Faça sua pesquisa aqui

Nova lei prevê bibliotecas em todas as escolas públicas dentro de 10 anos

Um estudo do Todos Pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica 2008, mostra que, para o Brasil se ajustar à nova norma terão de ser construídas mais de 93 mil bibliotecas na próxima década só no ensino fundamental – são 9 mil novos acervos por ano ou mais de 25 por dia. Isso porque, nesta etapa da Educação Básica, apenas 39,3% dos colégios do país possuem seus próprios acervos.

Do déficit total de bibliotecas no ensino fundamental (93 mil), 89,7 mil são escolas públicas e 3,9 mil, estabelecimentos privados de ensino. Na educação infantil, apenas 30% dos colégios têm acervo e será necessário criar 21 bibliotecas por dia para cumprir o que determina a nova lei. A melhor situação é a do ensino médio, etapa em que o número de escolas sem biblioteca é de 3.471.

Para Luís Norberto Pascoal, conselheiro do Todos Pela Educação, “a lei é boa”. “Precisa agora de regulamentos e incentivos corretos que coloquem a nação como parceira e faça desse espaço de leitura um centro de cidadania para os alunos, para os pais e comunidade no entorno de cada escola”, afirma ele.

Qual é o maior desafio?
Na rede pública, o maior desafio é a construção de bibliotecas para as escolas municipais. Instituições federais já estão quase regularizadas – no entanto, elas são minoria na Educação Básica.

Dois dados alarmantes das redes municipais são a quantidade de acervos nas escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental: apenas 18,2% e 22,9% delas, respectivamente, possuem bibliotecas.

Número de profissionais
Isso tudo sem contar o número de funcionários especializados que deverão cuidar das coleções. Hoje, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, há um total de 21,6 mil profissionais habilitados. No país, há aproximadamente 200 mil escolas – o que indica uma necessidade de formação de novos gestores para as bibliotecas escolares.

Com informações da Agência Brasil e Movimento Todos pela Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios