Faça sua pesquisa aqui

Carregando...

HOMENAGEM AO DIA DO INVENTOR

04 DE NOVEMBRO
DIA DO INVENTOR


Tem gente que gosta mesmo de inventar e é tanta gente que o mundo fica cheio de invenções. Das mais malucas como um sapato que aquece o pé até um simples abridor de latas ou uma lâmpada. É... Olhando assim parece simples né? Mas não foi não. Tudo que existe no mundo um dia foi criado por alguém que gostava de inventar.
No Brasil temos muitas invenções. Você sabia, por exemplo, que o Escorredor de Arroz é uma descoberta brasileira? Pois é. E foi criado em 1959 pela cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich que contou com a ajuda do marido para desenvolver o protótipo de alumínio que foi apresentado ao mundo na Feira de Utilidades Domésticas em maio de 1962.
E as Batatas Fritas? Com certeza você já comeu muita batata-frita, mas aposto que nem desconfia de quem as inventou, ou por acaso você acha que as batatas fritas nascem fritas? Não. Não. Não. Um dia, alguém teve a idéia de fritá-las em óleo fervente. Só não sabemos exatamente quem, e se foi mesmo em um castelo da Idade Média. Mas, embora ninguém saiba com certeza quem inventou a batata-frita, sabemos que quem as aperfeiçoou foram os belgas. São eles os donos das mais deliciosas receitas com batatas-fritas. Ir à Bélgica e não comer batata-frita é como ir ao circo e não ver o palhaço. Ou seja, não tem graça.

Máquinas e Invenções
Inventar significa criar algo que até então ninguém nunca tinha pensado. Existem pessoas, que com criatividade, força de vontade e determinação inventam novos objetos e aparelhos que transformam a vida das pessoas, ajudando em muitos aspectos do cotidiano. Estes são os inventores, e por isso merecem um dia só para eles. (dia 5 de novembro)
Algumas invenções podem nem sair do papel, porque, pelo menos em um determinado momento não são úteis, ou muito difíceis de colocar em prática, mas, quando um inventor percebe que sua invenção será útil, quer preservar os direitos de criação e deve patenteá-la.
Patentear significa registrar em documento que ele pensou e executou aquela invenção antes de qualquer outra pessoa, portanto tem direitos sobre ela. Se essa invenção for vendida comercialmente, o inventor terá uma participação nos lucros daquele objeto.
Se estudarmos a origem do ser humano, já vamos encontrar invenções que transformaram a vida na Terra: usavam pedra e pedaços de troncos como armas para proteção e para caça, usavam peles de animais como agasalho para resistir ao frio, etc.
Daí para frente a história só evoluiu pois surgem as primeiras máquinas agrícolas, favorecendo a alimentação diversificada, aparelhos que facilitam a comunicação e outros que ajudam na cura ou recuperação de doenças.
Percebemos assim que toda invenção tem origem em uma necessidade social e alguém que perceba essa necessidade e se preocupe com ela, passa a pensar como resolvê-la.
Atualmente os inventores são cientistas profissionais, geralmente contratados por indústrias das mais diversas áreas de atuação que fornecem recursos financeiros para esse profissional suprir suas necessidades de melhoria na produção.
Vamos agora conhecer algumas das invenções mais importantes e que realmente fazem diferença na vida das pessoas:
Veja aqui algumas invenções que entram para a história:
Aspirador de pó: o aparelho foi criado em 1908 nos Estados Unidos ajudando muito na limpeza da casa!
Computadores: em 1958 foi inventado o primeiro chip de silício. Um chip é uma lâmina muito fina de silício, com centenas de circuitos elétricos que pode controlar qualquer máquina, se forem programadas para trabalharem juntos. Mas o que isso tem haver com o computador? É que somente com a invenção do chip foi possível inventar o computador. Os computadores surgiram no sec. XX e os primeiros eram enormes, ocupando uma sala inteira. Atualmente eles estão ficando cada vez menores e com mais facilidades.
Ferro de passar: os primeiros surgiram e 1850, eram blocos de metal, esquentados no fogo. Só por volta de 1890 surgiram os primeiros ferros elétricos.
Geladeira: antigamente os alimentos eram conservados em caixas com blocos de gelo. Somente em 1890 inventaram a geladeira
Máquina de lavar: as primeiras máquinas de lavar surgiram no sec. XX. Eram muito simples e imaginem só... as roupas eram colocadas em caixas de madeira e retiradas com uma manivela. Em 1920 foram acoplados motores à essas máquinas, mas mesmo assim tinham que ser torcidas à mão. Muito diferentes das máquinas atuais! Ainda bem!!!
Máquina fotográfica: foram inventadas em 1839. As primeiras eram muito lentas! Em 1889 foi inventada a primeira máquina fotográfica portátil que utilizava um tipo de filme, dentro de um rolo, que permitia tirar mais fotos por um preço mais barato.
Televisão: as primeiras surgiram na década de30. Eram muito pequenas sua imagem era em preto e branco. Somente na década de 60 surgiram os primeiros programas em cores.
Curiosidade
O cartão telefônico foi inventado pelo engenheiro brasileiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, quando trabalhava na Telebrás. O primeiro era feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas. Mas este tipo de cartão só foi implementado oficialmente no Brasil em 1992.
(fonte: Guia dos Curiosos)











0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios