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Escolas já podem consultar a matriz de referência da Provinha Brasil de Matemática

Professores de turmas do 2º ano do ensino fundamental da rede pública e coordenadores pedagógicos já podem consultar a matriz de referência da primeira Provinha Brasil de Matemática que acontecerá este ano. Os materiais para aplicação das provas e orientação do corpo docente será enviado às escolas em agosto pelo Ministério da Educação (MEC).

O exame nacional de Matemática para alunos nesta fase de alfabetização (2º ano do ensino fundamental) não é obrigatório, por isso cabe às escolas a decisão de aplicá-lo ou não. A matriz de referência da Provinha relaciona competências que os estudantes desta série devem ter adquirido. Reconhecer representações de figuras geométricas, identificar, comparar e ordenar grandezas, ler e interpretar variados dados em gráficos e tabelas são alguns dos conteúdos a serem avaliados.

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério, Edna Martins Borges, com a Provinha Brasil de Matemática é possível fazer um diagnóstico do que a criança está aprendendo e dos conteúdos que ainda precisará desenvolver nessa área. Além disso, sua aplicação vem ampliar a avaliação do ciclo da alfabetização das crianças.

O exame ainda permite que o professor avalie o direcionamento de seu trabalho. Além da prova, as escolas receberão o caderno do professor-aplicador, o roteiro com orientações sobre os testes e a guia de correção e interpretação dos resultados.

Língua Portuguesa

Segundo a previsão do MEC, a provinha de língua portuguesa deste primeiro semestre deverá ser entregue nas escolas até 15 de março.  A recomendação dada aos gestores das secretarias de educação, diretores de escolas e professores, é que a prova seja aplicada no início do ano letivo. O exame, com 20 itens de múltipla escolha, é aplicado pelo professor em sala de aula ou por coordenador pedagógico definido pela direção da escola. De acordo com Edna Borges, a provinha permite aferir o aprendizado dos alunos no início e no fim do ano letivo. Com os dois resultados, os sistemas de ensino podem comparar os resultados e refletir sobre a prática pedagógica. Caso apareceram problemas, podem definir estratégias para solucioná-los. O objetivo final é que as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade.

Censo Escolar

Dados do Censo Escolar de 2010 coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam que 3,3 milhões de crianças estão matriculadas no segundo ano do ensino fundamental, distribuídas em 166 mil turmas em todas as unidades da Federação. Esse é o público-alvo da Provinha Brasil de 2011, nas versões língua portuguesa e matemática.

Com informações do MEC e do Correio do Povo (RS)

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