Faça sua pesquisa aqui

Lições na telinha: veja como se divertir aprendendo

Muitas são as formas que podem levar os alunos a novas reflexões e aprendizados. O cinema é uma delas, já que ele é capaz de alimentar o intelecto e ainda proporcionar momentos de diversão e entretenimento. Segundo educadores, um filme não precisa ser didático para ensinar valores importantes na formação dos alunos. O simples fato da pessoa se identificar ou mesmo se espelhar em exemplos mostrados nas histórias já ajuda na descoberta de novas maneiras de aprender e ensinar melhor.
Para a professora de Cinema, Verônica Ferreira Dias, quando a sétima arte retrata processos de aprendizado bem-sucedidos, isso ajuda a despertar o espírito crítico da sociedade. “As pessoas acabam repensando o sistema educacional, já que nem sempre têm paciência para ouvir discursos teóricos de especialistas”. E não são apenas os filmes educativos ou os chamados “filmes de arte” que levam a novas reflexões. Na opinião da professora, mesmo os líderes de bilheteria lançados para fins comerciais também trazem certos ensinamentos incutidos.
“Algo como Legalmente Loira, por exemplo, contesta o estereótipo da ‘patricinha loira e burra’, quando ela chega à Harvard e faz o público enxergar que o importante é o esforço pessoal”, comenta Verônica.
Clássico, cult ou popular, o fato é que as opções são muitas, basta disposição para assisti-los. Na lista abaixo estão relacionadas algumas sugestões de filmes selecionados pelo site Educar para Crescer que mostram, de uma forma ou de outra, que o importante mesmo é sempre estar aberto a novas lições. Confira e divirta-se.


Por Cleide Quinália Escribano / Blog Educação com informações do site Educar para Crescer.

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios