TICs na educação?
Com informações do Blog do Professor Antonio Matias
www.professorantoniomatias.blogspot.com
quarta-feira, setembro 21, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Brasil assina convênio para oferecer cursos na área de tecnologia na Alemanha
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro- O Brasil quer aumentar o número de estudantes de tecnologia com cursos de graduação ou doutorado na Alemanha. Para tanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação firmou hoje (19) acordo com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
O convênio tem o objetivo de identificar as instituições que possam receber os brasileiros e oferecer apoio naquele país com cursos de língua inglesa ou alemão. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também incentivará a realização de pesquisas nas universidades locais, com a participação de brasileiros.
Ainda não foram definidas quantas bolsas serão oferecidas, mas a estimativa do programa Ciência sem Fronteiras, executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é ofertar 10 mil vagas, em vários países, até 2014.
As bolsas serão preferencialmente de graduação, doutorado, pós-doutorado, doutorado sanduíche ou de estágio sênior nas áreas de tecnologia, fármacos e energia. O valor atual é 800 euros para graduação e 1,3 mil euros para doutorado.
A partir do convênio entre o CNPq e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, a expectativa é que o número de estudantes brasileiros naquele país aumente consideravelmente a partir de 2012. Hoje, 2 mil alunos e pesquisadores frequentam universidades e institutos de pesquisa alemãos.
Na abertura do Encontro Brasil-Alemanha 2011, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, destacou que o país quer dar um salto tecnológico com investimentos na área de inovação e espera contar com a Alemanha para a formação de profissionais.
Edição: João Carlos Rodrigues
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
terça-feira, setembro 20, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Polêmica toma conta de debate sobre inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O debate sobre a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino marcou hoje (16) o último dia do 10º Congresso Internacional e do 16º Seminário Nacional de Educação de Surdos, na capital fluminense. Cerca de 800 pesquisadores, profissionais e universitários, refletiram sobre o assunto e questionaram a inclusão dos alunos com deficiência auditiva em escolas com alunos não deficientes.
A diretora do Centro e Investigação sobre a Surdez da Universidade Autônoma de Barcelona, professora Nuria Silvestre, apresentou o modelo espanhol de educação inclusiva para surdos, que não foi muito bem recebido por especialistas brasileiros presentes no evento. Introduzido na década de 1980, o modelo faz parte da política do Ministério da Educação da Espanha, que ofereceu incentivos às escolas que adaptassem a infraestrutura, o corpo docente e os métodos pedagógicos aos surdos.
Nuria defendeu a interação entre crianças surdas e ouvintes o quanto antes e explicou que, em seu país, o governo facultou às famílias essa decisão de matricular os filhos nas escolas regulares. "Esse é um meio para incluir o surdo na sociedade. Mas há todo um caminho", disse. "Sem o apoio do corpo docente e da comunidade escolar, a inclusão pode ser um fracasso", acrescentou.
A professora também explicou que, quando o governo começou o programa, criou núcleos para coordenar os profissionais especializados, disponibilizando equipe de fonoaudiólogos, intérpretes e especialistas em próteses, por exemplo. "Não há caminho se não se começar a andar", completou fazendo referência à inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino, citando o poeta espanhol Antonio Machado.
O modelo espanhol é contestado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que defende, no Brasil, escolas especializadas e bilíngues para esses deficientes. A única exceção, que permitiria a inclusão na rede, com intérpretes, seria nos municípios sem unidades de referência, normalmente localizadas nas cidades grandes e médias.
A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretora de Políticas Educacionais da Feneis, Patrícia Luiza de Rezende, resume como "massacrante" a situação da educação do surdo no Brasil. Para ela, a política de educação especial do Ministério da Educação "impõe uma inclusão que não atende a peculiaridades e especificidades dos surdos".
"Os surdos precisam ter uma educação bilíngue em que a língua de sinais seja uma língua de instrução e compartilhada na sala de aula. Como os surdos vão estudar nas escolas regulares se a língua dominante é a portuguesa?", perguntou a professora. Segundo Patrícia Rezende, uma pesquisa realizada entre 2001 e 2011, no país, comprova que os surdos aprendem mais nas escolas bilíngues.
Para a próxima semana, a Feneis pretende fazer uma representação, no Ministério Público Federal, contra a política de educação inclusiva em curso pelo Ministério da Educação brasileiro. A federação vai apresentar uma carta-denúncia, tendo como anexos a legislação sobre o tema, pesquisas científicas e depoimentos, justificando a necessidade das escolas especiais bilíngues para os surdos.
A discussão sobre a inclusão de surdos na rede regular tomou força quando MEC propôs o fechamento de duas instituições no Rio para estudantes portadores de deficiência.
Edição: Lana Cristina
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
terça-feira, setembro 20, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Professor: categoria que mais adoece
Mas a depressão e problemas de articulações também assustam esses profissionais.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) lidera o ranking dos órgãos que enviam servidores para a Junta Médica em busca de permissão para se afastar do serviço por motivos de saúde. As secretaria de Saúde e Segurança Pública vêm em seguida.
Bate-papo
A professora de Português Amanda Gurgel ganhou notoriedade quando, num vídeo, gravado na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, reclamava sobre a situação atual dos professores potiguares. O vídeo, divulgado na internet, foi visto por milhares de pessoas e Amanda foi convidada para participar de programas nacionais de televisão.
À época, a professora não estava ensinando. Devido a um problema de saúde que ela prefere não revelar qual era, ficou um ano longe das salas de aula. No período de readaptação, trabalhou na biblioteca da Escola Estadual Myriam Coeli. De volta às salas de aula desde julho, quando foi encerrada a maior greve da categoria no estado, Amanda Gurgel retomou sua rotina. Na última quinta-feira, ela concedeu entrevista a TRIBUNA DO NORTE antes de participar de uma reunião com representantes do movimento intitulado "10% do PIB já", que pede o repasse da porcentagem do Produto Interno Bruto para a educação.
TRIBUNA: Quanto tempo passou no período de readaptação?
GURGEL: Foi pouco mais de um ano.
TRIBUNA: Qual foi seu problema de saúde?
GURGEL: Prefiro não falar. Não é interessante citar.
TRIBUNA: Por quê?
GURGEL: Porque não quero que esse problema seja visto só como se fosse meu problema. Isso é um problema de todos os professores do estado, dos municípios. Nossa categoria é doente. O problema é generalizado. O meu exemplo só ilustra a realidade.
TRIBUNA: Porque os professores adoecem tanto?
GURGEL: São vários fatores. Tem a tripla jornada de trabalho, a sobrecarga de trabalho é muito grande. Além disso, somos humilhados, trabalhamos em condições humilhantes. Isso gera um sentimento de raiva, de decepção em todos os professores. Quero deixar claro que não queremos ser tratados como "coitadinhos", mas é preciso melhorar essa situação.
TRIBUNA: E como foi o tempo de readaptação?
GURGEL: Fiquei um tempo no laboratório de informática e outro na biblioteca. Engraçado que, no meu parecer, dizia que eu tinha que ficar num ambiente sem estresse. Isso é impossível dentro de uma escola, dentro desse modelo de educação que temos.
Secretaria não tem projeto para saúde dos professores
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) reclamam que a SEEC não dispõe de nenhum projeto voltado para a saúde dos professores. Segundo o coordenador geral do órgão, José Teixeira, foi feito um pedido ao Governo do Estado nesse sentido. "O sindicato propõe uma ação diferenciada para a categoria. Não queremos ser tratados como cidadãos especiais, mas é preciso que haja uma atenção para os professores", alega.
Em São Paulo, no ano passado, a secretaria estadual de Educação criou um programa especial que conta com equipes de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros que atendem os professores daquele estado. O programa foi criado devido ao número de faltas dos docentes. Segundo informações, uma média de 12,8% dos professores faltavam todos os dias. "A gente precisa de um programa parecido como esse. O professor precisa se ausentar da sala de aula para poder cuidar da saúde. Seria interessante se houvesse uma equipe assim durante as férias. Assim não atrapalharia o calendário escolar", diz José Teixeira.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a SEEC para comentar sobre o assunto, porém, o telefone do departamento pessoal só chamava e na assessoria de imprensa ninguém sabia dar informações sobre o assunto.
"Não temos nada disso aqui. Quando o professor pede uma licença, ainda é tratado como vagabundo. Fica a suspeita de que ele realmente precisa dessa licença. É um absurdo", diz a professora Amanda Gurgel.
A coordenadora da Junta Médica do Estado, Isís Solto, rebate as acusações, mas deixa dúvidas quanto à possível influência de outros gestores no órgão. "O médico perito precisa ser isento. Não sei lhe dizer se um dia já existiu ligação ou solicitação de algum secretário pedindo algo desse tipo", diz.
segunda-feira, setembro 19, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Governo estuda aumentar tempo que aluno fica na escola, diz Haddad
sexta-feira, setembro 16, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
ESCOLA MIGUEL DE LUTO
quarta-feira, setembro 14, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Veja lista com as melhores e piores escolas de Alagoas segundo o ENEM
399 MACEIO COLEGIO MARIA MONTESSORI 667.49
635 MACEIO COC – MACEIO 656.49
845 MACEIO COLEGIO CONTATO MACEIO 649.08
1020 MACEIOCOLEGIO MARISTA DE MACEIO 644.09
1043 MACEIO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-CAMPUS MACEIO 643.5
1314 MACEIO SISTEMA MOTIVO DE ENSINO 636.49
1482 ARAPIRACA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA SANTA CATARINA 632.8
1740 MACEIO COLEGIO SANTA URSULA LTDA 627.65
1746 MACEIO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGOGICOS LTDA 627.53
1877 MACEIO COLEGIO SANTISSIMO SENHOR 624.86
1903 PALMEIRA DOS INDIOS INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS 624.09
1998 MACEIO COLEGIO CRISTO REI 622.57
2035 MACEIO COLEGIO DE SAO JOSE 621.71
2099 ARAPIRACA COLEGIO NOSSA SENHORA ROSA MISTICA 620.19
2114 MACEIO COLEGIO SANTA MADALENA SOFIA 619.9
32408 ARAPIRACA ESCOLA SANTA AFRA 614.44
2453 MACEIO SOCIEDADE EDUCACIONAL ELITE LTDA 613.7
2522 MACEIO COLEGIO SANTISSIMA TRINDADE 612.2
2556 MACEIO COLEGIO ADVENTISTA DE MACEIO 611.4
2613 MACEIO COLEGIO DE SAINT GERMAIN 610.41
2655 VICOSA COLEGIO SAO TOMAS DE AQUINO 609.71
2664 MACEIO COLEGIO ATHENEU 609.55
2761 SAO LUIS DO QUITUNDE ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PADRE JOSE DE ANCHIETA 607.72
2803 ARAPIRACA ALTERNATIVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA 606.9
2822MACEIO COLEGIO SANTISSIMO SACRAMENTO 606.54
2844 ARAPIRACA COLEGIO PROF D0MINGOS RODRIGUES 606.21
3008 PALMEIRA DOS INDIOS CENTRO EDUCACIONAL CRISTO REDENTOR 603.38
3011 MACEIO COLEGIO PONTUAL UNIDADE FAROL 603.34
3266 MACEIO ESCOLA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO 599.38
3281 MACEIOCOLEGIO OBJETIVO 599.13
3366 MACEIOCOLEGIO BATISTA ALAGOANO 597.88
3486 MACEIOCOLEGIO SAO JUDAS TADEU 595.86
3546 ARAPIRACA COLEGIO NORMAL SAO FRANCISCO DE ASSIS 595.08
3552 MACEIO COLEGIO SANTA AMELIA 594.96
3582 MACEIO COLEGIO INTERATIVO 594.43
3618 PENEDO COLEGIO IMACULADA CONCEICAO 594.03
3737 MACEIO COLEGIO NOSSA SENHORA DA CONCEICAO APARECIDA 591.84
3857 ARAPIRACA EXITO COLEGIO 589.94
3859 MACEIOD LINS COLEGIO E CURSO LTDA 589.93
3916 CORURIPE CENTRO EDUCACIONAL DE CORURIPE 588.94
3962 RIO LARGOESCOLA DE EDUCACAO BASICA AGNUS DEI 588.16
4067 MACEIOCOLEGIO EDSON MONTEIRO 586.54
4125 SAO JOSE DA TAPERA ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS JOAO PAULO II 585.57
4182 MACEIO ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL FUNDACAO BRADESCO 584.77
4294 PENEDOCOLEGIO DIOCESANO DE PENEDO 583.21
4377 SAO MIGUEL DOS CAMPOS COLEGIO NUNILA MACHADO –ROSAL 582.04
4446 MACEIOCOLEGIO ANCHIETA 581.18
4472 MACEIO COLEGIO DINAMICO 580.78
Inep libera para consulta o desempenho médio por escola no Enem de 2010
Com informações da Agência Brasil e do MEC
quarta-feira, setembro 14, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Inscrições ao 5º Prêmio Professores do Brasil
Com informações do Blog do Professor Antonmio Matias
www.professorantoniomatias.blogspot.com
segunda-feira, setembro 12, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Desfile estudantil marcou as comemorações ao dia 07 de setembro em Luziápolis
As comemorações se iniciaram ainda pela manhã com o hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura Municipal.
Já durante a tarde a equipe da administração municipal seguiu para Luziápolis onde aconteceu à brilhante realização do desfile cívico estudantil, com participação das escolas públicas do distrito.
O desfile mais uma vez levou as ruas o belo trabalho que vem sendo desenvolvido na educação municipal pela secretária Nadja Maria Azevedo e o empenho de todos os educadores do distrito.
O desfile encantou a todos durante o percurso e nas apresentações no pátio da feira.
sexta-feira, setembro 09, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
07 de Setembro: Prefeitura de Campo Alegre comemora dia da independência
A solenidade foi realizada em frente à Prefeitura Municipal, com a participação do prefeito Maurício Tenório, dos vereadores: Benedito Roberto, Toinho da Saúde e Dijalma Sampaio, além de alguns secretários municipais, professores e estudantes da rede pública.
A secretária de educação Nadja Maria Azevedo fez uso da palavra, e destacou o trabalho que vem sendo feito na educação municipal, “a independência de nosso povo começa pela educação”, destacou a secretária.
Também faz parte da programação à realização de várias atividades esportivas como torneio de futebol, corrida ciclística, corrida de bicicross entre outras modalidades.
Por Blog do Márcio José
sexta-feira, setembro 09, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Acordo entre SAE e Instituto Unibanco prevê ações de melhoria na área de educação
terça-feira, setembro 06, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Autores cobram do MEC mudança na seleção de livros didáticos
Os autores de livros didáticos enviaram ao Ministério da Educação (MEC) carta pedindo mudanças nos critérios de seleção das obras que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com base em pareceres que excluíram alguns livros do programa, eles questionam as regras do processo e pedem mais objetividade nos critérios de escolha.
O PNLD distribui livros didáticos, de todas as disciplinas, aos alunos de escolas públicas de 98% dos municípios. Para 2012, foi realizada a maior compra desde o início do programa: 162,4 milhões de exemplares ao custo de R$ 1,1 bilhão. O governo é hoje o maior comprador de livros no País e ter uma obra excluída do PNLD traz prejuízos à carreira de um autor.
A Associação Brasileira dos Autores dos Livros Educativos (Abrale) questiona, principalmente, o fato de algumas obras que foram aprovadas em edições anteriores terem sido reprovadas na seleção para 2012. Na carta enviada ao ministro Fernando Haddad, constam pareceres divergentes de uma mesma obra, sem que, no período, houvesse mudanças nos critérios de aprovação.
Os livros são avaliados por comissões formadas nas universidades federais. As editoras entregam o material descaracterizado, para que o parecerista, que faz a avaliação, não saiba quem são os autores. Os especialistas determinam se as obras podem ou não fazer parte do programa a partir de critérios como a adequação ao currículo.
Outros aspectos são levados em consideração. Por exemplo, livros que incentivem o preconceito ou discriminação a um público específico devem ser excluídos. Em seguida, as escolas recebem um guia do livro didático com os títulos disponíveis e escolhem as obras que querem receber.
"Ao longo dos 15 anos de existência do programa, aumentaram o número de critérios pedagógicos que dão margem à subjetividade. Queremos que eles (critérios) sejam poucos, transparentes e amplamente discutidos. A objetividade absoluta é impossível de ser alcançada, mas é preciso criar mecanismos para diminuir a subjetividade ao máximo", defende o presidente da Abrale, José de Nicola Neto.
Segundo ele, obras que foram aprovadas no PNLD de 2009 e estão em uso nas escolas foram "simplesmente esculhambadas" na avaliação para 2012.
Outro ponto que a entidade questiona é o anonimato dos pareceristas, que só são conhecidos ao final do processo. Segundo o MEC, esse procedimento é feito para evitar que os avaliadores sejam assediados pelas editoras para favorecer alguma obra específica. Mas, para a Abrale, ele deixa o processo menos transparente.
O ministério informou que os questionamentos feitos em relação a pareceres específicos estão sendo apurados pela Secretaria de Educação Básica nas comissões das universidades. A Abrale diz que não recebeu nenhuma reposta sobre as mudanças propostas.
Nicola defende que o PNLD é "a política mais importante que já foi feita na educação", mas pede que seja composta uma comissão para "avaliar a avaliação", com a participação dos professores que recebem as obras e os autores dos livros. "Livro comprado com dinheiro público, assim como qualquer outro material, tem que passar por critérios. Nós somos a favor da avaliação, tanto que queremos a avaliação da avaliação e o governo não quer isso. O PNLD é composto por três partes que precisam sempre estar na mesa discutindo: o MEC, as comissões de avaliação e as editoras com os autores", diz.
Para o PNLD 2012, foram adquiridos 2.108 títulos para alunos dos ensinos fundamental e médio. Vinte e quatro editoras tiveram obras selecionadas. A Editora Ática será a maior fornecedora, com 33 mil exemplares, ao custo de R$ 194 milhões. Em seguida, aparecem as editoras Saraiva, que receberá R$ 205 milhões por 30,8 mil exemplares, e a Moderna, com 30,6 mil publicações ao custo de R$ 220 milhões. As menores fornecedoras são as editoras Fapi e Aymará, com 5 mil e 1,4 mil exemplares, respectivamente.
Por Agência Brasil
segunda-feira, setembro 05, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Enem: Provas de 22 e 23 de outubro serão aplicadas a 5,3 milhões de pessoas
sábado, setembro 03, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Presidenta do Inep fala sobre Enem, Ideb e avaliação para professores
sexta-feira, setembro 02, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments