Faça sua pesquisa aqui

Pesquisa mostra que a educação é a 3ª maior preocupação do País

A Educação é a terceira área que mais preocupa os brasileiros, como revelou uma pesquisa do Todos Pela Educação e da Fundação SM, realizada pelo Ibope Inteligência.
Divulgada no dia 9 de junho, a pesquisa mostra que o ensino de qualidade fica lado a lado de questões como drogas e empregos, seguida por questões de saúde e segurança pública na preocupação dos brasileiros.
De acordo com os 2002 entrevistados, a Educação Básica deve merecer atenção do próximo governo, aparecendo em quarto lugar entre áreas consideradas prioritárias e que podem ajudar a solucionar os problemas nacionais.
A pesquisa aponta ainda que os brasileiros estão mais preocupados com a Educação, já que em 2006 o tema ocupava apenas o sétimo lugar entre os anseios da população. Este é um fato muito positivo para o país. Os dados permitem afirmar, com satisfação, que a sociedade brasileira mostra que está mais atenta para a importância da Educação.
O aumento da percepção da Educação como área prioritária foi expressivo: houve crescimento de 87% na parcela dos que citam a temática como fundamental para o próximo governante.
População identifica avanços

Os entrevistados indicaram que a Educação pública no Brasil teve melhoras de 2006 para 2010. O percentual de entrevistados que consideram o ensino ótimo passou de 25% para 34%; a parcela dos que o consideram ruim ou péssimo diminuiu de 28% para 21%; e o total dos que o consideram regular manteve-se praticamente constante (passou de 45% para 44%). No entanto, apesar da melhora, 51% dos pesquisados afirmaram que o ritmo é lento.
A pesquisa também levantou a percepção dos entrevistados sobre o grau de facilidade/dificuldade para o alcance das 5 Metas do Todos Pela Educação. Na opinião dos pesquisados, todas as metas são igualmente possíveis de serem alcançadas até 2022. Numa escala de 1 a 5 – o valor mais alto indica maior facilidade de atingir o resultado -, as metas ficaram com médias entre 3,2 e 3,4. Em termos de importância, a Meta 1 – “Toda criança e jovem entre 4 e 17 anos na escola” aparece como a mais importante na avaliação dos entrevistados.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas domiciliares por todo o País, no período de 13 a 18 de maio de 2010. Os pesquisados eram todos eleitores com 16 anos ou mais e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações do Movimento Todos pela Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios