Faça sua pesquisa aqui

Educar Para Crescer faz lista de sites educativos

Marina Azaredo, do Educar para Crescer | Edição: Talita Moretto

A equipe do Educar para Crescer, programa criado para ampliar o impacto das iniciativas educacionais do Grupo Abril e tornar a educação a grande pauta nacional, fez uma lista de sites educativos voltados para crianças e adolescentes, e solicitou a avaliação de cinco especialistas em Educação. Essa lista visa orientar pais e professores em como conduzir o acesso das crianças à internet.
A pesquisa ‘Kids Expert 2008’, encomendada pelo canal infantil ‘Cartoon Network’, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre trinta minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6.500 crianças foram entrevistadas no ano passado. Mas a questão é: o que esses jovens fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e sites de relacionamento (como Orkut e Facebook), conversando com amigos e visitando álbuns de fotografias, passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.
Porém, o tempo gasto na Internet pode sim ser voltado para o aprendizado e à aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são também um excelente passatempo, que podem entreter e divertir. “Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede”, diz a professora da Faculdade de Educação da PUC-RS, Helena Cortês.
Para isso, os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. “Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas”, alerta a diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania, a educadora Luciana Allan.
As crianças de hoje fazem parte da chamada ‘geração digital’. São aquelas nascidas depois da década de 80 e que cresceram acompanhando os grandes avanços tecnológicos. Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a Internet. O computador já faz, ou fará parte da rotina dessas crianças, como aconteceu com a TV para a geração anterior. “As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes”, afirma a especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina (São Paulo), Melina Veiga.

Fonte: Educar para Crescer

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios