Faça sua pesquisa aqui

Projeto regulamenta licença de professores para capacitação



Professores das redes estadual e municipal de ensino também teriam direito à licença remunerada
Um projeto de lei apresentado pelo deputado Wilson Filho (PMDB -PB) propõe licença remunerada para capacitação profissional a professores da educação pública. Se aprovado, a cada cinco anos docentes poderão se afastar do cargo por até três meses, recebendo normalmente seus salários, para que possam participar de cursos de aperfeiçoamento.
Atualmente, os servidores públicos federais, incluindo professores, têm direito à licença remunerada para capacitação.
O projeto de lei 3326/12 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) e estende o benefício também a professores municipais e estaduais.

Wilson Filho defende que a medida visa melhorar a qualidade de ensino, estimulando o aperfeiçoamento profissional contínuo, e que, como a carga horária do professor é puxada, ele precisa de tempo para se reciclar. “Não se concebe uma educação de qualidade sem professores capacitados e atualizados”, afirma.
A proposta foi bem recebida pelo presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Francisco Cordão. Ele diz que o projeto é bom, mas precisaria de ajustes relacionados às realidades de cada cidade ou estado. "Se o deputado colocasse 'por tempo e regras estabelecido pelo respectivo sistema' seria melhor. Mas três meses também não está ruim, porque ele está universalizando algo que já está acontece no nacional”, afirma.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios