Transporte escolar para universitários pode receber recursos de fundo federal
Com esse resultado, prevaleceu relatório do senador Cyro Miranda (PSDB-MT), que havia apresentado voto em separado a favor do projeto da ex-senadora Marisa Serrano. Como a proposta recebeu decisão terminativa , deve seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados.
Pelo texto, os recursos financeiros repassados pela União aos municípios, no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), devem ter parcela reservada ao custeio do transporte dos estudantes universitários que estudem em municípios nas imediações. O cálculo dos recursos seria detalhado em regulamento e levaria em conta no número de universitários aptos a usar o transporte e a quilometragem percorrida.
Restrições
Cyro Miranda recomendou a aprovação da proposta por considerar que a iniciativa funciona para a democratização do acesso ao ensino universitário. Porém, sugeriu o aproveitamento de emenda acolhida antes no parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para delimitar o auxílio financeiro a municípios que não possuem instituição de ensino superior. Para o senador, isso pode coibir abusos e ineficiências na execução do programa.
A emenda também define um limite de duzentos quilômetros diários para a distância a ser percorrida pelo sistema de transporte universitário intermunicipal. O entendimento é de que viagens mais longas aumentariam o custo do programa, além de confinar os estudantes em ônibus, com redução do tempo que poderiam estar dedicando aos estudos.
Jucá apontou no relatório incompatibilidade do projeto com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), por criar despesa contínua não prevista nas leis orçamentárias, inclusive o Plano Plurianual. Isso ocorreria de forma indireta, já que a despesa não poderia ser financiada pelo PNATE, mantido com a cota federal do salário-educação, privativo para despesas com a educação básica.
Como resultado, analisa Jucá, a aprovação do projeto exigirá a alocação de verba adicional de origem distinta a favor do fundo, o que caracterizará a criação de nova despesa continuada. Para os defensores do projeto, a argumentação é infundada.
Recursos para o Exército
Um pedido de vista do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) adiou a decisão sobre projeto (PLS 62/08) do senador Fernando Collor (PTB-AL) que destina ao Fundo do Exército valores provenientes de compensações financeiras pagas pela exploração de recursos minerais, petróleo, gás natural e recursos hídricos utilizados na geração de energia elétrica. O parecer do relator, senador Roberto Requião (PMDB-PR), é favorável à matéria, que também receberá decisão terminativa na CAE.
Fonte: Agência Senado
sexta-feira, setembro 30, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Escolher a escola para o filho é tarefa que exige a atenção dos pais
A maioria das escolas adota a comunicação com os pais por meio da agenda dos alunos. As dos menores são preenchidas diariamente com informações a respeito do comportamento do aluno naquele dia, isso permite que a família acompanhe todo avanço ou dificuldade vivida pelo filho na escola.
No ciclo da educação infantil, quando o desenvolvimento motor está no centro das atenções, é preciso observar se os espaços são amplos e seguros, se há diversidade de ambientes e se há possibilidade de atividades ao ar livre.
Mais importante do que saber o nome da teoria educacional na qual a escola se baseia é entender de que forma a escola trabalha essas ideias na prática, e que benefícios pode trazer ao aluno. O segredo para não ser confundido por promessas milagrosas é observar e comparar.
Essa é para quem precisa matricular o filho na educação Infantil. Há discussão na área acadêmica quanto à melhor idade para ter início o processo de alfabetização. Algumas redes municipais optam por adiar as atividades com letras para o ensino fundamental, mas quase a totalidade da rede privada trata do tema de forma lúdica desde o início da vida escolar.
sexta-feira, setembro 30, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Conselhos escolares são parte do processo de transformação do país
O 3º encontro acontece em Brasília até a próxima sexta-feira, 30, reunindo atividades de formação de técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e trocas de experiências.
Para ilustrar a importância da organização dos conselhos escolares com a participação de pais, estudantes, professores e gestores na vida da escola, a secretária Maria do Pilar lembrou aos conselheiros que mudanças na educação são geracionais. No início de 1960, disse, de cada cem crianças, 80 estavam fora da escola, porque a educação não era um direito. “Com isso, milhões de brasileiros não tiveram o direito de aprender.”
A Constituição Federal de 1988, lembrou Pilar, marca o início de uma sociedade de direito para todos. “Somos uma República laica, que aceita todas as religiões, raças e etnias.” Mas, para que isso seja pleno, segundo ela, o Brasil precisa ter uma escola pública forte para todos, com a presença dos filhos das classes média e alta, o que ainda não ocorre. “A constituição e o funcionamento pleno dos conselhos escolares fazem parte desse processo de transformação do país”, observou.
Participação – Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também participaram da abertura do encontro.
Para Maria de Salete Silva, do Unicef, “há dez ou 15 anos” o conselho escolar era confundido com uma atividade burocrática e estava afastado de seu principal papel, que é garantir o direito de aprender das crianças. Maria de Salete lembra que o direito de aprender compreende o acesso à escola na idade certa, a permanência e a conclusão da formação. Isso, para ela, só acontece com a participação da família, da escola e do Estado num mesmo fórum. “O conselho traz o olhar da comunidade para a escola”, explicou.
Participam do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar cerca de 250 técnicos que atuam na área de gestão escolar das 26 secretariais estaduais de educação, do Distrito Federal e de municípios com mais de 150 mil habitantes. As unidades da Federação que não possuem municípios com essa densidade populacional estão representadas por servidores das quatro maiores cidades de cada estado. Desde 2009, os encontros nacionais acontecem uma vez por ano.
Diversidade – De acordo com José Roberto Junior, coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o encontro presencial reúne a diversidade dos conselhos criados nas escolas públicas de todo o país. Nos três dias de formação, os conselheiros também vão trocar experiências em gestão democrática.
Dados da SEB mostram que, de 2005 a março de 2011, o programa capacitou 18,7 mil técnicos em cursos de formação presenciais e 11,9 mil em cursos a distância. A formação é feita por universidades públicas federais. Publicações e cadernos elaborados pelo MEC servem de subsidio para a capacitação.
A constituição e o funcionamento dos conselhos escolares estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9396/1996, e agora reafirmados no novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que tramita no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.
Ionice Lorenzoni
Confira o programa do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, com transmissão ao vivo.
Confira os quadros da capacitação a distância e presencial.
Confira os 12 cadernos e as publicações do MEC sobre os conselhos escolares.
quarta-feira, setembro 28, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Escolas precisam mudar para reagir à violência, defendem especialistas
Relembre alguns casos de 2011
- 22.set - Aluno atira em professora em São Caetano do Sul e se mata
- 20.set - Adolescente é esfaqueada dentro da escola em Belém
- 9.set - Aluno é flagrado com revólver dentro da sala de aula em João Pessoa
- 26.ago - Vídeo mostra aluno chutando diretora de escola em Minas
- 22.jun - Estudante é esfaqueado após briga em escola na Paraíba
- 7.abr - Homem invade escola, atira contra alunos e mata 11 crianças no Rio de Janeiro
Professor
Família
UOL
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
segunda-feira, setembro 26, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Curso de formação para professores recebe inscrições até 30 de setembro
Professores de educação infantil da rede pública municipal podem ser inscritos por sua secretaria de educação, até 30 de setembro, no Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil). O ProInfantil é um curso de nível médio, modalidade normal, a distância, destinado aos educadores em atividade que ainda não possuem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Para ingressar no curso, o professor deve estar em exercício na educação infantil por pelo menos quatro anos e deve permanecer na sala de aula no decorrer da formação, que tem duração de dois anos. Educadores que atuam em creches e pré-escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais também podem participar da capacitação.
O ProInfantil possui quatro módulos com duração de seis meses cada um, totalizando 3.392 horas de curso. O currículo da formação é estruturado em seis áreas temáticas: linguagens e códigos; identidade, sociedade e cultura; matemática e lógica; vida e natureza; língua estrangeira; e fundamentos da educação e organização do trabalho pedagógico.
Para inscrever o docente no ProInfantil, o gestor deve acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e preencher a demanda estimada no Plano de Ações Articuladas (PAR). Após o diagnóstico feito pelo município, o Ministério da Educação avaliará a quantidade de cursistas a ser atendida por cada município. Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 616161, opção 6.
Com informações do MEC
sábado, setembro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Projeto de lei quer que férias escolares de 2014 coincidam com Copa do Mundo
Pela proposta do deputado Cleber Verde (PRB-MA), as férias devem acontecer no período entre a abertura e o encerramento dos jogos. A Copa será realizada entre os dias 12 de junho (quinta-feira) e 13 de julho (domingo). A medida valeria para escolas públicas e privadas de todo o país.
Em sua justificativa, o parlamentar pede a alteração nas datas para que “os estudantes brasileiros possam se congratular com seus amigos e familiares, bem como com os torcedores dos outros países, nessa grande festa mundial.”
http://noticias.uol.com.br/educacao
sexta-feira, setembro 23, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Marcha Nacional “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”
A Marcha Nacional “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, que será realizada em Brasília, no dia 26 de outubro, tem o objetivo de pressionar o Congresso Nacional para que, em vez de 7% do PIB, como está no PNE, 10% sejam destinados para a educação.
Neste dia, os participantes se concentrarão em frente ao ginásio Mané Garrincha (que está em reforma para sediar a Copa do Mundo de 2014) e marcharão até o Congresso Nacional, onde acontecerá um grande evento. A CNTE pretende, também no dia 26 de outubro, entregar aos parlamentares cem mil cartões com as assinaturas coletadas em todo o país pedindo os 10% do PIB para a educação.
No gramado em frente ao Congresso Nacional estarão expostos desenhos feitos por estudantes de escolas públicas sobre o Piso e Carreira que começaram a ser coletados após a aula cidadã, no dia 16 de setembro. “A intenção é coletarmos o maior número de desenhos possível sobre o tema Piso e Carreira para que possamos estendê-los em um varal que será colocado em frente ao Congresso Nacional no dia da Marcha”, explicou o presidente da CNTE, Roberto Leão.
Em Brasília, todos os estudantes poderão acompanhar a Marcha. Os outros estados escolherão o autor do melhor trabalho inscrito, que terá a oportunidade de participar da Marcha Nacional. (CNTE, 22/09/11)
http://www.cnte.org.br
MEC muda parâmetro que estabelece valor mínimo por aluno
IG
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
sexta-feira, setembro 23, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.
“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
Diego Rocha
Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros
Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
quinta-feira, setembro 22, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Países da América Latina lançam rede de organizações com foco na educação
Crédito da foto da home: Agência Brasil
quinta-feira, setembro 22, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
TICs na educação?
Com informações do Blog do Professor Antonio Matias
www.professorantoniomatias.blogspot.com
quarta-feira, setembro 21, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Brasil assina convênio para oferecer cursos na área de tecnologia na Alemanha
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro- O Brasil quer aumentar o número de estudantes de tecnologia com cursos de graduação ou doutorado na Alemanha. Para tanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação firmou hoje (19) acordo com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
O convênio tem o objetivo de identificar as instituições que possam receber os brasileiros e oferecer apoio naquele país com cursos de língua inglesa ou alemão. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também incentivará a realização de pesquisas nas universidades locais, com a participação de brasileiros.
Ainda não foram definidas quantas bolsas serão oferecidas, mas a estimativa do programa Ciência sem Fronteiras, executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é ofertar 10 mil vagas, em vários países, até 2014.
As bolsas serão preferencialmente de graduação, doutorado, pós-doutorado, doutorado sanduíche ou de estágio sênior nas áreas de tecnologia, fármacos e energia. O valor atual é 800 euros para graduação e 1,3 mil euros para doutorado.
A partir do convênio entre o CNPq e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, a expectativa é que o número de estudantes brasileiros naquele país aumente consideravelmente a partir de 2012. Hoje, 2 mil alunos e pesquisadores frequentam universidades e institutos de pesquisa alemãos.
Na abertura do Encontro Brasil-Alemanha 2011, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, destacou que o país quer dar um salto tecnológico com investimentos na área de inovação e espera contar com a Alemanha para a formação de profissionais.
Edição: João Carlos Rodrigues
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
terça-feira, setembro 20, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Polêmica toma conta de debate sobre inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O debate sobre a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino marcou hoje (16) o último dia do 10º Congresso Internacional e do 16º Seminário Nacional de Educação de Surdos, na capital fluminense. Cerca de 800 pesquisadores, profissionais e universitários, refletiram sobre o assunto e questionaram a inclusão dos alunos com deficiência auditiva em escolas com alunos não deficientes.
A diretora do Centro e Investigação sobre a Surdez da Universidade Autônoma de Barcelona, professora Nuria Silvestre, apresentou o modelo espanhol de educação inclusiva para surdos, que não foi muito bem recebido por especialistas brasileiros presentes no evento. Introduzido na década de 1980, o modelo faz parte da política do Ministério da Educação da Espanha, que ofereceu incentivos às escolas que adaptassem a infraestrutura, o corpo docente e os métodos pedagógicos aos surdos.
Nuria defendeu a interação entre crianças surdas e ouvintes o quanto antes e explicou que, em seu país, o governo facultou às famílias essa decisão de matricular os filhos nas escolas regulares. "Esse é um meio para incluir o surdo na sociedade. Mas há todo um caminho", disse. "Sem o apoio do corpo docente e da comunidade escolar, a inclusão pode ser um fracasso", acrescentou.
A professora também explicou que, quando o governo começou o programa, criou núcleos para coordenar os profissionais especializados, disponibilizando equipe de fonoaudiólogos, intérpretes e especialistas em próteses, por exemplo. "Não há caminho se não se começar a andar", completou fazendo referência à inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino, citando o poeta espanhol Antonio Machado.
O modelo espanhol é contestado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que defende, no Brasil, escolas especializadas e bilíngues para esses deficientes. A única exceção, que permitiria a inclusão na rede, com intérpretes, seria nos municípios sem unidades de referência, normalmente localizadas nas cidades grandes e médias.
A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretora de Políticas Educacionais da Feneis, Patrícia Luiza de Rezende, resume como "massacrante" a situação da educação do surdo no Brasil. Para ela, a política de educação especial do Ministério da Educação "impõe uma inclusão que não atende a peculiaridades e especificidades dos surdos".
"Os surdos precisam ter uma educação bilíngue em que a língua de sinais seja uma língua de instrução e compartilhada na sala de aula. Como os surdos vão estudar nas escolas regulares se a língua dominante é a portuguesa?", perguntou a professora. Segundo Patrícia Rezende, uma pesquisa realizada entre 2001 e 2011, no país, comprova que os surdos aprendem mais nas escolas bilíngues.
Para a próxima semana, a Feneis pretende fazer uma representação, no Ministério Público Federal, contra a política de educação inclusiva em curso pelo Ministério da Educação brasileiro. A federação vai apresentar uma carta-denúncia, tendo como anexos a legislação sobre o tema, pesquisas científicas e depoimentos, justificando a necessidade das escolas especiais bilíngues para os surdos.
A discussão sobre a inclusão de surdos na rede regular tomou força quando MEC propôs o fechamento de duas instituições no Rio para estudantes portadores de deficiência.
Edição: Lana Cristina
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
terça-feira, setembro 20, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Professor: categoria que mais adoece
Mas a depressão e problemas de articulações também assustam esses profissionais.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) lidera o ranking dos órgãos que enviam servidores para a Junta Médica em busca de permissão para se afastar do serviço por motivos de saúde. As secretaria de Saúde e Segurança Pública vêm em seguida.
Bate-papo
A professora de Português Amanda Gurgel ganhou notoriedade quando, num vídeo, gravado na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, reclamava sobre a situação atual dos professores potiguares. O vídeo, divulgado na internet, foi visto por milhares de pessoas e Amanda foi convidada para participar de programas nacionais de televisão.
À época, a professora não estava ensinando. Devido a um problema de saúde que ela prefere não revelar qual era, ficou um ano longe das salas de aula. No período de readaptação, trabalhou na biblioteca da Escola Estadual Myriam Coeli. De volta às salas de aula desde julho, quando foi encerrada a maior greve da categoria no estado, Amanda Gurgel retomou sua rotina. Na última quinta-feira, ela concedeu entrevista a TRIBUNA DO NORTE antes de participar de uma reunião com representantes do movimento intitulado "10% do PIB já", que pede o repasse da porcentagem do Produto Interno Bruto para a educação.
TRIBUNA: Quanto tempo passou no período de readaptação?
GURGEL: Foi pouco mais de um ano.
TRIBUNA: Qual foi seu problema de saúde?
GURGEL: Prefiro não falar. Não é interessante citar.
TRIBUNA: Por quê?
GURGEL: Porque não quero que esse problema seja visto só como se fosse meu problema. Isso é um problema de todos os professores do estado, dos municípios. Nossa categoria é doente. O problema é generalizado. O meu exemplo só ilustra a realidade.
TRIBUNA: Porque os professores adoecem tanto?
GURGEL: São vários fatores. Tem a tripla jornada de trabalho, a sobrecarga de trabalho é muito grande. Além disso, somos humilhados, trabalhamos em condições humilhantes. Isso gera um sentimento de raiva, de decepção em todos os professores. Quero deixar claro que não queremos ser tratados como "coitadinhos", mas é preciso melhorar essa situação.
TRIBUNA: E como foi o tempo de readaptação?
GURGEL: Fiquei um tempo no laboratório de informática e outro na biblioteca. Engraçado que, no meu parecer, dizia que eu tinha que ficar num ambiente sem estresse. Isso é impossível dentro de uma escola, dentro desse modelo de educação que temos.
Secretaria não tem projeto para saúde dos professores
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) reclamam que a SEEC não dispõe de nenhum projeto voltado para a saúde dos professores. Segundo o coordenador geral do órgão, José Teixeira, foi feito um pedido ao Governo do Estado nesse sentido. "O sindicato propõe uma ação diferenciada para a categoria. Não queremos ser tratados como cidadãos especiais, mas é preciso que haja uma atenção para os professores", alega.
Em São Paulo, no ano passado, a secretaria estadual de Educação criou um programa especial que conta com equipes de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros que atendem os professores daquele estado. O programa foi criado devido ao número de faltas dos docentes. Segundo informações, uma média de 12,8% dos professores faltavam todos os dias. "A gente precisa de um programa parecido como esse. O professor precisa se ausentar da sala de aula para poder cuidar da saúde. Seria interessante se houvesse uma equipe assim durante as férias. Assim não atrapalharia o calendário escolar", diz José Teixeira.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a SEEC para comentar sobre o assunto, porém, o telefone do departamento pessoal só chamava e na assessoria de imprensa ninguém sabia dar informações sobre o assunto.
"Não temos nada disso aqui. Quando o professor pede uma licença, ainda é tratado como vagabundo. Fica a suspeita de que ele realmente precisa dessa licença. É um absurdo", diz a professora Amanda Gurgel.
