Faça sua pesquisa aqui

Brasileiros apontam a educação como o caminho para o desenvolvimento do País

O Brasil só será realmente um país desenvolvido se investir fortemente em educação. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope. O estudo traça um panorama da educação no Brasil e faz parte da série Retratos da Sociedade Brasileira.

De acordo com a sondagem, 61% da população concordam que a baixa qualidade da educação prejudicará o crescimento da economia. Outros 83% concordam totalmente, ou em parte, que a renda de uma pessoa será maior quanto mais anos de educação ela tiver. E ainda para os brasileiros, 72% acham que o Brasil precisa oferecer mais cursos de nível médio que também ofereçam cursos profissionalizantes.

Entre as questões levantadas na pesquisa estão pontos importantes, como a qualidade do ensino público, a capacidade pedagógica dos professores, a necessidade de investimento na profissionalização dos alunos, a privatização das universidades públicas e até o conteúdo programático vigente nos colégios hoje.

Escolas Públicas
O ensino particular foi considerado melhor que o ensino público em todos os níveis (fundamental, médio e superior). Para 40% dos entrevistados, nenhum dos níveis de educação pública “prepara bem” os alunos para o próximo nível ou para o mercado de trabalho. A maioria dos entrevistados também considera que “a escola cumpre cada vez menos o seu papel de ensinar disciplinas essenciais, como Português e Matemática”.

Outro problema apontado pelas pessoas ouvidas na pesquisa diz respeito ao quesito segurança: em uma escala de 0 a 10, a nota média da segurança nas escolas de educação fundamental foi 5,4 e a nas escolas do ensino médio foi é 5,5.

Já os professores foram bem avaliados de um modo geral. No caso da educação fundamental, as médias variam de 6,8 a 7,3, e para o ensino médio, de 6,7 a 7,3. Em ambos os casos a maior nota refere-se ao preparo e conhecimento das matérias dadas em sala de aula.

Entre os entrevistados, 82% concordam totalmente que “a participação dos pais é muito importante para o desempenho escolar dos alunos.

Pesquisa
Para chegar a essas conclusões, foram consultadas 2.002 pessoas, com idade entre 16 e 70 anos, de 140 municípios brasileiros. Apenas os Estados do Acre, do Amapá e de Roraima não foram visitados. O grau de instrução dos entrevistados variou entre a 4ª série do ensino fundamental e o ensino superior. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário aplicado entre os dias 18 e 21 de junho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.


Com informações da Revista Veja e do Portal Criança.PB

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios