Faça sua pesquisa aqui

Cadernos da Prova Brasil e do Saeb são entregues às escolas e secretarias de educação


Os estudantes brasileiros participarão em novembro da realização da Prova Brasil e dos exames do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que visam medir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional do país, a partir da avaliação dos conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. É com base nos resultados dessas provas que são calculadas as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada escola pública, dos municípios, dos Estados e do País.
No caso da Prova Brasil participam dos testes alunos do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental da rede pública. Já o Saeb é aplicado a estudantes do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.
Para auxiliar no preparo das turmas para essas avaliações, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), está distribuindo às secretarias estaduais e municipais de educação e às escolas públicas da educação básica os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
Os materiais trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre Língua Portuguesa e Matemática das séries a serem avaliadas. Leia os cadernos, clicando nos links abaixo:


“É um material bastante rico e importante, porque traz exemplos de questões que podem cair na Prova e também uma discussão dos próprios itens. São sugestões que podem melhorar a habilidade dos alunos”, comenta a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Edna Martins Borges. Segundo ela, é importante que os professores compreendam o que significam os resultados da prova, para que eles consigam melhorar sua prática pedagógica.
Edna explica que é a partir do resultado dessas avaliações que as escolas podem identificar os conhecimentos que os alunos já atingiram e traçar estratégias para que os conteúdos que ainda não foram assimilados possam ser construídos com os estudantes.
Além dos cadernos, lembra a coordenadora-geral, no Portal do MEC também é possível ler e fazer download de simulados da prova, o que permite que os professores possam se preparar e preparar as turmas para a avaliação. “Com os simulados, o docente vai ter uma idéia do que precisa ser trabalhado até a realização das provas”, afirma.

Confira abaixo:


Com informações do MEC e do movimento Todos Pela Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios