Faça sua pesquisa aqui

Estudantes se preparam para o Enem 2009




Para mais de 4,1 milhões de estudantes, este final de semana será bastante atribulado. Isso porque acontece mais uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que terá, pelo primeiro ano, um modelo de prova diferenciado, dividido em dois dias. Os candidatos deverão responder 180 questões, todas de múltipla escolha. No primeiro dia, sábado, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 de ciências humanas. No domingo serão 45 questões de linguagens, 45 de matemática, mais a redação. O MEC (Ministério da Educação) espera que a taxa de faltosos seja menor que no ano passado, quando mais de 27% dos inscritos não fizeram à avaliação. Porém, em 2009, vários fatores podem levar com que este percentual de abstenção seja ainda maior. Um dos motivos é a desistência de USP e Unicamp de usar o exame em seus vestibulares. Além disso, houve o cancelamento da prova após a fraude que adiou a prova que seria realizada na primeira semana de outubro. A nota do Enem é utilizada para o ingresso no Prouni (Programa Universidade para Todos), além de angariar pontos em fases de vestibulares de universidades públicas. Fique atento aos locais de prova a as dicas para não perder a prova.
Confira 10 dicas para você arrasar no exame e se dar bem no vestibular!
1. O Enem não cobra matérias. Ele dá situações-problema para que você resolva. E em uma questão podem ser cobrados, ao mesmo tempo, conhecimentos de biologia e química, por exemplo. Então, nada melhor do que ver as provas anteriores no site Oficial(http://www.enem.inep.gov.br/) ou então um simulado, como este disponível no Site do Guia do Estudante (http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/enem/!
2. A leitura diária de jornais e revistas é muito importante, pois o Enem pede um grande nível de conhecimentos gerais. “O que aparece bastante também é a interpretação de tabelas, gráficos e imagens”, indica a coordenadora pedagógica Alessandra Venturi. Então, já fique sabendo que Obama e a crise econômica devem cair na prova!
3. Escreva bastante e treine a produção de textos. Com a confirmação dessas mudanças no ENEM, a redação deve ter um peso maior!
4. Não estude até o último minuto antes da prova. Tire pelo menos um dia para relaxar. Vá ao cinema, caminhe, saia com os amigos e procure dormir mais cedo do que o normal na noite anterior a prova. Então, se divirta, mas nada de ir para a balada, hein!
5. Encha seu mp3 player de músicas bacanas e vá ouvindo no caminho. Mas tome cuidado para não colocar músicas muito agitadas ou mesmo ouvir muito alto. Fazer prova com a adrenalina lá em cima não dá, né?
6. Cuide do seu corpo. Imagine o seguinte: você estudou MUITO, MUITO MESMO e pra relaxar um pouco foi comer um X-Tudo no “Big Lanche”. No dia seguinte dependendo do organismo de cada um, o resultado do “relaxamento” será uma boa e constante dor de barriga. Ninguém merece né? Então, dias antes da prova cuide bem do seu corpo. Alimente-se como está acostumado e nada de coisas muito gordurosas. Alimentos leves são essenciais. Lembre-se também de não usar drogas. Até mesmo bebida alcoolica. Deixe o X-Tudo e a bebida pra comemorar quando passar no vestibular ou se dar bem no Enem! ;-)
7. Leve uma garrafinha d’água e uma barra de cereal ou chocolate. Não leve comida. Marmita não combina com o Enem. Procure não levar salgadinho com aquelas embalagens barulhentas, o que irrita profundamente quem está fazendo a prova do seu lado.
8. Não fique relendo demais as questões, por dois motivos: Pode sobrar pouco tempo para a redação ou então seu cérebro pode dar um nó e você pode duvidar da resposta de uma questão simples.
9. Normalmente, algumas provas e vestibulares tem os números de respostas muito próximos “a”, “b”, “c”, “d” e “e”. Por exemplo, numa prova de 100 questões: 20 respostas são “a”, 22 “b”, 18 “c”, 25 “d” e 15 “e”. Outra dica também é quando você está em dúvida entre a letra “a” e uma outra qualquer, é não chutar na “a”. Pois, normalmente, a letra “a” é onde os examinadores colocam as pegadinhas para que quando lerem, achrem que é a correta e já partir pra próxima questão.
10. Por fim, passe as questões objetivas para o gabarito com atenção. Afinal, não adianta acertar na prova e errar no gabarito.

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios