Faça sua pesquisa aqui

Acordo entre SAE e Instituto Unibanco prevê ações de melhoria na área de educação

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, e o presidente do Instituto Unibanco, Pedro Moreira Salles, firmaram na última semana um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos, projetos, pesquisas e avaliações na área de educação.
O acordo, que terá como foco as escolas públicas de ensino médio, é baseado na adoção da tecnologia do programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. Aplicado e já testado com sucesso durante três anos em 20 escolas de Minas Gerais e 22 do Rio Grande do Sul, o programa a partir de agora ganha dimensão, passando a ser compartilhado em escolas de seis estados brasileiros: Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará, Goiás e São Paulo.
A ideia, segundo a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, é unir os esforços para gerar conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas de programas sociais, de educação, de segurança e políticas para a juventude, voltadas a aumentar a capacitação e a geração de emprego e renda da população hoje posicionada abaixo da linha da pobreza.
“Buscamos desenvolver um programa que pudesse ser analisado e testado para então poder ser expandido a toda a rede pública de ensino no país. E foi o resultado dessa avaliação que nos possibilitou agora fazer essa transferência de conhecimento”, explicou a superintendente.
Para ela, a parceria que acaba de ser firmada será estratégica não só para o Instituto Unibanco, como também para o país. “O Brasil só terá sustentabilidade se tiver jovens preparados para enfrentar o que o mercado de trabalho exige e esse é o nosso propósito: contribuir para o desenvolvimento dos jovens nesse processo.”
Com vigência até 2013, o acordo prevê três linhas de ação: capacitação, apoio técnico e avaliação. O Instituto Unibanco responderá pela disponibilização de recursos e dados necessários à execução dos trabalhos e indicará um responsável técnico para acompanhar as atividades previstas. Já a SAE terá como atribuições o apoio técnico e metodológico à elaboração de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Conhecimento do Instituto Unibanco, além de colaborar nas avaliações de impacto dos projetos conduzidos pelo Instituto Unibanco.
Transformação
Durante o encontro para a assinatura do acordo de cooperação técnica, o ministro Moreira Franco comentou sobre a nova visão dos jovens, hoje mais conscientes da necessidade de se ter uma formação de qualidade para garantir um lugar no mercado de trabalho. “O jovem está sendo capaz de formular seu futuro. A percepção que se tem da educação já não é a mesma que se tinha no passado. Eles não acham que a educação seja um instrumento para colocar um diploma na parede ou para melhorar o seu reconhecimento. Agora eles entendem que a educação é uma ferramenta para se obter um bom emprego”, disse, completando: “Cada vez mais esses jovens estão usando parte da renda que conseguiram fazer crescer para pagar sua própria qualificação.”
Para ele, o próprio crescimento no número de escolas voltadas à qualificação e capacitação dessas pessoas, que vem ocorrendo tanto nas áreas metropolitanas como na periferia, já é um reflexo desse movimento.
O ministro acredita que essas transformações culminarão em conseqüências políticas futuras. “Agora que o jovem já está pagando sua própria formação, o próximo passo será cobrar do governo a qualidade dessa educação”, comentou. “Desde que entrei para o governo já vi muita manifestação por melhores salários, plano de carreira, manutenção do emprego para merendeira, já eu vi derrubar presidente da República, e vi muito do que uma agenda política pode nos colocar, mas nunca vi uma mobilização para exigir maior qualidade de ensino. Estou certo que agora esta manifestação irá ocorrer, porque a cabeça das pessoas mudou.”

Por Cleide Quinália / Blog Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios