Faça sua pesquisa aqui

No dia do Meio Ambiente, começa a Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta


Esta iniciativa brasileira nasceu da experiência de três Conferências Nacionais – Vamos cuidar do Brasil, realizadas entre 2003 e 2009, que envolveram 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país.

A Conferência Internacional acontece de 5 a 10 de junho, em Brasília, e reunirá jovens e adolescentes de 12 a 15 anos, de 52 países, para discutir os problemas socioambientais globais, com foco nas mudanças do clima.

Os principais objetivos da conferência são possibilitar que crianças e jovens do mundo todo se apropriem localmente de compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, e promover uma rede de cuidados com o planeta.

Atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais serão os instrumentos por meio dos quais os cerca de 600 jovens e adolescentes participantes vão elaborar juntos o documento final da conferência – a Carta das Responsabilidades – Vamos cuidar do Planeta, na qual serão assumidas responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente.

A Conferência Internacional é uma ação de educação ambiental de amplo alcance, já que a fase pré-conferência acontece nas escolas e em nível nacional em todos os países participantes, mobilizando estudantes, professores e as comunidades locais, e inserindo a temática ambiental no sistema formal de ensino.

A Conferência Internacional é um projeto que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da ONU. Durante a conferência, os jovens delegados vão aprender a produzir peças de comunicação para divulgar sua mensagem e participarão de atividades culturais e oficinas relacionadas à temática das mudanças socioambientais globais. Haverá workshops sobre sistemas agroflorestais, fontes renováveis de energia e uso racional da água, entre outros, nos quais os jovens poderão debater e trocar experiências para a construção de um futuro mais sustentável e mais verde.

Além disso, os adolescentes visitarão o Parque Nacional de Brasília e o Jardim Botânico, para conhecer um dos principais biomas brasileiros, o Cerrado. O produto final da conferência será a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta, na qual todos os jovens participantes se comprometem a adotar ações em suas comunidades e divulgar a carta para seus governos locais e nacionais.

O processo preparatório da Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta nos países participantes também envolveu milhares de jovens e comunidades escolares nos cinco continentes. Seguem dados sobre os processos nacionais em alguns países:

- Chile–2.800 escolas participantes
- Nepal – 3 mil alunos participantes
- Guiné Bissau – mil alunos participantes da Conferência Nacional
- Palestina – 1.600 alunos participaram da Conferência Nacional
- Itália – 500 alunos participaram da Conferência Nacional

A Conferência Internacional – Vamos Cuidar do Planeta disponibiliza informações sobre todos os países participantes no site: http://confint2010.mec.gov.br/

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios