Faça sua pesquisa aqui

Arte e Educação: Instituto Votorantim distribui 100 pares de ingressos para visita ao MAM



Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA garante o direito à cultura e à educação a todas as crianças e adolescentes, considerando um indispensável ao outro. Para os especialistas, a arte atrelada à Educação exerce um enorme efeito no processo de aprendizagem. “Nós encaramos a arte como um dos eixos primordiais da educação, porque ela tem como  matéria-prima a vida. Isso quer dizer que diversas questões, como conceitos, reflexões e críticas à realidade, atingem os professores e os alunos de forma muito mais direta e verdadeira do que uma simples teoria”, explicou a coordenadora do Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, Daina Leyton.

Para ela, quando uma criança em fase escolar é bombardeada de informações, tende a assumir um papel de receptáculo. “A arte permite que eles também possam ser protagonistas do conhecimento e não só receber as informações sem criar uma reflexão em cima do que foi ensinado”, disse. Outra importante função da arte no processo educativo é a da formação do aprendizado coletivo. “Estar em contato com outras pessoas é muito rico. É assim que se dá a construção de conhecimento e de sentido.”
Promoção 10 anos Instituto Votorantim
Em seus dez anos de atuação, o Instituto Votorantim vem trabalhando com os conceitos de cultura, arte e educação. Para comemorar seu aniversário, o Instituto  vai distribuir 100 pares de ingressos para entrada gratuita no MAM com validade indeterminada. Para participar, basta deixar um comentário sobre a importância da inclusão da arte no processo de aprendizagem na página do Facebook do Blog Educação.
Os ganhadores terão acesso à exposição História às margens, da artista Adriana Varejão. São 42 trabalhos fundamentais da artista, produzidos desde 1991, mais da metade deles inéditos no país, vindos de coleções como Fundación “la Caixa” (Madri) e da Tate Modern (Londres), além de novas pinturas feitas especialmente para a mostra. Está em cartaz também, na sala Paulo Figueiredo, a exposição Encontros de Arte e Gastronomia, que investe na gastronomia como forma de criação.
Além disso, os visitantes poderão contar com um roteiro especial, planejado pelo museu, que traz a arte para a realidade de cada um. “O roteiro de visitação do MAM é pensado de uma forma que traga o debate, de maneira que cada visitante possa questionar e tirar da exposição alguma reflexão para a sua realidade”, explicou Leyton. Não perca essa chance e participe!
Por Luana Costa / Blog Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios