Faça sua pesquisa aqui

Países da América Latina lançam rede de organizações com foco na educação

Movimentos de 13 países da América Latina criaram na última sexta-feira (16) a Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação. O objetivo é promover a educação inclusiva e de qualidade como prioridade das agendas públicas nacionais e da região; estabelecer estratégias e metas de colaboração de longo prazo; e promover o intercâmbio e a disseminação de experiências que contribuam para objetivos comuns.
A rede foi lançada na sessão especial do Congresso Internacional: “Educação: uma Agenda Urgente”, realizado em Brasília, de 13 a 16 de setembro. O dia de trabalho do Congresso foi organizado pelo Todos Pela Educação em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento contou com a participação de autoridades de diferentes países, entre elas, do ministro da Educação, Fernando Haddad.
“Temos a convicção de que o intercâmbio das experiências vai nos fazer bem. A América Latina tem uma dívida histórica com a educação. Até o século XX, a educação era um tema nacional; agora é regional. Podemos sair todos juntos da situação de inércia e avançarmos juntos em proveito do continente, pelo direito das crianças de se desenvolverem plenamente. O ideal é que identifiquemos os problemas e que superemos, todos juntos, essa realidade”, afirmou o ministro.
Para Marcelo Perez-Alfaro, especialista sênior em Educação do BID, “a prioridade educativa é uma questão que tem de ser encarada tanto pelo setor público quanto pela sociedade civil”. Marcelo Cabrol, chefe da Unidade de Educação do BID, afirmou que a rede tem o papel de facilitar a colaboração. “Estamos prontos para trabalhar e para aprender.”
Princípios da rede
Conheça aqui os princípios da rede, segundo o documento:
Disposição para aprender: a riqueza das experiências latino-americanas é fonte de inspiração, conhecimento e otimismo. Por isso, partimos do princípio da necessidade de aprender com nossos próprios pares, a partir de seus êxitos e dificuldades, criando uma corrente Sul-Sul de intercâmbio de experiências.
Trabalho colaborativo: ainda não temos respostas para muitos de nossos problemas educacionais, mas estamos dispostos a trabalhar coletivamente na busca de melhores práticas e soluções mais adequadas.
Estado e Educação: acreditamos que cabe ao Estado assegurar a universalidade da oferta da educação, como um direito humano e constitucional; cabe às autoridades legitimamente constituídas manter a sua direção sob a observação da sociedade civil, a quem representam e a quem devem prestar contas com total transparência.
Corresponsabilidade: acreditamos que, sendo a educação de qualidade um elemento crucial de desenvolvimento social, humano e econômico de nossas sociedades, o alcance de seu exercício pleno deve ser assunto de todos, e implica no cumprimento das responsabilidades de cada um. Por isso, os cidadãos devem participar ativamente da avaliação, monitoramento e desenho das políticas educacionais, de maneira que sejam verdadeiras políticas de estado.
Participação: acreditamos que é possível alcançar impacto efetivo sobre políticas educacionais e ter uma relação construtiva entre o setor público e privado por meio do diálogo e de propostas de ações positivas e razoáveis que agreguem valor.”
Fazem parte da Rede latino-americana as seguintes organizações: Proyecto Educar 2050 (Argentina); Todos Pela Educação (Brasil); Educación 2020 (Chile); Empresarios por la Educación (Colômbia); Grupo Faro (Equador); Fundación Empresarial para el Desarollo Educativo – Fepade (El Salvador); Empresarios por la Educación (Guatemala); Fundación para la Educación Ernesto Maduro Abreu (Ferema); Mexicanos Primero (México); Unidos por la Educación (Panamá); Juntos por la Educación (Paraguai); Empresarios por la Educación (Peru) e Acción por la Educación – Educa (República Dominicana).
Fonte: Todos Pela Educação
Crédito da foto da home: Agência Brasil

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios