Faça sua pesquisa aqui

Nova plataforma CulturaEduca mapeará iniciativas culturais e educativas no entorno de 15 mil escolas públicas



Crédito: Foto Divulgação
Identificar os espaços culturais e educativos de uma comunidade para que eles se articulem, potencializando as práticas de educação formal, é o grande objetivo doCulturaEduca.cc. O site vai mapear o entorno de cada uma das 15 mil unidades educacionais da rede pública, que integram o programa Mais Educação, do governo federal.
O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Lidas, em parceira com o Ministério da Cultura – MinC e oMinistério da Educação – MEC. Na prática, o site disponibilizará uma ferramenta online que agrega dados dePontos de Cultura, bibliotecas, teatros, museus, centros culturais, além de equipamentos públicos de saúde, esporte e assistência social. A presidente do Instituto Lidas, Inaê Batistoni, explica que o objetivo é cruzar esse conjunto de informações oficiais com a percepção subjetiva dos próprios moradores e dos sujeitos das ações.
Plataforma colaborativa
A rede será alimentada colaborativamente. Segundo Batistoni, o usuário poderá cadastrar livremente iniciativas que não estão na base de dados oficial. Dessa forma, o trabalho pretende valorizar o saber popular no processo de ensino-aprendizagem que, para ela, muitas vezes é ignorado pela educação formal.
Serão mapeados os entornos das escolas, em um raio que varia de 2km a 5km, de acordo com a base censitária de cada região. Não haverá restrição ao cadastro, já que a ideia é que o portal seja apropriado pela população e que ela mesma identifique e corrija as informações que não se enquadrem na realidade.
CulturaEduca é produzido com licença Creative Commons para que as informações do portal circulem livremente em prol da própria rede. De acordo com Batistoni, os primeiros mapas devem estar prontos em dezembro deste ano e os dados devem ajudar também a criar indicadores relacionados às ações de cultura e educação, o que não existe atualmente.
Além disso, a ideia é que o site sirva como instrumento pedagógico virtual, em que educadores e alunos podem inserir e consultar, de maneira interativa, informações sobre o território educativo. Segundo a presidente, a proposta é que a plataforma seja divulgada nas escolas selecionadas como uma ferramenta de subsídio para as próprias atividades do programa Mais Educação.
O site também contará com fóruns para debates, trocas e produção de metodologias da área. Nesse espaço virtual poderão interagir educadores, produtores culturais, estudantes, gestores de políticas públicas, pesquisadores  e o público em geral.
Com informações do Portal Aprendiz.
Saiba mais!
Programa Mais Educação – Desenvolvido pelo governo federal em 2007, o programa Mais Educação apoia financeiramente as escolas públicas que queiram ampliar não apenas o tempo de permanência dos alunos na sala de aula, mas as suas oportunidades de aprendizagem.
Ponto de cultura – Apoiado pelo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura – MinC, o Ponto de Cultura surgiu como forma de estimular as iniciativas culturais já existentes na sociedade civil. A prioridade são os convênios com os governos municipais e estaduais para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios.



Por Blog Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios