Faça sua pesquisa aqui

Você está na Rede?

A edição de fevereiro do jornal da Associação Nacional de Jornais (ANJ) teve como tema ‘O Jornal além da notícia`. A ANJ criou um Comitê de Estratégias Digitais, no final do ano passado, para tratar do futuro digital dos jornas, discutindo plataformas digitais para uso de clipadores, estruturação de um Market Place para venda de conteúdos digitais, bem como fiscalização do acesso desse conteúdo por meio de Tablets, motores de busca da informação, e também como medir a audiência (leitura) pela internet.
Neste mesma edição, reportagens sobre como os jornais estão aderindo às redes sociais deixa visível a preocupação das editoras em conquistar o mundo virtual. Essa preocupação se reflete no perfil da nova geração, os futuros `leitores`, empresários etc., os jornais estão procurando maneiras de amadurecer, de crescer junto com os jovens. O jornal Folha de S. Paulo já chegou a criar uma editoria de Mídias Digitais, mantendo perfil no Twitter e no Facebook, com grupos de discussão.
Navegando na rede você encontra instituições, ONGs, empresas do pequeno ao grande porte, todas com o único objetivo: conquistar o mercado através do mundo digital. Nesta mesma iniciativa se enquadram os programas de jornal e educação (PJE). Esses programas visam conquistar do jovem leitor, que será o futuro leitor, o futuro formador de opinião, mas para conquistar esse jovem, não basta apenas mandar o impresso para as escolas, mas estar presente em diversos lugares e momentos. E qual a melhor forma de fazer isso? Usando a Rede [Web], claro.
O problema nisso tudo [percepção pessoal] é que muitos não estão sabendo como lidar com essa nova realidade, e acabam se ‘perdendo’ (como se costumas dizer: naufragam ao invés de navegar) dentro da Rede. E isso acontece muito nos ambientes educacionais. Não acostumados com essa nova realidade, professores não sabem conduzir isso com os alunos. Querem usar a rede para se aproximar de seu público escolar, mas não sabem por onde começar.  Por isso a necessidade de um bom esclarecimento sobre o correto uso da mídia na educação e na vida social. Porque não adianta o mundo estar conectado se na conexão há ruídos. É preciso saber onde está, por que está, e o que quer ali, para então conseguir aproveitar tudo o que a Rede oferece.

Sala Aberta - Talita Moretto

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios