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AS GISELES E OS GIANECCHINIS DA MIGUEL ( UM SHOW DE BELEZA)















A Escola Miguel está correndo um grande risco de ficar sem alguns professores,pois, os empresários do mundo da moda country já estão de olho nas belezas raras que nesta instituição trabalham. Não se admire caro internauta, se eles logo estiverem brilhando nas passarelas.



A esses e a essas top models da educação, um grande abraço de todos que fazem a Miguel. Agradecemos por tudo.

SÃO JOÃO É NA MIGUEL MATIAS






A Escola Miguel Matias comemorou no dia 18 de junho os festejos juninos. Uma multidão entre alunos, professores, familiares e comunidade em geral, participaram da programação, que contou com apresentações artísticas, pratos típicos e muita animação.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

Feliz Dia dos Namorados!!


A todos desejamos um dia muito feliz, repleto de amor e carinho!!


Não só hoje, mas todos os dias!!


scraps montagens

MULHERES E HOMENS EXIGENTES

super mensagens


Nunca é demais a conselhar aquelas e aqueles exigentes demais, que ninguém é perfeito, que hoje (dia dos namorados) seja o momento para se valorizar as virtudes e o carater de seu par.

PROFESSORAS DA MIGUEL FAZEM ORAÇÕES E SIMPATIA PARA SANTO ANTÔNIO, O SANTO CASAMENTEIRO


As professoras: Giselma, Edriane, Nádje, Elisangela, Wanderly, Cicinha, Ocione ,Claudineide e Maridelma já começaram a abusar o pobre Santo Antônio, na ansiedade de saberem se vão casar, quando e com quem. A Professora Giselma foi mais longe colocando a imagem do santo jogada de cabeça prá baixo em um copo d´água, tirou a criança dos seus braços e todo tipo de maldade para aporrinha-lo e obriga-lo a trazer o marido para a inquieta solteira.


O blog se solidariza com as aperriadas professoras, contribuindo com uma simpatia que é 100% de certeza de casório.



SIMPATIA



Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo. Depois, acenda uma vela de sete dias.



Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.



2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido



3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagemdo santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.


4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.


5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão


6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.


7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.



8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.


9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.



O blog deseja a todas muita boa sorte

Ministro aponta redução na diferença salarial com outras carreiras


Terça-feira, 09 de junho de 2009 - 11:52

São Paulo — O ministro da Educação, Fernando Haddad, revelou que a diferença salarial entre professores com curso superior, completo ou incompleto, em relação à média salarial das demais profissões com igual formação caiu de 86% para 61% entre 2003 e 2007. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foram citados por Haddad na segunda-feira, dia 8, na capital paulista, em debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O secretário estadual de educação, Paulo Renato Souza, participou das discussões, que tiveram a formação do professor como tema central.



Segundo Haddad, o salário do magistério sofre alterações positivas desde 2007, consideradas duas políticas — a de aumento das transferências de recursos da União a estados e municípios, com a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), e a do piso nacional de salários, vigente desde janeiro deste ano. Para o ministro, o impacto do piso, que será integralizado em 2010, e a parcela maior de participação da União no Fundeb vão acelerar o ritmo de redução da diferença salarial de professores com as demais carreiras. Ele estima que em 2014 ou 2015 a diferença seja zerada. O Plano Nacional de Formação do Professor, lançado em 28 de maio, é outro instrumento de valorização do magistério.



Além da formação, que é importante, disse Haddad, a remuneração é um incentivo à carreira do professor. Esse conjunto de políticas — formação, piso nacional e Fundeb — constitui, de acordo com o ministro, a base que vai atrair talentos para o magistério.


http://portal.mec.gov.br

12 de junho de 2009 Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil


O Dia contra o trabalho infantil é comemorado todos os anos, no dia 12 de junho. Em 2009, a data também marcará o décimo aniversário da adoção da simbólica Convenção nº 182 da OIT, que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil. Esse ano, ao mesmo tempo em que se celebrará os progressos alcançados nos últimos dez anos, o dia 12 de junho, mais uma vez, colocará em relevo os desafios que ainda restam, enfatizando o papel fundamental da educação na solução do problema, bem como, a exploração de meninas no trabalho infantil.



No BrasilCom Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil.



No Brasil ainda existem milhões de crianças e adolescentes que trabalham e que são privados de direitos básicos como educação, saúde, lazer e liberdades individuais. Muitas, ainda, estão expostas as às piores formas de trabalho infantil, sendo envolvidas em atividades que prejudicam de forma irreversível, seus desenvolvimentos físico, psicológico e emocional plenos.



A OIT, desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, incentiva a comemoração do Dia 12 de Junho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.



No Brasil, contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data Nacional, por força da Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007, que institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.



Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade Brasileira. Constitui-se, portanto, como um momento de sensibilização, mobilização e potencialização dos esforços empreendidos no combate e prevenção do trabalho infantil no Brasil.



Nesse contexto, há no Brasil e no mundo, o entendimento internacional comum de que a Educação é o caminho para o fim do trabalho infantil. O acesso a uma educação integral e de qualidade é a resposta direta e adequada para encerrar esse ciclo perverso que afeta milhões de crianças e adolescentes brasileiros.



A campanha desse ano, sob a égide da Educação como direito fundamental, adotou o tema: Com Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil. Em todo o país, milhares de pessoas e instituições se unem no intuito de fortalecer a mensagem central de combate ao trabalho infantil pela promoção da Educação.



Propõe-se, mais uma vez, que entes Governamentais, Organizações de Trabalhadores e de Empregadores e Sociedade Civil assumam o compromisso de combater o trabalho infantil, no marco do dia 12 de junho de 2009.


Toda criança e adolescente tem o direito de estudar. Nós temos o dever de trabalhar por isso No MundoDia Mundial contra o trabalho infantil 2009: As meninas e o trabalho infantil

CORPUS CHRISTI

scrapbook digital no orkut

PROFESSORAS DESTAQUES




O blog inova mais uma vez, em comemoração a nossa emancipação politica, escolhe em dose dupla a professora Destaque,são elas a Professora Aldenize e a Professora Elisangela, juntas são o leme pedagógico da Miguel, analisam, discutem e tomam decisões em conjunto, essas decisões têm mudado de forma significativa o processo de ensino aprendizagem da Miguel, elas realmente se completam, o que torna o ambiente muito harmonioso. Sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de conceder a essas duas profissionais o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.

BAÚ DA MIGUEL

















Viajamos mais uma vez no tempo, o momento que as imagens acima registram é 8 de Junho de 1989. Todos nós que fazemos educação sabemos que esses momentos ficam guardados com muito carinho principalmente pelas crianças, tudo isso passa a fazer parte da nossa história.

OBS.: A Escola aproveita o momento para agradecer a todos que contribuem com a nossa instituição, não poderíamos deixar de citar os nomes dos nossos maiores incentivadores, Nádja, jadilson, Alan, Meire, Izabel e a todos que fazem a secretaria de educação.

DESFILE EM COMEMORAÇÃO A EMANCIPAÇÃO POLITICA DE CAMPO ALEGRE


Assembleia de Deus de Alagoas se engaja em projeto do MEC


Preocupada com a qualidade da Educação no Brasil e no Estado, a Assembleia de Deus em Alagoas decidiu se engajar no Plano de Mobilização Social pela Educação desenvolvido pelo governo federal por meio do MEC – Ministério da Educação. Nesta terça-feira, 02 de junho, a igreja recebeu a visita da assessora especial do ministro Fernando Haddad, Linda Taranto Goulart, para estabelecer de forma oficial a parceria com o plano. O Plano de Mobilização Social pela Educação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e é realizado por meio do compartilhamento de competências políticas, técnicas financeiras e de mobilização social. Para isso conta com uma integração entre o poder público, alunos, professores, a família, o bairro, a cidade, agentes culturais, entidades religiosas, segmento empresarial e demais atores da sociedade civil, com a finalidade de convencimento da sociedade de que educar é uma tarefa pública e não apenas encargo do Estado.De acordo com Linda Goulart, a igreja tem papel fundamental na execução do projeto. “O Brasil é um país muito religioso. Segundo o IBGE, a maior parte da população brasileira declara praticar uma religião, por isso nós contamos com a participação dos ministros da igreja para que as famílias e as crianças de nosso país estejam na sala de aula", disse.Para o pastor presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, José Antonio dos Santos, o plano é muito importante e diante da igreja o pastor reafirmou o compromisso com o governo e com a sociedade.


Postado por SIDELVAN FERREIRA DA SILVA :

ESCOLA MIGUEL MATIAS APRESENTA O PROJETO "MAIS SABER" PARA VEREADORES




Direção e professores da Escola Miguel Matias estiveram nesta quarta-feira , dia 03 de junho de 2009 na câmara de vereadores de Campo Alegre atendendo ao convite do Srº Benedito Roberto, Presidente daquela casa, no momento o Diretor da instituição escolar usou da palavra, detalhando todo o projeto de contraturno, MAIS SABER, deixando explicito o apoio do Prefeito Maurício Tenório e de todos que fazem a secretaria de Educação, relatou que o projeto não recebe recursos federais e que só está sendo possível a sua realização pela consciência de educadora da Secretária Nadja Azevedo e a organização administrativa do Srº Jadilson que desburocratizou todos os serviços administrativos da pasta da educação.

Os vereadores se colocaram no papel de parceiros, como representantes do povo não poderia ser diferente.

A escola ficou agradecida pela recepção e pelas falas dos excelentíssimos vereadores, que mostraram boa vontade em participar da maior revolução de todos os tempos, aquela que se dará através da Educação.


Márcio José representando Miguel Matias no Desfile de 08 de Junho de 2004. Olha só a elegância do cara!...

BAÚ DA MIGUEL




Gente que imagens são essas? Podemos ver toda a flexibidade desses homens. Bem, mais vamos ao que interessa, as imagens acima mostram os jovens de outroras, Professores: Genivaldo(Gil), Jailson(Jai), Hélio Costa e amigo Cesar, em uma demonstração supreendente de musculos e posições de guerreiros chineses. Realmente é de deixar o Jackie Chan arrepiado.
Comentário do blog.: Ainda bem que eles resolveram serem professores, pois esses ninjas made in Paraguai, dão um show na arte de ensinar a ler e escrever.

ESCOLA MIGUEL MATIAS SE PREPARA PARA DESFILE








A escola já está a todo vapor na organização das alas e alegorias para o desfile em alusão a emancipação politica de Campo Alegre, no dia 8 de Junho.

A escola está planejando algumas surpresas, que a equipe da escola está guardando a sete chaves, parar ilustrar nas principais ruas da cidade o tema que é : EDUCAR, AJUDAR E INCLUIR UM SONHO POSSÍVEL.

A Escola vai mostrar o que tem feito de concreto para melhorar a qualidade da educação oferecida na instituição, com o olhar sempre voltado para o social.

PROFESSORA DESTAQUE


A escolhida da semana foi a Professora Edriane , essa guerreira que faz do ato de ensinar e aprender um momento prazeroso, sempre muito feliz, é amada por seus alunos, que não vão para casa sem dar aquele beijinho de até mais professora, realmente sua afetividade é um ponto forte a seu favor na conquista da turma, , sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.

MIGUEL INICIA PREPARO DO SOLO PARA A HORTA ESCOLAR







A escola Miguel Matias já está preparando a terra para iniciar o plantio de hortaliças, sendo a primeira escola da rede municipal a implantar a horta escolar, essa que vai fornecer legumes e verduras para a merenda escolar .


A secretaria de educação já buscou parceria com a secretaria de agricultura, e essa vai dar todo o suporte técnico, o objetivo da secretaria, que a horta se torne um espaço para que os jovens possam ficarem ocupados e longe dos perigos sociais, o desejo da secretaria de Educação é de implantar a horta em todas as escolas municipais.

MEC propõe mudar a lei para exigir graduação para professor de 1ª a 4ª

Projeto de lei será enviado para o Congresso Nacional
O Ministério da Educação apresentará ao Congresso um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de uma graduação em nível superior para todos os professores da educação. A proposta faz parte do plano nacional de formação de professores.
O projeto altera o artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases que exige apenas o ensino médio para dar aula na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries ou 1º ao 5º anos).
Pela proposta, o curso superior de licenciatura passará a ser a formação mínima obrigatória para os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para professores de educação infantil, nada muda, ou seja, os requisitos continuarão a ser apenas o ensino médio.

Segundo o ministro, Fernando Haddad, o texto ainda estabelece que poderá ser definida uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nos cursos de graduação para formação de professores.

“A nota de corte vai levar em conta a necessidade da rede. Estudantes com baixo desempenho não teriam acesso ao curso, mas isso ainda precisará ser definido”, disse.
G1

BAÚ DA MIGUEL


O baú traz imagens de parte da ala masculina da Cenecista nos anos 90, para sermos mais preciso são formandos da turma de professorandos do ano de 1991, nessa turma tivemos a presença do vereador Jura e de alguns companheiros que marcaram época na instituição.
Obs.: Na foto mais acima podemos ver de camisa vermelha o Professor Jadilson(por traz do grupo), mostrando que está sempre de bem com a vida.

Professores conquistam mais uma etapa para valorização da carreira


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta quinta-feira (28), o Plano Nacional de Formação de Professores, que vai proporcionar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério das redes públicas da educação básica, em regime de colaboração entre a União, os Estados, Distrito Federal e Municípios.



Para a CNTE, o plano representa a consolidação de uma proposta da própria Confederação, de responsabilidade do poder público, para a formação do profissional de educação. A formação de professores é um dos pontos fundamentais para reverter as diferenças existentes na questão da aprendizagem no país.



De acordo com dados do Educacenso de 2007, existe no Brasil um déficit de 700 mil a 900 mil professores. Desses, 300 mil a 400 mil possuem licenciatura em área diferente daquela em que dão aula e outros 300 mil a 400 mil não têm curso superior. O restante, em torno de 100 mil, é graduado e, apesar de não terem licenciatura, atuam como professores na Educação Básica.



O Plano Nacional de Formação de Professores vai, justamente, mudar esse quadro. Seu objetivo é organizar e fomentar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério das redes públicas da educação básica, em regime de colaboração entre a União, os Estados, Distrito Federal e Municípios. Inicialmente, 21 estados brasileiros participarão dessa rede.



Os cursos de atualização e especialização ficarão a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na formação dos professores, a modalidade principal de ensino é presencial, reconhecendo-se a importância dos sistemas semipresencial e a distância. De acordo com a Capes, a previsão é que os cursos comecem já no segundo semestre.



A diretora da CNTE, Juçara Dutra Vieira, que também é membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes, diz que o Plano Nacional de Formação representa a consolidação de uma proposta da própria CNTE, de responsabilidade do poder público, para a formação do profissional de educação.



Mas, na opinião de Juçara, a proposta tem limites e precisa ganhar escala e financiamento permanentes, além de ser articulada com outras políticas como o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e a carreira. “Se isso não acontecer, a carreira de professor continuará não tendo o interesse da juventude”, acrescenta.



O secretário de Formação da CNTE, Gilmar Soares Ferreira também considera importante o lançamento do plano pelo governo federal. Segundo ele, a formação de professores é um dos pontos fundamentais para reverter as diferenças existentes na questão da aprendizagem no país. “Só assim teremos professores mais capacitados, uma vez que existem muitos profissionais de educação atuando em áreas diferentes de sua formação”, destaca.
Para Gilmar Ferreira, é preciso que se atente para a qualidade dos professores a serem formados visando superar o aligeiramento que se estabeleceu ao longo da história, na formação de professores pela iniciativa privada.



O Secretário afirma que a formação é um dos pilares das condições necessária da formação social. Por isso, a CNTE defende que essa política de formação seja parte integrante do Sistema Nacional de Educação, a ser debatido durante a Conferência Nacional de Educação 2010.


O Secretário da CNTE diz ainda que “não adianta investir em formação se não forem criadas condições para o professor desenvolver suas atividades”. Os artigos 260 e 60 da Constituição Federal e a própria Lei de Diretrizes e Base (LDB) revelam que a formação profissional tem que ser prioridade. O Plano Nacional de Formação é um dos pontos da Política Nacional de Formação de Professores, que envolve não somente a oferta de vagas para licenciaturas, mas também políticas e ações de valorização do magistério e da escola.


Durante os fóruns permanentes estaduais de planejamento estratégico realizados nos estados, os gestores envolvidos apontaram as necessidades de formação de primeira licenciatura, isto é, de professores que não têm curso superior, da segunda licenciatura, por exemplo professores de matemática que dão aula de química ou a complementação pedagógica, dentistas que dão aula de biologia e precisam da formação pedagógica.


Gilmar Soares Ferreira, que é também presidente do Sintep/MT, informou que Mato Grosso foi um dos primeiros estados a apresentar ao Ministério da Educação a demanda de formar 21 mil professores nos próximos três anos. Mas, diante das contingências serão contemplados inicialmente 15 mil.


Eficiência na escolha das obras para ano letivo de 2010 será premiada


Secretarias estaduais e municipais de educação e escolas públicas vão participar do concurso Escolha Premiada, destinado a promover o período de indicação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010, de 8 a 28 de junho. Serão premiadas as quatro secretarias estaduais e as 12 municipais com maior participação na escolha dos livros que serão usados pelos estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.




Também levarão prêmios as três escolas de cada município vencedor que mais rapidamente registrarem a opção. Os vencedores receberão certificados e 52 acervos completos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com 559 obras cada um — cerca de 30 mil livros. O concurso é dividido em quatro categorias, que ordenam os 26 estados e o Distrito Federal com base na quantidade de escolas e em sua distribuição em áreas rurais e urbanas.




O principal objetivo do prêmio é evitar o congestionamento do sistema para registro das opções na última semana do prazo. Este ano, todo o processo de indicação das obras se dará exclusivamente na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).




Participarão do prêmio apenas as escolas que fizerem a indicação dos livros nas duas primeiras semanas da escolha — de 8 a 21 de junho. Durante esse período, relatórios diários, com o ranking de estados e municípios mais bem colocados em cada categoria, serão divulgados pelo FNDE. As disciplinas são: letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática (primeiro e segundo anos); geografia, história e ciências (segundo ao quinto); língua portuguesa e matemática (terceiro ao quinto) e história regional e geografia regional (quarto ou quinto).



Guia — Antes de fazer o registro das obras escolhidas, o responsável deve consultar o Guia do PNLD de 2010. A publicação, que contém um resumo de todos os livros disponíveis, foi enviada em versão impressa a todas as escolas do ensino fundamental.


Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Objetivo alcançado


No dia 26 de maio o IBGE divulgou os resultados de estudo acerca da educação de jovens e adultos no país. São dados extraídos na PNAD 2007.



A pesquisa do IBGE mostra que 43% dos 8 milhões de brasileiros que já frequentaram cursos de EJA não os concluíram. Os motivos mais citados para o abandono foram a falta de horário compatível com o trabalho (28%) ou com os afazeres domésticos (14%).Esta foi a primeira vez que o instituto investigou, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2007, especificamente este segmento. A pesquisa informa que a frequência a cursos de alfabetização de adultos em setembro de 2007 era de apenas 547 mil pessoas. O país tem 14 milhões de analfabetos.




Entrevistado, o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lazaro, considerou natural que a evasão em supletivos seja maior do que em outros níveis, pois se trata de um público que precisa conciliar o horário de trabalho com os estudos. Mas admitiu que é preciso melhorar a qualidade dos cursos, ainda pouco atraentes e com metodologia ultrapassada, e, mais importante, atrair mais pessoas de volta à sala.



A educação de jovens e adultos continua sendo o patinho feio da educação nacional. O censo escolar de 2008 mostrou que as matrículas de EJA caíram 0,8% em relação ao censo de 2007. Alguns estados a queda foi significativa, como por exemplo, os estados de Tocantins (-19,9%), Ceará (-15,2%) e Roraima (-12,9%).



É verdade que os currículos são inadequados e que pouco se fez para combater a evasão escolar, convivendo as redes com excesso de alunos por turma no inicio do ano letivo e depois a fotografia é de muitas cadeiras vazias.



Considero que a estagnação de oferta (e pequena queda) está vinculada também a baixa remuneração ofertada pelo Fundeb para os gestores que se aventuram em oferecer esta etapa de ensino. O valor do custo-aluno na educação de jovens e adultos é apenas XX% do pago para cada aluno nas séries iniciais do ensino fundamental. Isso foi feito de propósito, para evitar um crescimento acelerado das matrículas, tendo sido denominada de “trava” nos debates ocorridos quando da tramitação da Emenda Constitucional nº 53.



Não sei por que o espanto quando o objetivo pretendido é coroado de êxito.Os parlamentares e os gestores que concordaram com travas legais para o crescimento das matrículas de EJA sabiam que a conseqüência era a menor oferta de vagas.O que não podemos aceitar é que agora os governos estejam surpresos com resultados. Os objetivos foram alcançados, só não podem ser comemorados.

Postado por Luiz Araújo no http://rluizaraujo.blogspot.com/

 
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