Faça sua pesquisa aqui

Na escola, já é possível trabalhar elementos da linguagem artística para criar coreografias e desenvolver nos alunos a expressividade

Mal uma música começa a tocar, as crianças da MIGUEL, começam a se mexer. Criar movimentos diferentes, sempre na forma de brincadeiras e numa constante interação com os colegas, já faz parte da rotina delas. Esse é o resultado do projeto de dança UM NOVO RITMO PARA A EDUCAÇÃO, aplicado sistematicamente pelas professoras de dança Camila e Kaline e não só em época de festas. "Algumas danças ainda são entendidas de forma equivocada por muita gente, por isso fizemos o projeto com o objetivo de divulgar o trabalho que está sendo desenvolvido na escola e de oferecer a todos, um conhecimento maior da cultura/dança.", avalia a professora Camila.

 Para tratar do espaço que cada um ocupa, as professoras abordam aspectos como os planos (largura, profundidade, altura), as direções (à esquerda, à direita, à frente e ao fundo), a distância (perto ou longe) e os níveis da dança (alto, médio e baixo). "Os alunos percebem que há diferentes possibilidades de se mover ao som de uma música: podem estar agachados, sentados e até mesmo deitados no chão", exemplifica Kaline.

Um dos resultados mais significativos do projeto foi a criação de danças ao ritmo de Jazz, as crianças montaram coreografias para contar a importância cultural - todas diferentes das tradicionais quadrilha, frevos, coutry, etc..., apresentada no fim do evento. "Alguns pais ficaram deslumbrados. Outros levaram um choque, mas já estão entendendo nossa proposta", conta o coordenador do contraturno Edeilson Gomes. Um dos pais  ressaltou a importância de valorizar o momento de criação aberto pela escola. "A dança é uma maneira de expressar idéias e emoções. Isso não pode ficar de fora quando se quer formar crianças que descubram o prazer dos movimentos."

"O conhecimento a respeito da dança na educação depende muito da cultura local onde estamos inseridos e toda manifestação é valida e temos hoje várias informações, devemos considerá-las." Ressaltou o diretor Luciano Torres.

Fotos do Projeto UM NOVO RITMO PARA A EDUCAÇÃO:



0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios