Faça sua pesquisa aqui

Superar desafios para educar, livro debate "Aprendizagem a Distância"


Aos poucos, a educação a distância (EAD) ganha mais adeptos no Brasil. Professores, estudantes e outros interessados no ensino, conseguem ver com bons olhos os lados positivos e negativos desta forma de aprendizagem.
No livro "Aprendizagem a Distância", Frederic M. Litto, atual presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), inova na forma de apresentar o tema.
Estudioso da EAD desde 1957, o professor escolhe por escrever de maneira divertida, leve e objetiva -- sem o rigor acadêmico que deixa os textos chatos - sobre o significado da aprendizagem no passado, presente e futuro. As primeiras formas de educação a distância são relembradas, como o uso das cartas e posteriormente do rádio e da televisão. O texto avança até o universo virtual da internet, onde as novas propostas e criações são construídas. E nesse campo, há muito a ser dito e pensado.
As ilustrações do cartunista Paulo Caruso também só acrescentam no sentido de deixar a obra mais interessante para se ler. O livro, pois sim, é um exemplo de educação a distância, e o professor Litto faz bem uso desta "plataforma" e na tarefa de transmitir todo seu conhecimento.
"Este livro, planejado para ser lido por principiantes ou profissionais de educação a distância à procura de algumas novas reflexões sobre ideias antigas na teoria e prática da área, tenta mapear o território atual de EAD", informa o autor.
Os problemas, preconceitos e imprevistos que afetam esta forma de ensino também são questionados, instigando o leitor - e atual ou futuro aluno de EAD - a pensar nas melhorias possíveis e necessárias para o amadurecimento geral da questão.
"A revolução, que as novas tecnologias da comunicação e informação trouxeram para as formas de trabalhar e de aprender, é discutida numa perspectiva heterodoxa e humanista, mas essencialmente prática", completa o professor e estudioso Frederic M. Litto.
Da mesma forma que "Aprendizagem a Distância" começa, este texto termina, ao citar Leonardo da Vinci.
Para estar junto não é preciso estar perto, mas sim do lado de dentro.


"Aprendizagem a Distância"
Autor: Frederic M. Litto
Editora: Imprensa Oficial
Páginas: 96
Quanto custa: R$ 30,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios