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UMA BOA SEMANA!

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BAÚ DA MIGUEL



Cidinha nossa coordenadora e também da SME, mostrando que sempre valorizou a cultura . O blog e a escola aproveitam o momento para parabenizá-la pela passagem do seu aniversário que foi no dia 15 de maio.
PARABÉNS CIDINHA

ÉÉÉÉÉÉÉÉ.............15!!!!!

Recados do Orkut

No meio a uma crise mundial, podemos dizer que a educação está em festa, pois , segundo fontes sindicais, o aumento para todos os servidores da educação de Campo alegre, ficou no percentual de 15 %, sendo esse até mais que o esperado pela classe. Sabemos que tudo isso está intimamente ligado ao trabalho sério e competente do Prefeito Mauricio Tenório e da Secretária de Educação Nádja Azevedo .


Valeuuuuuuuu!!!



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Remando contra a maré


Acaba de ser lançado o caderno "Indicadores da Qualidade na Educação Infantil", um documento que está disponível gratuitamente para que as instituições promovam autoavaliações sobre o todo o processo de ensino-aprendizagem, incluindo temas como saúde, nutrição, família, comportamento, entre outros.


Elaborado em conjunto pelo Ministério da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Ação Educativa e a Fundação Orsa, o documento, com 62 páginas, oferece os fundamentos da educação infantil e um roteiro de como professores, diretores, servidores das escolas e a comunidade devem proceder a autoavaliação.

A idéia dos organizadores é de que a qualidade da educação é um conceito amplo, que envolve muitos aspectos, desde o aprendizado, passando pelas condições do prédio e das salas, até as relações entre as crianças, dos adultos com as crianças, e da instituição com as famílias.

Uma das elaboradoras do material, a coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC, Rita Coelho, disse que o objetivo é incentivar as escolas a construir uma cultura e um compromisso com a qualidade, usando a autoavaliação como ferramenta. “Não é para fiscalizar, não é para medir, não é para comparar”, disse ela ao site do ministério.


Fiquei feliz com a novidade. Acho que esse deveria ser o eixo da proposta de avaliação do ministério, ou seja, reconhecer que é impossível avaliar um aluno, uma escola ou mesmo toda uma rede educacional apenas com a aplicação de provas nacionais.O comentário da educadora Rita Coelho e o espírito do material remam contra a maré do modelo de avaliação do MEC.


Espero que consiga contagiar o restante do ministério, majoritariamente dominado pela política de ranqueamento das escolas e redes pelos dados fornecidos pelas provas nacionais.


Postado por Luiz Araújo em seu blog:http://rluizaraujo.blogspot.com/


Obs.: A imagem é da professora Adriana nascimento e seus alunos da educação infantil, a imagem está apenas ilustrando o texto.(Imagem nossa)

MOMENTO PEDAGÓGICO


Ensinar Bem É...
...Saber planejar



O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades – senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. “Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso”, diz. “Ensinar requer intencionalidade e sistematização.” O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.

Trabalho coletivo


Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.

Planejar requer:


• Pesquisar sempre;
• Ser criativo na elaboração da aula;
• Estabelecer prioridades e limites;
• Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
• Ser flexível para replanejar sempre que necessário.

Leve sempre em conta:


• As características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
• Os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
• O conteúdo de cada série;
• Os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
• As condições objetivas de trabalho.

Com base nisso, defina:

• O que vai ensinar;
• Como vai ensinar;
• Quando vai ensinar.
• O que, como e quando avaliar.

Revista Nova Escola – dezembro de 2003



O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra.

BAÚ DA MIGUEL


A imagem registra a conclusão da 8ª série da Escola Cenecista no ano de 1990.

13 DE MAIO DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA



Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.




Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.


Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.




A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.




Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

12 DE MAIO DIA DOS ENFERMEIROS

Recados Para Orkut

BAÚ DA MIGUEL

Essa imagem não tem data, mas, aparentemente é bem antiga, nela está registrada a presença da nossa professora de educação Especial Cicinha, que tem contribuído bastante para a inclusão no nosso município.

PROFESSOR DESTAQUE


Essa semana o escolhido foi o professor Antônio Máximo, que com uma prática inovadora tem mudado o conceito de ensinar e de aprender da EJA, centrado na pedagogia da afetividade, sempre garante o seu público(alunos), com um talento todo especial para arte, tem motivado e cativado a todos os seus alunos com o seu jeito de ser. Sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSOR DESTAQUE.

ALUNOS DE CONTRATURNO ABRILHANTAM FESTA DAS MÃES

BAÚ DA MIGUEL




O Baú traz imagem da nossa Secretária de Educação Nádja e outros companheiros que também fazem parte da educação, jurando amor e compromisso ao magistério. O sorriso da nossa secretária deixa explicita a sua felicidade em ser professora não só de formação mais também de coração.
A imagem seguinte está datada de 1988, e reúne parte de uma das famílias mais respeitadas do município de Campo Alegre, sendo ela muito pacifica e com enorme senso de responsabidade social.
Obs.: O nosso diretor administrativo Jadilson na época era adepto de um cabelo black power, outras fontes nos disseram que o pacifico jovem estava brigado com os barbeiros. Eita! Perdemos os empregos!!!!!

18 de Maio - Dia de luta contra o abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes


Próximo dia 18 de maio é o dia de luta ao combate e ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa árdua tarefa é realizada todos os dias, mais precisamos do apoio irestrito da sociedade para denunciar, visto que grande parte dos agressores encontra-se na família ou detém certo controle ou autoridade sobre as vítimas. Em nossa cidade, as pessoas poderão denunciar no Ministério público (3275-1132) ou mesmo no Conselho Tutelar (3275-1285), que iniará as averiguações do caso. É presiso salientar que não é preciso ter a certeza dos fatos, pois os casos de suspeita deverão também ser emcaminhados para averiguação. Além desses números, temos o disk 100 - Central de Brasília que passa o caso automaticamente para as autoridades competentes a nível de estado e município. No dia 18 de maio haverá em nossa cidade, uma grande caminhada pelas principais ruas de nossa cidade, idealisada pelo CONSELHO TUTELAR em parcerias com as escolas municipais, estaduais e particulares do município com o apoio da Secretaria de Educação. portanto não esqueça e junte-se a nós nessa luta contra o silêncio que ainda deixa os agressores impunes!


FELIZ DIA DAS MÃES

recados lindos




PROFISSÃO MÃE

Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão. Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou.
"Sou mãe".
"Nós não consideramos "mãe" um trabalho". Vou colocar "Dona de casa", disse o funcionário friamente.
Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação, perguntou:
Qual é a sua ocupação?
Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente? Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:
"Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas as meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda???), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta. Quando cheguei em casa, com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos,outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz. Senti-me triunfante!
Maternidade... que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". As bisavós: "Doutora- Executiva- Sênior". E as tias: "Doutora - Assistente". Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras. Doutoras na Arte de fazer a vida melhor !!!
10 de maio 2009 – FELIZ DIA DAS MÃES!

ALUNAS DE CONTRATURNO SE APRESENTAM NAS ESCOLAS PADRE CÍCERO E JOÃO PAULO II



















O contraturno já está dando bons frutos, com o apoio total da secretaria de Educação de Campo Alegre, nossos alunos se apresentaram nas escolas Padre Cícero e João paulo II, a Miguel aproveita o momento para agradecer as escolas pela oportunidade de mostrar as qualidades artísticas de nossas crianças. Lembramos ainda que o contraturno apesar de ser uma ação da escola, ele pertence a toda a sociedade, que luta por um mundo mais justo e pacífico.
Os nossos agradecimentos:
Ao Prefeito Mauricio Tenório
A Secretária Nádja Azevedo
Ao Diretor Administrativo Jadilson
Ao Alan Madeiro
E a todos que contribuiram com essa ação social da nossa Escola Miguel Matias.

Escola Municipal José Correia realiza festa para as mães.




A direção e os funcionários da Escola Municipal José Correia de Araújo localizada no povoado Pimenteira em Campo Alegre, realizou na tarde desta sexta-feira 08 de maio uma tarde muito especial para cerca de 380 mães que participaram do evento em comemoração ao dia das mães que acontece no próximo domingo dia 10.


No evento foram distribuídos mais de 100 prêmios para as mães da comunidade. A diretoria da Escola juntamente com os demais funcionários e o apoio dos vereadores Benedito Roberto e Djalma Sampaio, adquiriram os prêmios e fizeram uma linda decoração na Escola para receber as homenageadas.


Durante a festa foram realizadas pelos alunos da escola algumas apresentações em homenagem as mães.A diretora da escola professora Maria Damiana dos Anjos agradeceu ao apoio de todos os funcionários pelo empenho na realização da festa.A Escola todos os anos realizam as comemorações do dia das mães.

A ESCOLA MIGUEL MATIAS APLICA PROVINHA BRASIL





Os alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental, durante toda a semana foram avaliados pela Provinha Brasil. A prova é uma avaliação que permite auxiliar professores, coordenadores e gestores a identificar o desempenho dos alunos e seus conhecimentos de alfabetização e letramento.

O teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta. Há também três questões escritas para verificar a habilidade de escrever palavras e frases.


Os testes, na Miguel, serão aplicados e corrigidos pelas coordenadoras Aldenize e Elisângela a partir do Guia de correção, que faz as orientações de como corrigir os testes e de como interpretar os dados. Os resultados de cada turma serão coletados e agregados para se ter um panorama da escola e de toda rede municipal.

Escola Municipal Padre Cícero realiza dia de Beleza para as mães




A direção e todos os funcionário da Escola Municipal Padre Cícero localizada no povoado Pimenteira neste município, realizou na tarde desta quinta-feira 07 de maio uma tarde especial para várias mães que participara de um maravilhoso evento em comemoração ao dia das mães que acontece no próximo domingo dia 09.
A diretora da escola professora Andréia Nascimento contou que por meio de uma parceria com O BOTICARIO e a ex-presidente da ADESCAL (Associação de Desenvolvimento Social de Campo Alegre), senhora Luciene que juntamente com algumas voluntárias realizaram um dia de beleza para 75 mães de alunos daquela instituição de ensino.Os funcionários da Escola que sempre estão realizando eventos com a comunidade, com muitos esforços decoraram o prédio para receber as mães, que ficaram muito felizes com o feito.Abaixo equipe de funcionários e voluntários.


BAÚ DA MIGUEL





FORMANDOS 1989

Piores escolas no Enem têm 60% dos alunos

No país, há 598,7 mil jovens que estudaram em colégios que ficaram abaixo da média nacional; pior situação é das públicas estaduais

Escolas que estão abaixo da média nacional do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) concentram 60% dos estudantes que fizeram a prova. Em números absolutos, são 598,6 mil alunos que se formaram em colégios de baixa qualidade.

Os dados foram tabulados pela Folha, com base nos dados do Ministério da Educação.

Numa escala de até 100 pontos, a média ficou em 49,45. Ficaram abaixo do patamar 11.932 escolas (do total de 19.117).

O Enem é uma prova optativa para alunos que se formam no antigo colegial. O exame, com testes e redação, prioriza o raciocínio frente a situações-problema (por exemplo, uma questão que aborda a melhor forma de vencer o jogo-da-velha). O modelo é diferente de vestibulares, que cobram conteúdo específico do currículo.

A prova é utilizada como parte da seleção de calouros para universidades e para concessão de bolsas de estudo em universidades privadas pelo Prouni (programa federal que beneficia alunos da rede pública).

Assim, nota baixa no Enem significa mais dificuldades para ingressar no ensino superior.

Também aponta problemas na educação oferecida nas escolas.

João Cardoso Palma Filho, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação e professor da Unesp, afirma que o dado traz um aspecto positivo, pois 40% dos alunos estão em escolas acima da média.

"Não é tão ruim, mesmo porque aumentou bastante o número de alunos no ensino médio nos últimos anos, a maior parte oriunda do ensino fundamental público. Mas claro que precisaria melhorar", disse.

Ele afirma que, nas escolas de ensino médio de pior qualidade, problemas como a falta de professores e o desinteresse dos alunos, em razão do foco específico no vestibular, prejudicam a aprendizagem.

"A melhora passa por uma necessidade de rever o currículo, não focalizá-lo só no vestibular, melhorar a formação dos professores, a estrutura, com bons laboratórios, por exemplo, e tentar diminuir a evasão, oferecendo disciplinas de caráter técnico profissionalizante."

Problemas na estrutura apareceram, por exemplo, no pior colégio público da capital paulista (escola estadual João Ernesto Faggin). Os alunos reclamam que não têm acesso livre à biblioteca e à sala de informática e que faltam docentes.

A Secretaria da Educação do governo José Serra (PSDB) diz que a unidade está passando por reforma e que as salas de leitura devem ficar abertas.


Problema nas públicas

Os piores resultados aparecem nas escolas públicas mantidas pelos Estados: 73,4% dos seus alunos estudaram em colégios abaixo da média. Na rede particular, a taxa foi de 2,4%. O melhor desempenho apareceu na rede federal (1,9%).

O presidente do Inep (instituto do MEC responsável pelo exame), Reynaldo Fernandes, afirmou que vai analisar os dados, pois o órgão priorizou os resultados por escola, e não análises globais do sistema.

Fonte: Folha de S. Paulo, 30/4/2009

Coleta de dados sobre a educação básica começa no dia 27



O Censo Escolar da Educação Básica de 2009, o Educacenso, tem início no próximo dia 27. Diretores ou responsáveis pelo sistema educacional informatizado de escolas de todo o país, públicas e particulares, devem enviar, até 31 de agosto, dados sobre alunos, professores e escolas. Este é o terceiro ano em que as informações são preenchidas via internet. O cronograma do Educacenso pode ser conferido na edição desta quinta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União.

O censo escolar é realizado no Brasil desde 1932. O questionário, preenchido em papel, não trazia informações individualizadas dos alunos. “Hoje, o Educacenso traz o endereço do estudante, quem são seus pais e o rendimento escolar, além de uma radiografia dos professores”, explica Maria Inês Pestana, diretora de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Todas as unidades de educação básica são obrigadas a enviar on-line os dados de creches e escolas do ensino médio. “O Educacenso é fundamental para o diagnóstico da educação brasileira e para a formação de políticas educacionais. É a base de todos os programas do Ministério da Educação e do cálculo do Ideb”, ressalta Maria Inês. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. É calculado de acordo com o rendimento escolar e das taxas de aprovação.

Até o fim de novembro, os dados finais do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 devem ser publicados. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos. A partir do dia 27, a página do Educacenso estará acessível para a migração dos dados.


Fonte:http://portal.mec.gov.br/

ALUNOS DA EJA COMEMORAM O DIA DO TRABALHADOR COM TORNEIO DE FUTSAL
















As turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), participaram no dia 30 de maio de um torneio em alusão ao dia do trabalhador, a competição mobilizou todas as turmas da Escola Miguel Matias e visou despertar o interesse do aluno pela prática esportiva e a integração social

FORMAÇÃO DE DIRETORES E COORDENADORES

 
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