Faça sua pesquisa aqui

Mais de 3 milhões de crianças estão fora da escola no Brasil, segundo Unicef



O Brasil tem 3,7 milhões de crianças e jovens, entre 4 e 17 anos, fora da escola. Desses, 1,5 milhão está concentrado na faixa etária de 15 a 17 anos; e 1,4 milhão entre crianças de 4 a 5 anos. Mais de 375 mil têm entre 6 e 10 anos e 355 mil entre 11 e 14 anos.

Os dados estão no estudo “Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola”, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef  e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.  Para colher os dados, foi realizada uma pesquisa com 25 países, entre eles Brasil, Colômbia e Bolívia.
Unicef detalhou os perfis do contingente de crianças sem matrícula. Crianças com deficiência, baixa renda, indígenas, repetentes, evadidos, residentes na zona rural e envolvidos com trabalho infantil são os principais. Segundo a coordenadora do programa de educação da Unicef no Brasil, Maria de Salete Silva, para desenvolver uma ação de melhoria é preciso ver caso a caso. A Amazônia, o semiárido e os grandes centros urbanos são prioritários.
De acordo com o levantamento, alunos com idade superior à série em que estão – por reprovação ou por ingresso tardio no sistema –, formam o perfil com maior risco de abandono escolar. Alunos atrasados nos últimos anos do ensino fundamental somam mais de cinco milhões.
O relatório localiza os abismos socioeconômicos como fatores para o abandono escolar. Outro entrave é o número grande de crianças que trabalham. Os dados mostram que 638 mil crianças, entre 5 e 14 anos, trabalham ilegalmente, hoje, no Brasil. Delas, 93% também estudam.
Para a melhoria do quadro, a Unicef propõe a urgência da intersetorialidade entre as políticas públicas, oferecendo serviços que unam Educação, Saúde e assistência social para garantir que a criança e o jovem entrem e permaneçam na escola.
Com informações do Todos Pela Educação. 

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios