Faça sua pesquisa aqui

Educadores de todo o país se reúnem em Recife para a VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE


Objetivo é resgatar a educação pública de qualidade
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza em parceria com a Internacional da Educação (IE), a VIII Conferência Nacional de Educação, de 19 a 21 de setembro, em Recife, no Mar Hotel.
Celebrado durante o aniversário de Paulo Freire (19 de setembro), recifense e um dos maiores nomes da história da educação brasileira e do mundo, o evento marca o encontro do Movimento Pedagógico da América Latina. Com o objetivo de resgatar a educação pública de qualidade em todo o continente, o Movimento surgiu há 3 anos, oficializado em Bogotá, na Colômbia, mas representa uma luta de mais de 20 anos da Internacional da Educação da América Latina (IEAL).
“É uma honra muito grande para nós sediarmos este segundo encontro. O aniversário de Paulo Freire é uma data importante para os brasileiros e toda a América Latina. O Movimento Pedagógico organizado para a mesma época é um marco definitivo para fazermos uma grande homenagem”, comenta Roberto Leão, presidente da CNTE.
Combertty Rodriguez, coordenador da IEAL, explica quais os planos de integração do debate no continente. “Queremos promover o debate dentro de cada organização e também diante da sociedade. Durante muitas décadas, toda reforma educacional da América Latina foi realizada excluindo a opinião dos educadores e das organizações sindicais da educação. Cada país está realizando os seus encontros e formulando suas ideias para definirmos uma proposta de política educativa pública alternativa de qualidade.”
A primeira etapa de consulta será concluída até dezembro desse ano. Em 2013 será apresentado, no Recife, um documento final de todas essas discussões numa nova Conferência Latino-Americana, já marcada para a mesma data.
Nesta oitava Conferência Nacional de Educação, que terá transmissão ao vivo pela internet, haverá mesas de debate sobre temas como: “Currículo e avaliação dos sistemas escolares” e “Financiamento e Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas à luz do pacto federativo e o novo Plano Nacional de Educação”.
Confira a programação completa:
DataHoraAtividadePalestrante
19/099hAberturaRoberto Franklin de Leão - Presidente da CNTE
19/0910hConferência: O papel do estado em defesa do direito à educação de qualidadeEmir Sader - Sociólogo e Cientista Político - professor doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Secretário Executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
19/0914hMesa de debate: Currículo e Avaliação dos Sistemas EscolaresMiguel Arroyo - Cientista Social, PHD em Educação- Professor de Pós-Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Titular do Instituto Superior de Estudos Pedagógicos.
Rubens Barbosa de Camargo Professor Doutor da Universidade de São Paulo
20/099hMesa de debate: Financiamento e Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas à luz do pacto federativo e o novo Plano Nacional de EducaçãoJosé Marcelino Rezende Pinto - Doutor em educação, especialista em financiamento educacional Professor de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP)
Alfredo Gomes PHD em Educação, Professor do departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.
20/0914hMesa de debate: Formação e Valorização dos trabalhadores em educaçãoMaria Isabel de Almeida - Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- USP.
João Monlevade - Sociólogo, Mestre em Administração Escolar, Doutor em Educação
Carlos Augusto Abicalil - Mestre em Educação Ex-Presidente da CNTE. Conselho Estadual de Educação, Cuiabá, MT, 1999-2003. Foi Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2005.
21/099hTrabalhos em Grupo
21/0915hPlenária final e encerramento
Endereço: O Mar Hotel, Rua Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem.


Por CNTE

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios