Faça sua pesquisa aqui

Livro de Geografia já fez a transposição do Velho Chico

Obra adotada no Programa Nacional do Livro Didático mudou curso das águas do São Francisco. Publicação diz, equivocadamente, que ele banha a cidade de Maceió
POR MARIA LUISA BARROS

Rio - Depois da polêmica envolvendo um livro de Português que ensina a falar sem respeito às normas de concordância, mais um livro didático aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) foi rejeitado por professores de escolas públicas do Rio por conter informações erradas.

O exemplar ‘Conexões-Estudos de Geografia Geral e do Brasil’, Volume 2, foi distribuído a professores em todo o País como uma das opções de livro didático a ser adotado nos próximos três anos. A obra fez no papel a “transposição” do Rio São Francisco e mudou o curso de suas águas.



Professor de Caxias, Marcelo Moura detectou erro do livro: 'É o mesmo que dizer que o Rio Paraíba do Sul banha a cidade do Rio de Janeiro' | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Em uma das páginas aparece uma ilustração da vista aérea do Velho Chico, em Maceió, Alagoas. O problema é que, segundo o professor de Geografia Marcelo Moura de Paiva, que denunciou a falha, a capital do estado é uma cidade litorânea que não é banhada pelo São Francisco. “O Rio divide os estados de Sergipe e Alagoas, mas não passa por Maceió. É o mesmo que dizer que o Rio Paraíba do Sul banha a cidade do Rio”, criticou o professor, que dá aula no Colégio Estadual Alexander Graham Bell, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

Fotos seriam o forte da coleção

A obra foi incluída no guia do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), do MEC. “É um descaso muito grande com o ensino público. Os livros foram aprovados por uma comissão de notório saber. Como deixaram passar o erro?”, questiona Marcelo.

Junto com o exemplar de divulgação, professores receberam guia do livro didático com comentários favoráveis à obra. No capítulo que trata do livro de Geografia, o guia informa que “a qualidade de recursos ilustrativos” é ponto alto da coleção. “Quem não percebe passa o erro para o aluno como certo. Na hora do Enem e do vestibular vão cobrar o correto”, diz.

Editora diz que livro não trará o erro

A Editora Moderna informou que sua equipe editorial já havia identificado incorreção em legenda e foto que constam em um de seus livros de divulgação. A foto em questão foi identificada incorretamente como Maceió, Alagoas. A editora afirma que o livro que chegará em 2012 às escolas foi corrigido. Ele trará uma foto da região de Piaçabuçu (AL), área próxima à foz do Rio São Francisco. O Ministério da Educação (MEC) informou que a obra será adotada com correção a partir do ano que vem. Os professores têm até o próximo domingo para fazer a escolha dos livros que vão adotar em sala de aula.

http://fisofolando.blogspot.com/

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios