Faça sua pesquisa aqui

Educação x Ensino: Qual a diferença?



Crédito: iStock
A diferença entre os termos educação e ensino pode parecer apenas mais um detalhe no cotidiano do aprendizado. Mas, para especialistas da área, o tema é polêmico e pode, sim, definir melhorias para o setor.
O professor Armindo Moreira, autor do livro Professor não é Educador, afirma que, a partir do século 20, houve uma inversão de papéis: o professor passou a ser um educador e isso gerou um grande problema para a qualidade de ensino. “Essa teoria de misturar ensino com educação reproduziu crises em todas as partes do mundo. Não é papel do professor educar uma criança. A educação é papel dos pais”, explicou.
Para ele, a partir do momento que o professor começa a educar, ele não está cumprindo com o seu papel. “Se ele começar a ensinar sobre sexualidade, estará educando, dando bons conselhos. Mas isso é papel dos pais. Professor tem que ensinar as matérias básicas, como Geografia, História e Matemática”, disse.
A principal diferença entre os dois termos, segundo Moreira, é que o ensino significa o repasse do conhecimento e a educação representa um conjunto de hábitos e valores. “Um analfabeto pode ser muito bem educado. No meio de pessoas pouco instruídas, há pessoas muito bem educadas; e no meio de pessoas muito instruídas, há pessoas mal educadas.”
Já para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, José Sérgio de Carvalho, o verbo ensinar tem a intenção de promover uma aprendizagem no outro. “Essa aprendizagem pode ser a transmissão de uma informação ou pode ser o desenvolvimento de uma competência como ler e escrever. Eu posso ensinar alguém a ler e escrever, mas também posso ensinar alguém a roubar e matar”, explicou.
A educação, para Carvalho, neste caso, sempre pressupõe a ideia de transformação naquele que foi educado. “Essa transformação é tida como positiva. O termo educação implica numa positividade ética. Não posso falar que eduquei uma pessoa para ela se tornar alguém pior.”
Ao contrário de Moreira, o especialista considera o professor um educador. “Eventualmente, o professor ensina coisas que não têm um enorme valor educativo, mas claro que a função dele é educar. O direito que nós temos é um direito público à educação, não ao ensino.”
Uma breve consulta ao dicionário etimológico mostra que a diferença entre os dois vocábulos latinos é sutil. O termo ensino tem origem no verbo insignare, que significa “transmitir conhecimento”; enquanto educação vem da raiz educatio, que denota o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança”, o que abarca uma visão mais integral do aprendizado.
Carvalho acredita que os dois termos devem ser casados, para que se tenha resultados verdadeiramente positivos. “É possível ensinar sem educar, mas é impossível educar sem ensinar”, conclui.
Por Luana Costa / Blog Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios