Faça sua pesquisa aqui

Mulher vai processar creche onde filha de 2 anos sofreu várias mordidas

Criança foi submetida a exame de corpo de delito no IML.

Secretaria Municipal de Educação já abriu sindicância para apurar o caso.


Uma criança de 2 anos foi mordida em uma creche municipal, na capital mato-grossense, na última segunda-feira (16), e a mãe registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica). A criança também foi submetida a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. Os ferimentos foram causados na Creche Santa Inês, no bairro Poção.



A secretária Fátima Santana Moreira, de 38 anos, conta que está em estado de choque até agora. "Ligaram para mim na segunda-feira, dizendo que minha filha havia sido mordida na bochecha, mas que estava tudo bem com ela", explica. "Quando eu cheguei em casa, tirei as roupas dela e vi que os ferimentos não eram apenas no rosto, mas pelo corpo todo", conta a mãe, ainda assustada.



De acordo com Fátima, os pés, os braços, as costas e as pernas de sua filha estavam com vários hematomas e mordidas. No total, ela contou 12 mordidas no corpo da menina. "Fiquei muito assustada e perguntei para minha filha quem havia feito isso ela contou que foram dois coleguinhas de sala", declarou.

 
A mãe também denuncia que a criança foi entregue por uma tia de sala, que declarou apenas que a direção da creche "estava muito constrangida com o ocorrido". Segundo ela, a direção da creche não sabia a quantidade e nem mesmo a gravidade das mordidas e não prestou assistência nenhuma.

 
Segundo a secretária, informações obtidas dentro da própria creche dão conta que as três professoras responsáveis pelas crianças estariam em uma reunião no momento em que a menina foi agredida. Pelo menos 20 crianças estariam em sala de aula. "Me contaram que as professoras saíram da sala às 11h30, deixaram as crianças dormindo, e só voltaram porque ouviram os gritos de minha filha chorando", relata.



"Imagina o sofrimento da minha filha. Fico pensando por quanto tempo ela foi agredida", desabafa.

 
A criança estudava desde um ano na creche municipal e esta foi a primeira vez que o fato ocorreu. Fátima Santana Moreria disse que vai ingressar na Justiça com uma ação contra a creche e o município por negligência.


Por telefone, a assesssoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação informou que, por determinação do secretário, foi aberta uma comissão de sindicância, através do Departamento Juridico, para investigar o caso. Disse também que foi mantido contato com a mãe da criança e solicitado o resultado do exame de corpo de delito, para ser anexado ao processo.

 
Segundo o Estatuto do Servidor Público, a punição para os responsáveis poderá ir de uma suspensão à demissão.


Andréa Jover

Do G1 MT

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios