão brasileiro a ter a data de sua morte transformada em feriado nacional.

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios