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BAÚ DA MIGUEL


PARTICIPE DAS PALESTRAS DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL EM NOSSO MUNICÍPIO


No próximo dia 18 de maio, todo o Brasil estará em alerta com O DIA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL. Neste contexto, o Conselho Tutelar de Campo Alegre organizou um cronograma para realização de palestras em todas as escolas da rede municipal e estadual. Abordaremos o tema entre o dia 10 e o dia 21 de maio, com a presença de um público variado: Alunos, professores, coordenadores, pais de alunos e a população em geral.
É preciso acordarmos para este problema que é crescente em nossa cidade, estando estatisticamente comprovado que na maioria dos casos, os envolvidos são pessoas da família.


POR SIDELVAN FERREIRA DA SILVA

A formação continuada de gestores vem mudando o perfil dos líderes escolares em campo alegre




A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre em uma ação reflexiva e inovadora vem promovendo desde 2009 a Formação Continuada de Gestores, atendendo aos diretores e coordenadores das escolas municipais.


A mesma tem como formadora a Psicopedagoga Rosemere Vieira, também gestora na SME responsável pelo Setor Pedagógico. O projeto, sem data para conclusão vem priorizando as relações interpessoais e a liderança da escola no século XXI, pautada de desafios em um mundo cada vez mais globalizado.

Os encontros que são promovidos mensalmente com 08 horas de duração vêm oportunizando reflexões e discussões em torno de relatos de experiências, documentários, vídeo Conferências, trabalhos em grupos, estudos de textos e elaboração de produções coletivas.

A conquista do Centro de Formação de Professores e o apoio da Secretária de Educação Nádja Maria, vêm possibilitando um espaço com boas condições de funcionamento, bem como a aquisição de tecnologias avançadas e necessárias ao encaminhamento dos trabalhos mensalmente. A adesão ao Programa vem garantindo uma revolução na gestão educacional no município.


Por SEMED

1º de maio é o dia do trabalhador

Provinha Brasil 2010 já está disponível


Está disponível a versão digital da primeira edição da Provinha Brasil de 2010. Os gestores interessados na sua aplicação podem acessar a página eletrônica http://provinhabrasil.inep.gov.br/ para fazer o download da prova. No mesmo endereço virtual, professores e gestores podem se informar sobre os objetivos da prova, formas de participar, características, aplicação e resultados. Também está disponível todo o material relativo às edições anteriores.

A Provinha Brasil foi criada em 2008 e trata-se de um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Dessa forma, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo. As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação pelo Ministério da Educação (MEC). A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes.

A expectativa do Inep/MEC é oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem permitindo, assim, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. No final do ano é aplicada outra prova, para que professor e gestor possam avaliar quanto o aluno progrediu ao longo do ano.

O download do Kit do 1º semestre de 2010 é restrito aos gestores das secretarias de educação. Em novembro de 2010 esse material estará disponível para todo o público.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC

Participe da Semana de Ação Mundial da Campanha Global pela Educação



A Semana de Ação Mundial (SAM), que acontece até o próximo dia 30 de abril, é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, realizada desde 2003, simultaneamente, em mais de 100 países. A proposta é estimular líderes e governos a cumprirem as leis no sentido de garantir educação pública de qualidade para todos.
No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A ideia é que escolas, entidades sociais, grupos e demais interessados promovam ações em suas cidades discutindo, por exemplo, a escola que todos desejam. Criada em 1999, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma articulação de mais de 200 movimentos e organizações da sociedade civil, que atua para que todo cidadão tenha esse direito assegurado.
No site da Campanha ( http://www.campanhaeducacao.org.br/ ) é possível encontrar a descrição detalhada das atividades e a lista dos parceiros e contatos em todos os Estados.
As ações podem ser realizadas em qualquer cidade e contam com o suporte dos Comitês Regionais.
Para participar das atividades ou propor alguma ação, entre no site http://www.campanhaeducacao.org.br/, ou ligue para (11) 3159-1243. A programação de ações regionais está disponível no seguinte endereço http://www.campanhaeducacao.org.br/SAM_2010_atividades.htm. Nesta página os interessados poderão ver o que está agendado para cada região brasileira.

Por Blog Educação

BAÚ DA MIGUEL

Educação reuniu profissionais para discutir comemoração dos 50 anos



A Secretária Municipal de Educação se reuniu com os técnicos da SEMED para definir metas para o Projeto dos 50 anos de História de Campo Alegre, desde a sua Emancipação Política e que culminará com o Tradicional Desfile Cívico de 08 de junho.

As idéias foram citadas pelos presentes, ficando a Secretária Nádja, responsável pelo repasse das informações ao Prefeito José Maurício Tenório. A intenção da Administração é fazer um evento a altura desta data.
Dando continuidade a pauta de reuniões, na última segunda-feira, dia 19 foi a vez dos diretores escolares do município se reunir com a equipe da SEMED pra definir os temas que serão abordados no desfile.

Por Assessoria SEMED

CHARGE DA SEMANA




21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES


19 DE ABRIL, DIA DO ÍNDIO


FORMATURA DO PROINFANTIL‏




No último sábado, dia 17/04/2010, as professoras de Educação Infantil, Clédja Maria de Souza, Elinês Cícero dos Santos, Liliane dos Santos e Niedja Ângelo dos Santos, participaram da Formatura do Proinfantil – Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil, na cidade de Arapiraca no Clube da caixa Econômica onde houve varias homenagens entre elas foram homenageados o Padrinho da turma do município de Campo Alegre, o Prefeito José Mauricio Tenório, como também a Paraninfa Professora Nádja Maria da Silva Azevedo, Secretária de Educação de Campo Alegre. As formandas durante o período do curso tiveram o acompanhamento da Tutora Maria Gorete da Silva – Coordenadora de Educação Infantil do município, que desempenhou um excelente trabalho.

BAÚ DA MIGUEL

Aprovado projeto que obriga alimentos saudáveis nas escolas


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem o Projeto de Lei 127/07, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que obriga as creches e escolas do nível fundamental a substituir, em suas dependências e para os fins de comercialização, os alimentos não saudáveis por alimentos saudáveis, conforme critérios a serem estabelecidos por autoridades sanitárias. O projeto vale para estabelecimentos públicos e privados. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta segue para o Senado.

Conforme a proposta, os estabelecimentos não poderão oferecer alimentos não saudáveis em suas dependências, sob nenhum pretexto, nem fazer propaganda deles. Os estabelecimentos infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária federal. As penas vão desde advertência e multa ao fechamento do estabelecimento infrator.

Doenças - Lobbe Neto destaca que o aumento da taxa de obesidade infanto-juvenil tem provocado maior incidência de doenças como diabetes e hipertensão, ocorrência de cáries e disfunções do aparelho gastrointestinal. Ele lembra, por exemplo, que obesidade e diabetes já foram consideradas doenças típicas de idades mais avançadas.

Na avaliação do parlamentar, uma das causas mais evidentes dessa situação é a mudança dos padrões alimentares e de recreação da população jovem. "O consumo de guloseimas, refrigerantes, frituras e outros produtos calóricos não nutritivos, preparados com conservantes, tem sido um fator determinante responsável pelas doenças precoces e outras insuficiências enfrentadas pela população infanto-juvenil." Lobbe Neto acrescenta que muitas crianças e jovens deixaram de brincar e praticar esportes nas ruas e locais públicos em razão da falta de segurança. "A escola não pode se isentar de responsabilidade. Pelo menos durante o tempo em que estão na escola, nossas crianças e jovens devem estar livres da pressão e tentação de consumo de produtos inadequados ao seu desenvolvimento saudável", afirmou. A proposta foi aprovada na forma do parecer do relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que fez ajustes de redação.



Autor: Jornal da Câmara

Data: 16/4/2010

PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE INVESTE EM EQUIPAMENTOS PARA SUAS ESCOLAS E CRECHES









A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre adquiriu novos equipamentos para suas unidades escolares, que deverão ser distribuídos ainda no dia de hoje (12 de abril): geladeiras fogões, tvs, dvds, quadro-negro, colchões, ventiladores de teto, cadeiras, filtros para água mineral, máquina de lavar roupas e milhares de kits para merenda escolar.

Esses equipamentos adquiridos com recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, deverão substituir aqueles que estão danificados pelo intenso uso e completar o mobiliário exigido para cozinhas escolares, garantindo qualidade na alimentação dos alunos, dentro das normas de saúde.

O Prefeito Maurício Tenório e a Secretária Municipal da Educação Nádja Azevedo pretendem aplicar ainda mais na manutenção, ampliação e reforma nas Escolas.

O diretor administratrivo da SME, SRº José Jadilson disse que equipar as escolas e promover mais qualidade nos trabalhos dos funcionários é uma das metas da gestão do prefeito Maurício Tenório e da secretária Nádja, que lutam incansavelmente pela melhoria da educação desse município.

Plano Nacional de Educação começa a ser discutido no Senado


A Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada em Brasília, apontou uma série de diretrizes para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Estas diretrizes devem orientar as políticas do setor para os próximos dez anos. O PNE precisa ser aprovado este ano pelo Congresso Nacional para vigorar a partir de 2011.
As discussões já estão acontecendo no Senado. Veja algumas matérias sobre o assunto:
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou em Plenário que, em breve, o Senado deverá examinar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2010-2020
A falta de dinheiro é o principal problema da educação brasileira? A resposta é “não” para dois participantes de audiência pública realizada nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)
O conhecimento de língua portuguesa das crianças que terminam a 4ª série corresponde a apenas 27% do que deveriam saber da matéria
O novo PNE deve conter “metas enxutas” para combater os problemas concretos do setor, afirmou a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senadora Fátima Cleide (PT-RO), durante audiência pública com especialistas da área


Com informações do portal Todos pela Educação e Agência Senado

CONAE promove debate sobre educação e mundo do trabalho


Que profissional o mercado de trabalho busca atualmente, diante dos diversos desafios postos pela sociedade do século XXI? Que habilidades e conhecimentos os jovens que estão iniciando a sua carreira profissional precisam apresentar e desenvolver? Estas foram algumas questões que nortearam o debate sobre “Educação e Mundo do Trabalho”, realizado no dia 30 de março como parte das atividades da CONAE 2010.
Solange Medina, pró-reitora da PUC Rio Grande do Sul, lembrou que antigamente o profissional era preparado para executar tarefas, marcando assim sua atividade pela repetividade e constância. Hoje, no entanto, diante das diversas situações vivenciadas no mundo contemporâneo, outras características e habilidades precisam fazer parte do seu dia-a-dia, como saber estabelecer relações interpessoais saudáveis, partilhar, flexibilizar, integrar, associar, enfim, promover conexões nesta grande rede que se formou no mundo em busca da constante inovação.
Segundo a professora, os novos profissionais precisam ter conhecimento profundo da área de atuação, base cultural ampla, familiaridade com modernas tecnologias e conhecimento de línguas estrangeiras, além de saber trabalhar em equipe, em ambientes marcados pela diversidade. “Há ainda outros elementos essenciais, como a incorporação do erro como elemento sistêmico, saber conviver com as incertezas, ter consciência sobre a aceleração das mudanças e da importância da formação e educação continuada”, completou, destacando que todas estas habilidades exigem o exercício da imaginação criativa, sendo que a arte pode ser uma ferramenta importante para ajudar o novo profissional desse século. E a educadora continua: “A arte pressupõe pensar diferente das formas convencionalmente instituídas, libertar-se de regras, padrões e normas, romper o horizonte conhecido, perceber o mundo a partir de diferentes perspectivas, lidar com o improvável e constituir uma nova realidade”.
Francisco Cordão, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, trouxe ao debate a proposta do que seria esta competência profissional exigida pela sociedade atual. “Essa competência é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação os conhecimentos, as habilidades, as atitudes, os valores e as emoções”.
Na opinião do conselheiro, diante dos desafios enfrentados pelos profissionais, a escola tem papel essencial no desenvolvimento destas competências. Assim, ao elaborar seu projeto político-pedagógico deverá ter em mente o perfil do profissional que ela pretende formar. “A partir destes questionamentos, aí sim fará a sua organização curricular, com critérios, avaliações e estabelecimento dos recursos, materiais, professores etc”, afirmou Francisco Cordão, destacando a importância que a educação profissional tem desempenhado atualmente na formação dos jovens brasileiros.
Hoje, são quase 30 milhões de pessoas que frequentam cursos de educação profissional, nas modalidades: formação inicial e continuidade de qualificação, técnica de nivel médio e tecnológica de gradução e pós-graduação. Juliano Assunção, professor de Economia da PUC Rio de Janeiro, apresentou durante o debate uma pesquisa realizada em conjunto com o Sistema S, que visou analisar o impacto da educação profissional no país, a partir dos dados da PNAD 2007.
Segunda a pesquisa, 80% destes estudantes estão em cursos de qualificação profissional – 52% desta formaçao é oferecida pelo setor privado -, sendo que a maior parte são jovens de famílias com renda mais elevada.
O estudo mostrou que a educação profissional tem um impacto de 29% nos ganhos médios dos alunos ao entrarem no mercado de trabalho, assim como acesso a melhores ocupações e de ganho de produtividade na mesma ocupação.
Segundo a pesquisa, a educação profissional se apresenta como um complemento à formação dos jovens e adultos, oferecendo melhores possibilidades de emprego. Os dados comprovam que trabalhadores com maior escolaridade atingem melhores remunerações e oportunidades no mercado de trabalho.
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Por Daniele Próspero / Blog Educação

Conae: Aclamado, Lula destaca importância da participação popular


Lula: a sociedade civil é responsável pelas mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos


Aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, os três mil participantes da 1ª Conferência Nacional da Educação (Conae) receberam, de pé, o Presidente Lula que chegou por volta de meio-dia, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, nesta quinta-feira (1º), para o encerramento do evento. A plenária, que votava o documento final com quase 300 parágrafos, foi suspensa para receber o Presidente.

O presidente retribuiu a calorosa recepção, dizendo que a sociedade civil é responsável pelas mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos. E manifestou alegria de ver a sociedade comprometida com o debate sobre a educação. Lula disse que leria o seu discurso para evitar multas, referindo-se ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o multou por propaganda eleitoral antecipada.

Mas, ao final do discurso, tirou o microfone do púlpito e conversou descontraidamente com os participantes, andando pelo palco. Em tom de despedida do cargo, o Presidente Lula disse que não foi o Governo dele que deu início as conferências. Elas já são realizadas desde 1941, o mérito do Governo Lula foi realizar o maior número de conferências, que resultaram na criação de 61 conselhos nacionais com participação popular.

E, alfinetando a oposição, disse que “a democracia deve ser ampliada a aprofundada com participação popular, porque a oposição acha que democracia é um pacto de silêncio e nós achamos que é múltiplas manifestações da sociedade brasileira”, explicando porque ampliou a interlocução com a sociedade brasileira, realizando 66 conferência nacionais e mais cinco previstas para este semestre.

“Democracia quer dizer participação da sociedade nas decisões”, enfatizou, em meios a manifestações de aprovação, aplausos e gritos de “olé/olé-olé/olá/Lula-lá/Lula-lá”.

O Presidente Lula, como todos os demais oradores, destacou os avanços no setor de educação, citando a aprovação das emendas constitucionais que criou o Fundeb, que obriga a União a financiar a educação nos locais que não tem recursos para isso e ampliando esse financiamento da creche ao ensino médio; e o fim da desvinculação da DRU para educação, o que garante mais nove bilhões para o setor.

Ele lembrou que não fez universidade, mas foi quem mais investiu em educação, mas diz que não se orgulha disso, tem tristeza pelos os que não fizeram. E mais uma vez disse que quer que os que vierem depois deles faça mais do que ele fez.

No improviso, ele disse ainda que “vai quebrar a cara quem pensar que eu vou ser um ex-presidente, porque a minha luta não era só para ganhar a presidência, precisamos construir mais coisas nesse país”. E fazendo uma analogia com a travessia de um rio, disse que estamos no meio, não podemos voltar e nem morrer afogados.”
Em meio a palavras emocionadas de despedida, disse que “chegamos aqui por causa de vocês, porque me fizeram entender que governo bom é aquele que ouve o povo e coloca em prática o que ouve em cada casa, em cada porta, em cada fábrica. Muito obrigada pelo que fizeram por mim o tempo todo”, afirmou, destacando ainda que “quando eu regressar ao meu mundo real, eu vou poder olhar na cara de cada um de vocês e chamá-los de companheiros e companheiras”.

Correia de transmisssão

O ministro da Educação, Fernando Haddad, que presidiu a mesa, destacou que no momento que o Presidente Lula chegou, a plenária estava votando as diretrizes e deliberações que vão nortear os trabalhos da educação no Brasil. E garantiu que a execução das propostas aprovadas vai permitir que o Brasil comemore o bicentenário da independência, em 2022, orgulhoso do seu sistema educacional.

O Ministro disse que o papel do MEC na conferência é ser a “correia de transmissão” entre que os delegados eleitos decidirem aqui e o Congresso Nacional, eleitos também pelo povo, que vão decidir sobre o Plano Nacional de Educação 2011-2020. “Estamos a serviço dessa conferência para aprovar um plano que seja a expressão da vontade popular e coloque a educação como expoente da sociedade brasileira”, afirmou.

Haddad disse que em seus dois mandatos, o Presidente Lula multiplicou por três o orçamento da educação, o que alterou significativamente a atuação do Ministério. “O Brasil estava acostumado com política de foco por falta de financiamento e não tinha financiamento porque não tinha vontade e compromisso político com a educação”, explicou, dizendo ainda que “”o que a cátedra tirou, a fábrica colocou”, em referência do fim da DRU para educação, que coloca em posições opostos do governo do professor Fernando Henrique Cardoso e o operário Luis Inácio Lula da Silva.

O coordenador geral da conferência, Francisco das Chagas Fernandes, destacou a participação da sociedade civil no evento, citando cada uma delas numa extensa lista, e cobrou do Congresso o compromisso de assumir as propostas aprovadas na conferência para que se tenham leis que permitam avanços na educação.

“Depois da conferência vamos precisar atuar para que as diretrizes sejam levadas em consideração no Congresso Nacional”, alertou.

Inclusão de todos

Os ministros da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Araújo, e dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vanucchi, que acompanharam o Presidente Lula, também falaram, saudando a conferência e as propostas aprovadas.

O novo ministro da Seppir, repetindo a famosa frase do Presidente Lula, disse que “nunca antes na história desse país tivemos tantos negros e pardos nas universidades no Brasil”. Ele defendeu a política de cotas, que tem tido resultados extraordinários e é comemorada por toda a comunidade acadêmica, o que demonstra o acerto da proposta. E chamou atenção para a lei que inclui o ensino da cultura africana no currículo das escolas, manifestando “certeza de construção de ambiente democrático com a inclusão de todos.”

Paulo Vanucchi pediu aos delegados que, nas horas de votação que ainda faltam, não percam a chance de consolidar todo o capítulo da chamada educação de direitos humanos. Segundo ele, a educação em direitos humanos vai permitir que a mídia e os agentes do Estado, principalmente do sistema de segurança, assumam o papel de fato na construção de uma sociedade pautada nos direitos humanos.

O ato formal de encerramento da conferência incluiu ainda a exibição de um vídeo institucional de agradecimento a todos os que participaram. “Não vamos ensinar nada a ninguém, mas saímos daqui com a sensação de que aprendemos muito nesses cinco dias”, dizia o texto do vídeo.

Da sucursal de Brasília

Resultados da Conae


De maneira preliminar posso dizer que considero o saldo do evento como positivo para todos aqueles comprometidos com a educação pública de qualidade.

Em primeiro lugar, por que o conjunto das proposições aprovadas aponta para a ampliação do acesso do povo brasileiro, especialmente o mais pobre, a educação pública. Em tempos neoliberais (há quem diga que estes tempos já se foram, mas a dura realidade insiste em dizer o contrário) a reafirmação da educação como direito público é mito importante.

Em segundo lugar, a Conferência conseguiu aumentar o patamar de consenso sobre a necessidade da constituição de um Sistema Nacional de Educação, que pressupõe a regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados, a distribuição clara de responsabilidades e uma redefinição do papel dos conselhos de educação. Aliás, a aprovação da proposta que estabelece que os conselhos sejam normativos, deliberativos e autônomos foi uma grande vitória democrática.

Em terceiro lugar, esta Conferência foi permeada pela consolidação do conceito do “custo aluno-qualidade”. Foram aprovadas propostas que colocam o CAQ como um ponto essencial na formatação de um novo modelo de financiamento educacional. O CAQ conseguiu se firmar como a materialização do padrão mínimo de qualidade, conceito que vagava por nossa legislação sem que se tornasse algo concreto. Saímos de uma dinâmica de ver quanto temos para aplicar em educação e iniciamos um novo estágio, onde o importante é pensar o quanto precisamos aplicar para termos uma educação de qualidade.

Em alguns momentos me veio à memória o saudoso Florestan Fernandes e sua gloriosa batalha de décadas atrás para que as verbas públicas fossem utilizadas exclusivamente para financiar instituições públicas. Na Conae esta consigna foi aprovada em vários formatos. Com isso foi possível aprovar prazo para congelamento e posterior extinção dos repasses de recursos para instituições conveniadas na educação básica. Infelizmente ainda não foi possível igual procedimento em relação à destinação de recursos a iniciativa privada via isenção fiscal, mas pelo menos ficou caracterizado que este tipo de atitude deve ser transitória.

Em quarto lugar, o debate de financiamento se tornou um eixo estruturante da conferência. Foi aprovado o aumento dos percentuais de vinculação obrigatória para a educação, passando a união de 18% para 25% e os estados, distrito federal e municípios de 25% para 30%, não somente de impostos e transferências, mais também dos demais tributos. Ficou estabelecido que até 2011 deve-se aplicar o equivalente a 7% do Produto Interno Bruto em educação e este percentual chegará a 10% em 2014.

Além disso, foi aprovado que neste processo o valor da complementação da união destinada ao Fundeb deve passar de 0,16% do PIB (2009) para 1% do PIB, como forma de viabilizar a implantação do custo aluno-qualidade.

Em todo o debate de financiamento ficou estampada a necessidade da redefinição do papel da União, pois é o ente federado que pode promover a elevação dos percentuais de aplicação direta em educação, promovendo uma diminuição da desigualdade regional, social e racial.

Em quinto lugar, foi apontado um formato de institucionalização das conferências de educação, que ocorrerão de quatro em quatro anos, precedidas de espaços equivalentes nos estados e municípios. Será criado um Fórum Nacional de educação, instância não-governamental que organizará o processo democrático e terá uma composição espelhada na conseguida para organizar a Conae. Caberá a este fórum influenciar decisivamente na elaboração do futuro Plano Nacional de Educação, que precisa ser aprovado até o final deste ano.

Em sexto lugar, foram aprovadas as diretrizes para a elaboração do novo PNE, nas quais são apontadas metas audaciosas de inclusão educacional.

Este é o balanço do dia de hoje. O desafio é tornar este conjunto de resoluções um fator de mobilização social para influenciar nas mudanças aprovadas. Suas deliberações provocarão mudanças constitucionais, reformulação da Lei de Diretrizes e Bases e servirão de base para o novo PNE. Mas isso não está garantido, dependerá da mobilização da sociedade civil, seja dos setores estudantis, dos trabalhadores em educação, das organizações não-governamentais e também dos gestores educacionais.

Por fim, havia um temor muito grande de que a Conae seria muito “governista”, ou seja, uma conferência “chapa-branca”. Realmente a maioria dos delegados demonstrou uma simpatia pelos programas e projetos governamentais e o MEC não foi alvo de protestos e questionamentos relevantes. Não é preciso nem comentar a recepção calorosa que os delegados ofereceram ao presidente em sua visita.

Contudo, o conjunto de resoluções aponta claramente para uma elevação do grau de cobrança para que o governo aprofunde a universalização das políticas públicas e eleve a sua participação financeira no financiamento do setor.

Vamos esperar os desdobramentos do evento. Aliás, esperar não é a melhor forma de tornar realidade suas decisões. Vamos nos mobilizar para que seus avanços se tornem políticas públicas nos próximos anos.
Uma feliz páscoa para todos os que ajudam a este blog ser uma ferramenta de informação e formação na área educacional.


Postado por Luiz Araújo às 21:51 0 comentários/http://rluizaraujo.blogspot.com/

Aprovada na Câmara a manutenção do aluno em escola na falta de professor


Os alunos que ficarem sem professor deverão receber atividades complementares, organizadas de acordo com a faixa etária e a grade curricular de cada série.


Efraim Filho apresentou emenda de redação que não altera o teor da proposta.

A Câmara aprovou na quarta-feira (24) proposta que obriga as escolas públicas de ensino básico a manter os alunos em suas instalações mesmo em caso de falta de professor. O Projeto de Lei 2357/07, do deputado Ayrton Xerez (DEM-RJ), determina ainda que esses alunos deverão receber atividades complementares, organizadas de acordo com a faixa etária e a grade curricular de cada série.

A matéria, sujeita à análise conclusiva das comissões, já havia sido aprovada pela Comissão de Educação e Cultura. O projeto seguirá para o Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário.

O relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB), apresentou apenas uma emenda de redação para suprimir a parte do projeto que “revoga as determinações em contrário". Ele lembra que a Lei Complementar 95/98, da consolidação de leis, proíbe a revogação genérica.

De acordo com o autor do projeto, muitas vezes, quando faltam professores, os alunos saem da escola sem o conhecimento dos pais. "Nas ruas, as crianças estão mais vulneráveis à ação da marginalidade, além do risco ainda maior de acidentes, justamente pela ausência de supervisão adequada", ressalta Ayrton Xerez.

FONTE: http://www.undime.org.br/htdocs/index.php?id=5941

EDCUCAÇÃO INICIA DISCUSSÃO SOBRE AUMENTO SALARIAL


Tendo o mês de março como data base para a correção salarial. A Secretária Nádja Azevedo e o diretor administrativo e financeiro José Jadilson, fazendo uso de suas atribuições, convocaram membros sindicais, membros do CACS/ FUNDEB e do legislativo, para juntos analisarem a projeção de crescimento e a aplicação dos recursos da educação no exercicio de 2009.


A reunião serviu para esclarecer algumas dúvidas dos envolvidos, ficando acordado entre as partes que será marcada outra reunião, onde a secretaria de educação apresentará a proposta de aumento salarial para a classe, sendo esse percentual resultado de um estudo técnico .


VEJA COMO OS RECURSOS DE 2009 FORAM APLICADOS E A PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO PARA 2010:

TIME DA MIGUEL REINAUGURA CAMPO COM VITÓRIA




Em um jogo super disputado o time da Miguel, conseguiu superar, o fabuloso time SSA, que com jogadores renomados como: Buiu, Bil, Nai, peu , armando e Toinho, demonstraram que têm muita qualidade no futebol de areia.



O time adversário conseguiu colocar 2 tentos na frente do time da casa, que reagiu no segundo tempo virando o jogo.


Miguel Matias 6 x 4 SSA

LENTIDÃO

Matéria publicada no Portal IG.

Especialistas criticam lentidão no aumento de recursos para a educação




21/03 - 09:00
Priscilla Borges, iG Brasília

Não há motivos para comemorar o aumento dos investimentos na área da educação em 1% do Produto Interno Bruto (PIB). Essa é a opinião de especialistas do setor sobre o anúncio feito esta semana pelo Ministério da Educação. Em relatório, o MEC aponta que os investimentos saltaram de 3,9% em 2003 para 4,7% em 2008. A projeção do ministro Fernando Haddad é de que, em 2010, os recursos para a área cheguem a 5%.


“Temos de admitir que houve aumento, mas não há motivo para comemoração”, ressalta o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Raimundo Moacir Mendes Feitosa. Para ele, esse crescimento é muito baixo. “Tivemos uma enorme expansão das matrículas e de responsabilidade pela melhoria da qualidade de ensino. Em função do atraso que havia em tudo isso, 1% é muito pouco”, afirma o dirigente municipal de Educação de São Luiz, no Maranhão.

Luiz Araújo, consultor educacional da Undime, ressalta que os 5% de investimentos do PIB em educação, projetados pelo ministro Haddad, não se aproximam da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) – vetada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso à época de aprovação do documento – nem da indicação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2003.

Naquele ano, o Inep realizou um estudo para avaliar os gastos feitos pelo país em educação e projetar qual seria o montante ideal a ser investido para garantir ensino de qualidade. A projeção do Inep previa 7,95%. O artigo do PNE vetado por FHC, 7%. Agora, o assunto volta a ser tema durante a Conferência Nacional de Educação, que será realizada em Brasília no fim do mês. O evento vai discutir com a sociedade civil e especialistas prioridades para o próximo PNE, que estará em vigor de 2011 a 2020.

“A comissão organizadora da Conae acordou um texto que defende o alcance de 7% do PIB até 2011 e de 10% em 2014. Há um descompasso entre os integrantes do MEC na Conae e as previsões anunciadas pelo ministro”, pondera Araújo. Para ele, os desafios educacionais acumulados pelo país ao longo de décadas não podem ser superados com os recursos investidos. “Não há como pensar um novo plano de educação com taxas de crescimento tão baixas”, diz.

A falta de recursos vinculados ao PIB que seriam garantidos à educação pelo PNE é, segundo especialistas, a grande causa para o não-cumprimento da maioria das metas do plano que termina este ano. Moacir lamenta que o veto do presidente Fernando Henrique não tenha sido alvo de reavaliação pelo governo Lula. “A expectativa era de que, pelo menos, uma discussão nacional fosse levantada para restaurar a proposta”, diz.

Perspectivas diferentes

Segundo Haddad, o orçamento do MEC triplicou nos últimos oito anos, passando de R$ 17,4 bilhões em 2003 para R$ 51 bilhões em 2010. No entanto, o ministro alertou que o crescimento três vezes maior se dá em termos nominais. Em termos reais, os valores “duplicaram”. A diferença entre uma coisa e outra está na correção dos valores nominais pela inflação de cada período.

A preocupação dos especialistas é se o MEC terá condições de investir os R$ 51 bilhões nos projetos educacionais previstos para este ano até dezembro. Em ano eleitoral, de julho a outubro, não é possível gastar recursos disponíveis. “É possível, mas não é provável que o ministério consiga gastar tudo este ano. Mas não podemos negar que houve um salto de investimentos. Mas o ritmo é insuficiente”, opina Araújo

MIGUEL MONTA ARENA DE ESPORTES DE VERÃO









Em mais um mega investimento da Secretaria de Educação de Campo Alegre, que transformou o modesto campinho de futebol de areia em uma verdadeira arena de jogos de praia.



A areia é realmente de praia, para que assim os esportes praticados, possam se assemelharem aos praticados nas melhores praias do Brasil, segundo o Srº José Jadilson, diretor administrativo e financeiro da Educação, o projeto se expandirá para demais escolas da rede. " Não tenho dúvida alguma que ofereceremos através dos esportes, opções para que nossas crianças e jovens não se envolvam com os riscos sociais , principalmente as drogas". Enfatizou o diretor financeiro






O que é Futebol de Areia?






O desporto organizado pratica-se num campo com no mínimo 40cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols tem 2,20m de altura por 5,5m de extensão.

A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do gol, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de pênalti e portanto a marca onde pênalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).

E, assim como no Futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.

Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars.

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, sendo um deles um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.

O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.

Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.


A História






O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles. No ano seguinte, o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina.

Em Abril de 1994, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o primeiro evento de futebol de praia a ser transmitido pela televisão. No ano seguinte, o primeiro Campeonato Mundial que foi sediado no mesmo local. O campeão foi o Brasil, país-sede, que se tornou o primeiro campeão mundial de futebol de areia. Com o sucesso do evento, os organizadores desenvolveram o jogo e se preocuparam então em divulgá-lo mundo afora. Foi criada assim a Pro Beach Soccer Tour, com 60 jogos em dois anos pela América do Sul, Europa, Ásia e nos EUA, atraindo grandes nomes para a areia. O interesse gerado pelo tour na Europa levou à criação da Liga Européia Profissional de Futebol de Areia.

A Liga Européia floresceu, com uma temporada de 2000 sendo decidida na partida final do torneio entre Espanha e Portugal.

Os quatro anos seguintes viram o crescimento consolidado por maiores progressos dentro e fora de campo. Em 2004, a FIFA, vendo o crescimento e potencial do esporte, acabou decidindo que seria o órgão internacional responsável pelo Futebol de Areia, e, em Maio de 2005 organiza a primeira Copa do Mundo de Futebol de Areia sob sua responsabilidade com sede mais uma vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Caracteristicas do Jogo

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, sendo um deles um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.

O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.

Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.

Educação recebe mil novas carteiras escolares


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre recebeu nesta quarta e quinta-feira, mil novas carteiras escolares para distribuição nas escolas do município.

A secretária de educação Nadja Maria Azevedo informou que as novas carteiras foram adquiridas com recursos da própria educação e serão distribuídas nas escolas da cidade, Vila Operária Porto Rico e Distrito de Luziápolis.





BAÚ DA MIGUEL


Que imagem legal! Educadoras que contribuíram de forma imensurável com a educação desse município, o palco é nada mais nada menos que a Escola estadual João Fernandes Vieira, considerada na época a melhor em qualidade de ensino.




FAÇA COMO MARIA APARECIDA FERREIRA, NOS ENVIE IMAGENS DE PESSOAS QUE CONTRIBUÍRAM COM A NOSSA EDUCAÇÃO!!!!!

PROFESSORES DA MIGUEL DÃO SHOW COM METODOLOGIA DO INSTITUTO AIRTON SENA






Criado em 1997, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série. Hoje cerca de 7 milhões de crianças da primeira fase do ensino fundamental no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano. Além de estar gerando uma grande economia aos cofres públicos

MULHERES DA MIGUEL SÃO HOMENAGEADAS NO SEU DIA







A Escola Miguel como é de costume, homenageou todas as mulheres que contribuem diariamente para o sucesso da escola.


" Fazendo uma análise rápida do quadro numérico dos funcionários, descobrimos por curiosidade que de 75 funcionários, 64 são mulheres, os números ilustram a contribuição dessas guerreiras com está instituição" declarou o diretor Luciano Torres".


Com discursos fortes os representantes masculinos da miguel expressaram, toda a sua admiração, pelo sexo oposto.

 
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