Faça sua pesquisa aqui

Pesquisa sobre o perfil da leitura no Brasil mostra que metade da população assume que não lê


Recentemente divulgada pelo Instituto Pró-Livro, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é tida como o mais abrangente estudo sobre o comportamento do brasileiro em relação à leitura. Em sua terceira edição, a pesquisa revela que a média de livros lidos por habitante no Brasil é de duas obras completas por ano, além de outras duas lidas parcialmente, número que inclui os livros obrigatórios requisitados em sala de aula.  Ainda que, segundo a pesquisa, o consumo de livros tenha aumentado, metade da população brasileira não tem o hábito da leitura, número maior do que o observado na última edição da pesquisa, publicada em 2008.

Apresentado em Brasília na última quarta-feira, dia 28, o resultado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasilcausou repercussão em audiência pública da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. “O Ministério da Educação – MEC tem muito interesse em fazer um novo encontro com o Instituto Pró-Livro e com oMinistério da Cultura, para que a gente redefina e qualifique um pouco mais as ações, juntamente com o Legislativo”, afirmou Suelly Teixeira Mello, representante do MEC na casa.
Em resposta, Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro, declarou: “o Instituto Pró-Livro tem como missão colaborar com todas as esferas do Governo e do poder Legislativo brasileiro, seja municipal, estadual ou federal. Por isso, se coloca à disposição dos ministérios da Educação e da Cultura para este encontro proposto pela representante do MEC, Suelly Teixeira Mello, e nesta árdua tarefa de fazer do Brasil um País de leitores”.
Ainda segundo Karine Pansa, o Instituto Pró-Livro pretende convidar especialistas para aprofundar o estudo. “Nenhum país se constrói fortemente sem educação e leitura. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é um instrumento importantíssimo de avaliação das atuais políticas públicas voltadas à educação e à leitura. A partir dos resultados, podemos observar pontos positivos e aqueles que ainda carecem de atenção. Estamos diante de uma oportunidade ímpar para refletir sobre o que cada um de nós está fazendo e pode fazer em prol da leitura no Brasil”, disse.
Principais resultados da pesquisa
Entre junho e julho de 2011, o IBOPE Inteligência, contratado para realizar a pesquisa, entrevistou mais de cinco mil pessoas em 315 municípios. Para definir a amostra estudada, considerou-se a distribuição da população de mais de cinco anos pelas regiões brasileiras, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD de 2009: Norte (8%), Centro-Oeste (7%), Nordeste (28%), Sudeste (42%) e Sul (15%).
Segundo os dados obtidos, existe hoje no Brasil cerca de 88,2 milhões de leitores. Para a pesquisa, foram considerados leitores as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses.  O estudo apontou ainda que é maior o número de leitoras, 57% das pessoas que leem no Brasil são do sexo feminino.
Entre as pesquisas de 2008 e 2012, os professores passaram do segundo para o primeiro lugar como principais incentivadores da leitura, ultrapassando a indicação da mãe como a responsável por despertar o interesse pelos livros. “As mães continuam sendo muito lembradas e quase empatam nessa positiva disputa, mas a subida importante do professor pode ser reveladora em relação a ações que estão dando certo. Na verdade, a pesquisa como um todo promove a oportunidade de identificar projetos bem-sucedidos”, diz Karine Pansa.
Quanto à motivação para a leitura, 55% dos entrevistados afirmaram que leem para a atualização cultural e aquisição de conhecimentos gerais. Por outro lado, 78% daqueles que afirmam estar lendo menos do que já leram apontam o desinteresse como motivo.

Por Blog Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios