Faça sua pesquisa aqui

Por que alguns estudantes não fazem o dever de casa?

É comum encontrar nas escolas brasileiras alunos que não fazem o dever de casa. Difícil é entender os motivos que levam uma criança a deixar de fazer a tarefa. As razões podem ir desde um desinteresse pela disciplina até a falta de estrutura em casa para estudos.

Entender as razões que estão por trás da atitude de não fazer o dever de casa. Este é o objetivo do programa ‘A Escola vai para Casa’. Fruto de uma parceria entre a Secretária de Educação do Município de Osasco e a empresa Planeta Educação, o programa prepara professores e agentes especiais para visitas à casa dos alunos da rede municipal de ensino.

A ideia é buscar problemas domésticos que possam interferir no desempenho escolar. Nesta primeira fase do projeto – que durou três meses – 27 agentes visitaram cerca de 3 mil famílias. Entre os casos mais impressionantes está o de um aluno que morava em uma casa sem energia elétrica. Outros problemas que interferem na produção da tarefa são: falta de interesse dos pais na educação de seus filhos, incapacidade de leitura e escrita do aluno e infraestrutura doméstica precária para os estudos.

A iniciativa foi trazida pela empresa Planeta Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Para exercer a função de agente é preciso ter alguma formação na área pedagógica.

Entre os pontos pesquisados na visita, os agentes abordam algumas das seguintes questões: quantas pessoas moram na casa, qual o nível escolar dos pais, existe algum ponto que a família gostaria que melhorasse na escola do filho, o aluno já sabe ler, de que forma os pais incentivam a leitura, como está o desempenho da criança. Todas estas questões levam a um diagnóstico.

Ao final da pesquisa, tudo é levado em consideração para dar um retorno à escola, de modo que ela consiga proporcionar melhores resultados para os alunos.

Para saber mais, acesse: www.planetaeducacao.com.br

Por Rodrigo Bueno Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e do site www.planetaeducacao.com.br

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios