Faça sua pesquisa aqui

Até 2015, o Brasil terá cumprido todas as metas do milênio, diz Lula

O ex-presidente fez palestra no V Fórum Ministerial de Desenvolvimento, em Brasília. Falando para representantes de 30 países da América e da África, ele salientou a necessidade de vontade política para priorizar os pobres nas políticas públicas
Brasília, 30 – O Brasil vai chegar em 2015 cumprindo todas as metas do estabelecidas para o milênio, entre as quais a redução de 50% da miséria, disse nesta quarta-feira (30) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em palestra durante o V Fórum Ministerial de Desenvolvimento, que reúne, em Brasília, representantes de 30 países da África, América Latina e Caribe. Ele atribuiu os avanços alcançados pelo país nos últimos ao investimento nas políticas sociais. “Política para os mais pobres significa desenvolvimento econômico.”

Lula enfatizou, para o público formado por autoridades que desenvolvem ações sociais nos continentes, a importância de priorizar as políticas voltadas à redução da pobreza. "Cuidar da população pobre e extremamente pobre é uma definição política", observou. “É preciso determinação e vontade política para fazer ações para os pobres. Não é só possível reduzir a fome e a miséria, sem estender o desenvolvimento a toda a sociedade. Esta opção se tornou uma decisão acertada”, acrescentou. Em sua opinião, o resultado desse investimento é gratificante para os governantes.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou o protagonismo do governo Lula na construção do Bolsa Família. “O que construímos nesses oito anos mudou a história completamente. Sua sensibilidade de olhar a pobreza com outros olhos, desde o primeiro dia de seu governo, foi um ensinamento para todos nós, no Brasil, e em várias partes do mundo.”

O objetivo do fórum, que termina nesta quinta-feira (31), é permitir o intercâmbio e a troca de experiências na área social entre os países dos dois continentes. Os resultados das políticas sociais brasileiras e a realização da Rio+20, no Rio de Janeiro, em junho, acabaram introduzindo um novo modelo, que combina combate à pobreza, economia e meio ambiente. A experiência do Brasil aponta que esse é o caminho para a conquista de um país mais igualitário e com desenvolvimento sustentável.

Acesse o boletim de rádio: Lula afirma que Brasil vai cumprir Metas do Milênio

Roseli Garcia
Ascom/MDS
3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa
 
MDS

 

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios