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Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
 

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Programação especial comemora de 17 a 21 a Semana da Poesia

Para comemorar o Dia do Poeta, 20 de outubro, a TV Escola apresentará de 17 a 21 de outubro a 8ª Semana da Poesia. A programação especial exibirá a cada dia um programa sobre literatura, nas suas mais variadas formas.

Essa edição terá como tema a poesia em sua essência e apresentará programas sobre os principais gêneros da poesia, assim como a linguagem poética, a poesia infantil, a relação entre música e poesia, grandes poetas brasileiros e seus principais poemas.

A Semana da Poesia abre espaço para produção de estudantes, que enviam vídeos com poemas próprios ou de grandes autores para serem exibidos no quadro Pequenos leitores, futuros poetas. A programação conta ainda com reportagens feitas em escolas de todo o país, no quadro TV Escola na estrada, entrevistas e o quadro Meu amigo poeta, que apresenta pessoas comuns que fazem poesia, mas ainda não publicaram seus trabalhos, além do Fique sabendo, com curiosidades literárias também nos intervalos da programação.

Na segunda-feira, 17, o episódio Lirismo e poesia exibirá o documentário Braxília, de Danyella Proença, premiada produção sobre o trabalho do poeta Nicolas Behr e seus conflitos na capital Brasília. O programa também mostrará a experiência do Sarau bem legal, evento que reúne jovens para recitar poesia na Bahia e uma entrevista com o doutor em literatura brasileira Victor Hugo Adler.

A adaptação de Morte e vida severina, obra-prima de João Cabral de Melo Neto, para desenho animado, será exibido em duas partes, terça e  quarta-feira. Na terça-feira serão discutidos os estilos de poesia, com a professora Suzana Vargas, e na quarta o TV Escola na Estrada vai até a escola André Morois, no Rio de Janeiro, para mostrar como funciona a oficina de poesia. No mesmo episódio, Zinho Trindade fala sobre música e poesia.

A quinta-feira reserva um espaço para a poesia de Mário Quintana, com o documentário Pequenos tormentos da vida, que conta como uma turma da terceira série de uma escola de Porto Alegre descobre este poeta e sua poesia. A poesia infantil é a temática da entrevista com o professor Armando Gens.

Produzido pela TV Escola para esta Semana de Poesia, o documentário Poiesis revela como alguns poemas, como Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, No meio do caminho e José, de Carlos Drummond de Andrade, se tornaram parte do imaginário popular.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e via internet. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Diego Rocha
Palavras-chave: TV Escola
FONTE: PORTAL DO MEC.

Portal Onda Jovem lança pesquisa de opinião voltada a educadores

O portal Onda Jovem (http:///), iniciativa apoiada pelo Instituto Votorantim, acaba de lançar uma pesquisa de opinião voltada a educadores, profissionais que atuam com jovens e pessoas interessadas nos temas educação e juventude.
O objetivo é conhecer um pouco mais do perfil desses leitores e saber de que forma o portal tem contribuído como fonte de informação e ideias para as atividades desenvolvidas por esses educadores no dia a dia com os jovens.
Os dados obtidos com a pesquisa servirão de subsídios para o planejamento de  conteúdos mais afinados com as necessidades apontadas e que possam servir de inspiração e suporte na realização de novos trabalhos.
O portal Onda Jovem, que neste ano está de cara nova, tem se destacado por oferecer uma série de conteúdos que estimulam experiências educativas inovadoras, tomando como base o conhecimento acumulado nas edições da revista impressa, em seis anos de circulação.
A ideia é que os educadores tenham ao seu alcance sugestões práticas para a realização de atividades sobre diversos temas de interesse dos jovens, como projeto de vida, educação, trabalho, cultura, direitos e família, entre outras abordagens. Os materiais pedagógicos podem ser acessados gratuitamente no portal e vão desde roteiros para ciclos de oficinas, até dinâmicas e jogos cooperativos para incentivar a reflexão, a participação e a motivação juvenis.
Para participar da pesquisa e, deste modo, contribuir com a equipe do portal na construção desses novos conteúdos, basta clicar no link http://www.ondajovem.com.br/noticias/pesquisa-oj e responder o questionário. Aproveite para visitar e conhecer outras seções do portal.

Por Equipe Blog Educação

DESFILE DE ABERTURA DOS JOGOS INTERNOS 2011



Corrida do fogo simbólico marca abertura dos Jogos Internos da Miguel


Estudantes já podem consultar local de prova do Enem no site do Inep

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o local onde farão as provas dos próximos dias 22 e 23 de outubro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e a senha obtida no ato da inscrição para o Enem.
O Inep informa que pelo site também será possível imprimir o cartão de inscrição que deve ser apresentado no dia do exame. Outra opção é esperar a entrega, pelos Correios, do cartão.
O Ministério da Educação e os Correios não acreditam que a greve dos funcionários da estatal provoque atraso na entrega, pois foi montada uma logística de distribuição, até o próximo dia 14.
Este ano, 5,3 milhões de estudantes farão o exame. As provas serão aplicadas em todo os estados às 13h (horário de Brasília), conforme o edital.
As provas do sábado, 22 de outubro, abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. As de domingo (23) abrangerão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
O endereço eletrônico para conferir o local de prova é o http://enem.inep.gov.br/.

Fonte: Agência Brasil

Haddad anuncia gratuidade da pós-graduação em educação


Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.

O ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”

Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.”

O ministro lembrou da emenda constitucional que tornou obrigatória a educação dos quatro aos 17 anos e qualificou o Programa de Reestruturação da Rede Escolar Pública (ProInfância) como o maior programa de expansão da rede física educacional. “A presidenta Dilma conveniou 4 mil creches e destinou recursos para 6.400 creches em todo o pais, 172 apenas na cidade de São Paulo. Além disso, o Ministério da Educação vai se responsabilizar pelo primeiro ano de custeio antes do censo” – concluiu.

Assessoria de Comunicação Social

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NOSSO MUNICÍPIO



A SEMED comunica à sociedade a criação do Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – CMECA, que tem por objetivo garantir o acesso a uma educação de qualidade.O Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – CMECA, foi criado por meio da Lei Municipal de Educação nº 592 de 28 de dezembro de 2010, sendo composto por 11 conselheiros titulares e 11 conselheiros suplentes, divididos em 2 (duas) comissões de trabalho, uma representa a educação infantil e a outra a educação de ensino fundamental, e uma diretoria executiva.


O objetivo maior do Conselho Municipal da Educação de Campo Alegre – CMECA é discutir, debater e fiscalizar toda a estrutura de funcionamento do sistema educacional do Município.
Para tanto, convidamos toda a comunidade para participar dessa grande jornada, que terá início no dia 20/10/2011, com a realização da audiência pública, no Centro de Formação de Professores, às 8:30 horas.


A participação de todos é fundamental para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois críticas e boas idéias devem ser compartilhadas.
Participe desse grande evento, pois só a educação é capaz de transformar sonhos em realidade. Venha realizar com a gente!

Senado aprova lei que obriga escolas a manterem alunos caso professor falte


As escolas do ensino fundamental e médio (antigo primeiro e segundo graus) não poderão mandar os alunos menores de idade de volta para casa, no caso de um ou mais professores faltarem, independentemente do horário em que estudam.
A medida consta em um projeto de lei aprovado na terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa.
O texto aprovado pela comissão prevê que, no caso de ausência de professores, os estudantes deverão receber atividades de ensino complementares, respeitando-se a faixa etária e a grade de disciplinas previstas na proposta pedagógica da escola.

Para os alunos maiores de idade, a permanência na escola é opcional – mas a oferta de atividades complementares é obrigatória para o colégio.
O relator do projeto de lei, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), afirmou que é errado mandar os alunos para suas casas quando há falta de professores, em entrevista à Agência Senado.
“É imprudente, indevido e equivocado que alunos de educação básica sejam encaminhados para suas casas quando há falta de professores, muitas vezes sem que os pais ou responsáveis sejam comunicados.”
A senadora Ana Rita (PT-ES), autora de uma das emendas ao texto original, enviado pela Câmara dos Deputados, disse concordar com a redação do projeto substitutivo.
Por sua vez, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) alertou para a necessidade de se debater como será feita a ocupação do tempo na escola quando houver falta de professores.
O projeto será submetido, ainda, a uma votação suplementar na próxima reunião da Comissão de Educação do Senado.

*Com informações da Agência Senado e do Blog do Professor Ivanilson

CHARGE DA SEMANA

Em 2012, o piso do magistério será de R$ 1.856,72


Com base no Projeto de Lei Orçamentária da União, que estipula o valor do Fundeb relativo aos anos iniciais do ensino fundamental urbano em R$ 2.009,45, para o próximo, o percentual de reajuste do Piso do Magistério – o mesmo que incide no Fundeb, de acordo com o art. 5º da Lei 11.738, corresponde a 16,2%, em comparação com o valor vigente do custo aluno (R$ 1.729,33), passando, assim, o PSPN à quantia de R$ 1.856,72 a partir de 1º de janeiro de 2012.

Diante disso, os orçamentos estaduais, distrital e municipais devem prever, desde já, a incidência do piso nacional nos vencimentos iniciais de carreira dos profissionais do magistério, com formação em nível médio, assim como seu impacto nos demais níveis e classes da carreira.

Registramos, ainda, que a contabilidade do MEC para o reajuste do Piso – com a qual a CNTE não concorda – indica o valor de R$ 1.450,87 para 2012.

Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas no documento da CNTE sobre os reajustes do Fundeb e do Piso.

(CNTE, 29/09/11)

 
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