Faça sua pesquisa aqui

População considera que avaliações contribuem para aumentar a qualidade da educação

Uma pesquisa do movimento Todos pela Educação e da Fundação SM, realizada pelo Ibope Inteligência, indica que a população brasileira vê de forma positiva a realização de exames para a avaliação do ensino no país. De acordo com os dados, 70% dos eleitores acreditam que provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema da Educação Básica (Saeb) contribuem para o governo melhorar a qualidade do ensino.

Em 2006, uma outra pesquisa já havia feito o mesmo questionamento à população. Na época, 58% dos entrevistados afirmaram que as avaliações contribuiam, de alguma maneira, para a educação pública. No comparativo com a atual pesquisa, houve um aumento de 12 pontos percentuais. Ao todo, somente 11% das pessoas consideraram que os exames não ajudam de forma favorável para o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.

“Este é um forte indicativo de que a população entende que a avaliação pode ser uma importante ferramenta para balizar as ações de melhorias da Educação Básica no Brasil”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação.

Segundo a diretora-executiva, o percentual dos que conhecem as avaliações aumentou 16 pontos percentuais. “Isso significa que os exames já fazem parte do universo brasileiro”, enfatiza.

Outro ponto destacado na pesquisa, diz respeito à divulgação dessas provas entre as diferentes classes sociais da população. Conforme aponta o estudo, os sistemas de avaliação educacional adotados no país são mais conhecidos pela população das classes A e B. À medida que a renda do brasileiro decresce, aumenta o desconhecimento sobre essas avaliações. Esses dados mostram que parte da população mais pobre não tem acesso às informações sobre as provas.

O índice maior de desconhecimento está concentrado na região Nordeste. Lá, 25% dos entrevistados não registraram suas opiniões sobre as avaliações educacionais. O reconhecimento maior ficou para a região Sul, na qual 81% dos pesquisados afirmaram crer que os exames ajudam na melhoria da qualidade da Educação Básica.

Numa outra pesquisa do Todos pela Educação divulgada há pouco tempo, a preocupação com a educação no país já havia sido apontada pela população como a terceira área que mais deva merecer a atenção do governo. O ensino ficou lado a lado de questões como drogas e empregos, e atrás somente de saúde e segurança pública na preocupação dos eleitores.
Com informações do Todos pela Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios