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MEC treina servidores da Educação em AL


Três técnicos do Ministério da Educação (MEC) estão em Alagoas realizando um treinamento sobre o Sistema de Gestão Escolar (i—Educar). Este sistema permite controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Ao todo, participam desse treinamento 20 pessoas.

O Sistema de Gestão Escolar é uma ação que está no arcabouço do Programa Geração Saber — esforço institucional do governo para mudar a realidade educacional e reformular a forma de educar no Estado.

De acordo com o coordenador setorial de Gestão da Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação, Armando Davino Lôbo, os técnicos do MEC estão realizando esse treinamento com os servidores da secretaria e, também, com os multiplicadores que disseminarão estas informações nas Coordenadorias de Ensino (CEs) e nas escolas.

“O i—Educar já foi customizado para atender a funcionalidade e as demandas do Estado de Alagoas. Vamos implantá-lo em quatro escolas da rede estadual, situadas em Maceió, para verificar, in loco, o funcionamento do sistema e corrigir possíveis falhas que poderão ser geradas”, adianta, Lôbo.

O gerente da Célula de Desenvolvimento de Projetos do MEC, Ronaldo Henrique Marinho, destaca que, com o i—Educar, o Estado terá o controle daquilo que acontece na ponta do seu sistema educacional. “Estamos fazendo o treinamento dos futuros usuários que usarão esse sistema e fornecendo para eles detalhes sobre as funcionalidades básicas dessa ferramenta”, assegura.

Planejamento — As ações do Programa Geração Saber contarão com o aporte de recursos da ordem de R$ 214 milhões — dos quais cerca de R$ 189 milhões virão do Ministério da Educação e mais R$ 25 milhões do Banco Mundial com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Já o consultor do MEC, Higor Hostins, evidencia que essa visita serviu também para que eles pudessem levantar alguns requisitos para construção de um novo sistema que será agregado ao i—Educar. “Com esse sistema, o professor vai poder acessar o portal, cadastrar avaliações, frequência do aluno e fazer todo o planejamento do diário de classe em formato on-line, ou seja, ele poderá acompanhar, gradativamente, durante o ano, o desempenho do aluno e, consequentemente, poderá intervir para evitar possíveis reprovações. Logo, poderá fazer um acompanhamento especializado com cada educando”, explica.

O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itajaí (SC) e fora disponibilizado como software livre. Com ele é possível centralizar informações do sistema educacional, diminuir a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizar o trabalho do servidor público.

Além disso, é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos e, também, funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas. Todos os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo MEC para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola.

Geração Saber — O Programa Geração Saber é uma iniciativa do governo do Estado. Ele está dividido em cinco linhas de ação: Políticas Educacionais, Organização da Estrutura e Funcionamento da SEE, Regime de Colaboração entre Estado e municípios, Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação e a melhoria das condições da rede escolar.

Fonte: Agência Alagoas

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