Faça sua pesquisa aqui

Mobilizadores trocam experiências em IV Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação



Todos os mobilizadores do PVE presentes no evento. Crédito: Luana Costa
Nos últimos dias 6, 7 e 8 de dezembro aconteceu, em Brasília (DF), o IV Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. O objetivo era promover a troca de experiências entre mobilizadores de todo o País e divulgar informações do Ministério da Educação – MEC sobre suas ações para o próximo ano.
O coordenador nacional do Plano de Mobilização Social pela Educação – PMSE, do MEC, José Gilson Matias Barros, contou que o evento superou as expectativas. “O número de inscrições e de procura foi alto. Foram 500 inscrições. Destas, conseguimos trazer 250 mobilizadores”, disse. Para ele, essa troca de experiências é importante para aumentar o interesse dos brasileiros pelo tema. “Nós precisamos colocar a Educação na mesa. As pessoas devem discutir mais o problema do setor no país. Tem que ser um dos assuntos preferidos dos brasileiros”, completou.
A abertura do encontro, sediado no auditório do Hotel Nacional, foi realizada no dia 6, com participação do representante da Secretaria Executiva Adjunta – SEA/MEC, Arlindo Cavalcanti Queiroz, e das representantes das entidades apoiadoras do evento, o Instituto Votorantim e o Instituto Camargo Corrêa, respectivamente, Mariana Vieira Franco e Mariana Baére.
No dia 7, Clélia Mara Santos, representante da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, falou sobre as metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, foco de ações do MEC para 2013. “Nossa meta é alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. Mas, não queremos que eles apenas aprendam a ler e escrever. O objetivo é também dar às crianças noções de interpretação de texto e de operações matemáticas”, afirmou. Para tanto, o MEC vai investir um montante de 1,5 bilhão na formação de 360 mil professores alfabetizadores nos próximos dois anos. O dinheiro será dividido em materiais, avaliações, gestão, reconhecimento e incentivo.
A representante encerrou sua apresentação com um apelo aos mobilizadores. “O trabalho de alfabetização vai além do governo. É preciso um pacto entre sociedade, família, escola e governantes. O nosso compromisso é garantir que vocês, vozes da sociedade, possam ser peças fundamentais na melhoria da Educação juntamente com o MEC.”
No mesmo dia, Queiroz apresentou a Conferência Nacional pela Educação – CONAE, que acontecerá em 2014. “A Conferência abrirá o grande debate de participação e mobilização pela Educação”, declarou. Depois, os institutos apoiadores fizeram as apresentações de seus projetos em prol da Educação.
Israel Batista fazendo sua apresentação no evento. Crédito: Luana Costa
Mobilizadores de várias regiões do País também contaram suas experiências. Entre eles, Israel Batista, mobilizador do Parceria Votorantim pela Educação – PVE em Capão Bonito (SP), apresentou os resultados do projeto na região. “O município tem apresentado bons resultados, tanto na frente de mobilização como na frente de apoio à gestão pública. Fui convidado a apresentar as conquistas que tivemos este ano e gostei muito. Esses momentos que temos para compartilhar boas ações devem ser privilegiados. Trocar experiências é muito bom”, disse.
No último dia do encontro, os mobilizadores assistiram uma palestra sobre a inserção da tecnologia no cotidiano da mobilização social. A professora da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Valnice Paiva, contou suas experiências com a utilização da internet e das redes sociais no processo de mobilização e deu dicas aos presentes. “O grupo de mobilização social precisa da tecnologia para se comunicar. A internet é informativa e tem um poder transformador. Twitter, rádios comunitárias, Skype, email, blogs, todos esses recursos são extremamente importantes para a troca de experiências entre os mobilizadores”, disse.
Parceria Votorantim pela Educação
Além de Batista, outros mobilizadores do PVE compareceram e dividiram experiências. “O que tiramos de mais valioso desses encontros é a sinergia com os outros mobilizadores. É importante saber o que cada um faz na sua cidade e, principalmente, se inspirar em pessoas que trabalham em prol da Educação”, declarou Sílvia Borim, mobilizadora na cidade de Fortaleza de Minas (MG).
Gabriela Hott Soares, mobilizadora de Resende (RJ), também comentou sua participação no evento. “Foi um privilégio participar do encontro. Nos reunir com pessoas de todo o País, que trabalham com educação em diferentes repertórios, contribui demais”, contou.
O mobilizador de Três Marias (MG), João Paulo Rabelo, concorda que é importante estar alinhado com as ações do MEC. “Recebemos orientações do que vem sendo feito no MEC e isso ajuda a ter uma diretriz de trabalho”, concluiu.
Por Luana Costa / Blog Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios