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Estudantes de Alagoas têm a pior média do Pisa

Programa avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências. Além do DF, nove estados superaram a média brasileira.



O Distrito Federal foi o estado que apresentou o melhor desempenho nas provas de ciências, matemática e leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Educação.

O Pisa avalia estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental. O ranking é divulgado a cada três anos. O programa avalia o conhecimento de leitura, matemática e ciências dos adolescentes.
A média do Distrito Federal (439) está acima da registrada pelo Brasil (401). Ainda, superaram a média brasileira, os estados de Santa Catarina (439), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422), Paraná (417), Espírito Santo (414), São Paulo (409), Rio de Janeiro (408), Mato Grosso do Sul (404) e Goiás (402).
Apesar do melhor desempenho de ter sido do Distrito Federal, a Região Sul teve destaque no ranking já que os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná aparecem entre os cinco mais bem avaliados, com médias superiores a do Brasil.
No último levantamento, em 2006, a Região Sul do país foi a que apresentou melhor desempenho nos resultados das provas de ciências, leitura e matemática. Os estados da Região Centro-Oeste do Brasil ficaram em segundo lugar em matemática e ciências e a Região Sudeste ocupou a segunda posição em leitura. A Região Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas avaliadas.
Na avaliação de 2009, os três estados com pior desempenho na média geral são do Nordeste. São eles: Alagoas (354), Maranhão (355) e Rio Grande do Norte (371). No total, 17 estados estão abaixo da média do Brasil.

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Municípios sem biblioteca não terão mais recursos do Ministério da Cultura‏

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinou, nesta quinta (02/12), no Ministério da Cultura (MinC), uma portaria que suspende o repasse de recursos para a prefeitura que não tiver pelo menos uma biblioteca pública municipal (BPM) em funcionamento. Desde abril, o MinC investiu R$ 21 milhões no envio de 2 mil livros, mobiliário, TV, DVD e computador para todas as 420 prefeituras que, segundo o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, não possuíam biblioteca. Dessas, 403 prefeituras já receberam o kit. Até o final deste ano, o ministério ainda enviará os equipamentos para os 17 municípios restantes. O desafio de assegurar bibliotecas em todos os municípios do país havia sido lançado há quase duas décadas, pelo escritor Affonso Romano de Sant’Anna, então presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

“É importante ressaltar que esta portaria não tem caráter punitivo. Ela premia quem está no caminho correto e reforça o compromisso já existente entre o governo federal e os municípios”, afirma o ministro Juca Ferreira. “O acesso a bibliotecas é essencial para garantir o desenvolvimento do Brasil”, completa.
O envio do material necessário para a implantação das BPMs, pelo MinC, tem como contrapartida do município a responsabilidade de manter o espaço físico adequado e garantir os recursos para o seu funcionamento. Entretanto, há casos de municípios que, mesmo tendo recebido todo o material para implantar a BPM, não cumprem as contrapartidas e sequer inauguram sua biblioteca. Em outros casos, a inauguração é realizada, mas a biblioteca é fechada ou extinta, tempos depois. De acordo com o Censo Nacional, dos 420 municípios sem biblioteca, apenas 11 nunca tiveram o equipamento. O restante fechou ou extinguiu a sua biblioteca.

Através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o MinC detectou que alguns dos equipamentos estaduais estão defasados, por isso a exigência também se estenderá aos 27 estados e Distrito Federal para que mantenham as bibliotecas públicas estaduais abertas e em funcionamento. Em geral, essas bibliotecas são a referência e sede de todo o sistema estadual.

“O MinC dá o apoio para abrir e para equipar, mas é preciso ter a contrapartida. Estamos criando a consciência da importância de se ter uma biblioteca aberta nos estados e municípios”, explica o ministro Juca Ferreira. Para ele, é fundamental instituir uma política pública que garanta o acesso à cultura. “A biblioteca é um ambiente democrático para ampliar o acesso aos livros e formar novos leitores”, avalia Juca. O ministro acrescenta que há ainda outros dois ambientes de formação: a família e a escola.

A portaria que institui o funcionamento da biblioteca pública como pré-requisito para que a prefeitura ou estado receba recursos do Ministério da Cultura é o primeiro dispositivo desse tipo a ser aplicado a todos os requerentes.

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Secretário de Finanças participa de reunião no Conselho do Fundeb


O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Alegre realizou nesta quarta-feira 01 de dezembro mais uma reunião ordinária para debater assuntos relacionados aos recursos do referido fundo.
A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e teve a participarão do secretário de finanças do município senhor Josimar Henrique Moreira que na oportunidade debateu juntamente com os conselheiros sobre as aplicações dos recursos da educação em Campo Alegre.

Dentre os assuntos abordados na reunião destaque para a expectativa gerada sobre a possibilidade de rateio entre os professores caso exista sobra de recursos no final do ano. Sobre o assunto Josimar falou: “existe uma grande possibilidade do rateio acontecer, havendo sobras faremos com certeza, mas essa informação será transmitida oficialmente no próximo dia 30 quando fecharmos o exercício de 2010”.
O secretário comentou ainda sobre 13º salário, “A folha do décimo terceiro já foi enviada ao banco, e possivelmente será paga no próximo dia 03 sexta-feira, ou no mais tardar dia 06 segunda-feira”.

Sobre o calendário de pagamentos mensais quando perguntado o porque de estar acontecendo sempre no último dia de cada mês, o secretário assumiu o compromisso de empenho para que volte a ser executado entre os dias 20 e 25 de cada mês.
A reunião contou ainda com a participação do vereador Jura, que também opinou sobre os assuntos em pauta.

Por Blog Marcio José

Imprima o guia da reforma ortográfica e fique por dentro das nova regra

No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen.

Trema – desaparece em todas as palavras

Antes Depois

Freqüente, lingüiça, agüentar Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller
Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)

Antes Depois

Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)
Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas

Antes Depois

Baiúca, bocaiúva, feiúra Baiuca, bocaiuva, feiura
* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)

Antes Depois

Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos
Acentuação 4 – some o acento diferencial

Antes Depois

Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo
Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar

Antes Depois

Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você Averigue, apazigue, ele argui, enxague você
Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas
Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:

Prefixos Usa hífen Não usa hífen

Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom

Hiper, inter, super Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional

Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico

Sub Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor

Vice Sempre:
vice-rei, vice-presidente
Pan, circum Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

Fonte: professor Sérgio Nogueira

As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.
O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.

Bolsa Família: prazo para envio da frequência começa dia 1º

Começa nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o período para que os municípios enviem a frequência relativa aos meses de outubro e novembro de 2010 das crianças e jovens beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF).
A coordenadora de acompanhamento da assiduidade escolar dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Alagoas, Maria de Fátima Alves Filgueira, disse que o sistema fica disponível para o envio até o dia 20 de dezembro e é importante que os responsáveis pelo envio da frequência encaminhem logo as informações e não deixem o trabalho para os últimos dias do prazo, pois quando ocorre quantidade muito grande de acessos o sistema poderá apresentar lentidão.
“A obrigatoriedade do acompanhamento da assiduidade dos beneficiários na escola é uma das exigências para participação no Bolsa Família, chamada de condicionalidade”, destaca Filgueira.
A coordenadora alerta que é exigida a frequência mínima mensal de 85% para os alunos de 6 a 15 anos e de 75% aos jovens entre 16 e 17 anos. “É vital que as pessoas responsáveis pelo envio da frequência não deixem também de coletar e registrar a frequência dos jovens beneficiários do Benefício Variável Jovem (BVJ)”, evidencia.
Benefícios

Os valores pagos pelo Programa Bolsa Família variam de R$ 22,00 a R$ 200,00, de acordo com a renda mensal por pessoa da família e com o número de crianças e adolescentes de até 15 anos e de jovens de 16 e 17 anos. O Programa Bolsa Família tem três tipos de benefícios: o Básico, o Variável e o Variável Vinculado ao Adolescente.

Fonte:Agência Alagoas

Miguel em ritmo natalino

Não poderiamos deixar de prestigiar esta data tão importante. A escola Miguel Matias preparou painéis nas salas de aula para que os professores pudessem trabalhar com os alunos várias atividades interdisciplinares envolvendo o tema Natal, entrando no ambiente de amizade, confraternização, brincadeiras, dinâmicas, conhecimento para ser trabalhado a importância desta data tão importante que faz parte da nossa vida.

Embaixo segue as fotos que mostra como anda a nossa escola no clima natalino.
 









Educação ganha novos especialistas em tecnologia na educação

Terminou nesta terça-feira, dia 23, no Centro de Formação de Profissionais da Educação Professor IB Gatto Falcão, situado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais. Este curso beneficia 80 professores da rede estadual e 70 da rede municipal.

A especialização foi desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e as Secretarias Municipais de Educação através da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL).

Bernardo Pereira Nunes, professor da PUC/Rio e um dos avaliadores dos TCCs, revelou que os trabalhos tiveram um nível muito bom e que produto final apresentado pelos professores foi de excelência. “Eles tiveram um ano e meio para produzir seus TCCs. Em breve, a PUC estará fazendo a entrega dos certificados”, garantiu.

Nunes comentou ainda que a especialização possibilitou o desenvolvimento de competências para que os professores possam orientar, produzir e apoiar o uso e a aplicação pedagógica das TICs na escola, favorecendo o planejamento e execução de ações transformadoras, a reconstrução de práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança.

O Curso – O Curso de Especialização em Tecnologias em Educação visa preparar professores em exercício pleno de suas funções em escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental e Médio para atuar como formador/multiplicador em Tecnologias aplicadas à Educação.

O curso também pretende ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e capacitar professores para utilização destes meios.

"Acredito que a missão do professor é, além de ensinar as matérias curriculares, preparar as próximas gerações para um futuro efêmero, onde novos empregos e cargos surgirão. Mais do que isso, o professor do século XXI deve contribuir para a formação de cidadãos criativos, aptos a aprender, usar e se desenvolver com o uso de novas tecnologias, sendo capaz, tanto de ensinar como aprender, com seus alunos." Afirmou o professor concluinte do curso representante do município da Campo Alegre Antonio Matias.

"Agradeço a oportunidade cedida pela secretaria municipal de educação de Campo Alegre e espero com este curso contribuir para o desenvolvimento dos professores na prática pedagógica, conscientizando-os quanto a necessidade de se utilizar as mídias e as tecnologias como suporte pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Tal conscientização deverá ser feita através de encontros pedagógicos onde professores que utilizam as TIC’s expõem para os que não as utilizam, suas experiências e avanços do educando mediante tais recursos, tornando-os, também, cientes de que tais tecnologias não são apenas para o uso particular, domésticos." Ressaltou ainda.

Fotos:









  



SEMED CERTIFICA A 1ª TURMA CAPACITADA PELO PROINFO

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através do Ministério da Educação – MEC, da Secretaria de Educação a Distância SEED, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO, com o apoio da Prefeitura de Campo Alegre e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, realizou entre 05 de Agosto a 28 de Outubro do corrente ano, a capacitação de educadores das escolas municipais de Ensino Fundamental, contempladas com os laboratórios de informática do PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional, onde na última terça-feira (16), no Centro de Formação, aconteceu o encerramento culminando com a Certificação dos cursistas.





O evento finalizou as 40h de capacitação da 1ª Turma de Educadores no curso PROINFO I – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL, que tem como Formador/Tutor, Fredson Costa de Melo, funcionário da Equipe Técnica da SEMED e Dinamizador Municipal do PROINFO, onde contou com a participação da Diretora de Ensino, Rosemere da Silva Vieira e da Coordenadora do Ensino Fundamental II, Isabel Cristina da Silva. Na oportunidade se enfatizou a importância e o apoio da Secretária Municipal de Educação Nádja Maria da Silva Azevedo na realização do curso





Na ocasião, foi discutida a importante missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos, enfatizando que o laboratório é mais uma ferramenta pedagógica em benefício do aprendizado. Na sequência, foram feitas reflexões a partir do clipe “A Paz” do grupo Roupa Nova e do vídeo “O mundo dá voltas”. Em seguida, foi trabalhada uma dinâmica de grupo com a apresentação de slides “Moendo café”, culminando com as considerações finais, os agradecimentos e a entrega do Certificado de Conclusão de Curso. 



DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

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Recados Online dispõe de diversos recados e mensagens de Dia da Consciência Negra!

MP e Prefeitura Municipal realizam I Seminário de prevenção as Drogas

Foi realizado na manhã desta quinta-feira 18, o I Seminário de prevenção as Drogas. O evento foi realizado pelo Ministério Publico Municipal em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de educação e da Secretaria municipal de Assistência Social.
O seminário aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias e teve como público alvo: Professores, conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, diretores de escolas, coordenadores dentre outros profissionais
Na solenidade de abertura algumas autoridades usaram da palavra dando destaque à importância do evento. A secretária Nadja Azevedo, destacou o empenho da SEMED nas ações de combate as drogas, citando como exemplo o Projeto Cidadão Mirim que na oportunidade fez a execução do Hino Nacional. O prefeito Maurício Tenório disse que o seminário é apenas uma semente que está sendo plantada para combater esse mal chamado de “as drogas”.
O promotor de justiça Dr. Andresson Charles agradeceu ao apoio das autoridades municipais empenhadas neste evento e disse que a droga é mais uma batalha que a sociedade precisa que vencer.
Após a abertura o senhor Antônio Guimarães conduziu uma importante palestra sobre as drogas com o tema "Conhecendo o problema para ajudar", onde na oportunidade o palestrante mostrou a todos os presentes que é preciso estar unidos para enfrentar este problema que atinge a todas as camadas sociais. E ainda debateu com os participantes a cerca do assunto e tirou algumas dúvidas sobre a problemática das drogas.

Por Blog Marcio José

Fotos:

                       

 
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