A coordenadora da Junta Médica do Estado, Isís Solto, rebate as acusações, mas deixa dúvidas quanto à possível influência de outros gestores no órgão. "O médico perito precisa ser isento. Não sei lhe dizer se um dia já existiu ligação ou solicitação de algum secretário pedindo algo desse tipo", diz.
segunda-feira, setembro 19, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Governo estuda aumentar tempo que aluno fica na escola, diz Haddad
sexta-feira, setembro 16, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
ESCOLA MIGUEL DE LUTO
quarta-feira, setembro 14, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Veja lista com as melhores e piores escolas de Alagoas segundo o ENEM
399 MACEIO COLEGIO MARIA MONTESSORI 667.49
635 MACEIO COC – MACEIO 656.49
845 MACEIO COLEGIO CONTATO MACEIO 649.08
1020 MACEIOCOLEGIO MARISTA DE MACEIO 644.09
1043 MACEIO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-CAMPUS MACEIO 643.5
1314 MACEIO SISTEMA MOTIVO DE ENSINO 636.49
1482 ARAPIRACA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA SANTA CATARINA 632.8
1740 MACEIO COLEGIO SANTA URSULA LTDA 627.65
1746 MACEIO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGOGICOS LTDA 627.53
1877 MACEIO COLEGIO SANTISSIMO SENHOR 624.86
1903 PALMEIRA DOS INDIOS INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS 624.09
1998 MACEIO COLEGIO CRISTO REI 622.57
2035 MACEIO COLEGIO DE SAO JOSE 621.71
2099 ARAPIRACA COLEGIO NOSSA SENHORA ROSA MISTICA 620.19
2114 MACEIO COLEGIO SANTA MADALENA SOFIA 619.9
32408 ARAPIRACA ESCOLA SANTA AFRA 614.44
2453 MACEIO SOCIEDADE EDUCACIONAL ELITE LTDA 613.7
2522 MACEIO COLEGIO SANTISSIMA TRINDADE 612.2
2556 MACEIO COLEGIO ADVENTISTA DE MACEIO 611.4
2613 MACEIO COLEGIO DE SAINT GERMAIN 610.41
2655 VICOSA COLEGIO SAO TOMAS DE AQUINO 609.71
2664 MACEIO COLEGIO ATHENEU 609.55
2761 SAO LUIS DO QUITUNDE ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PADRE JOSE DE ANCHIETA 607.72
2803 ARAPIRACA ALTERNATIVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA 606.9
2822MACEIO COLEGIO SANTISSIMO SACRAMENTO 606.54
2844 ARAPIRACA COLEGIO PROF D0MINGOS RODRIGUES 606.21
3008 PALMEIRA DOS INDIOS CENTRO EDUCACIONAL CRISTO REDENTOR 603.38
3011 MACEIO COLEGIO PONTUAL UNIDADE FAROL 603.34
3266 MACEIO ESCOLA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO 599.38
3281 MACEIOCOLEGIO OBJETIVO 599.13
3366 MACEIOCOLEGIO BATISTA ALAGOANO 597.88
3486 MACEIOCOLEGIO SAO JUDAS TADEU 595.86
3546 ARAPIRACA COLEGIO NORMAL SAO FRANCISCO DE ASSIS 595.08
3552 MACEIO COLEGIO SANTA AMELIA 594.96
3582 MACEIO COLEGIO INTERATIVO 594.43
3618 PENEDO COLEGIO IMACULADA CONCEICAO 594.03
3737 MACEIO COLEGIO NOSSA SENHORA DA CONCEICAO APARECIDA 591.84
3857 ARAPIRACA EXITO COLEGIO 589.94
3859 MACEIOD LINS COLEGIO E CURSO LTDA 589.93
3916 CORURIPE CENTRO EDUCACIONAL DE CORURIPE 588.94
3962 RIO LARGOESCOLA DE EDUCACAO BASICA AGNUS DEI 588.16
4067 MACEIOCOLEGIO EDSON MONTEIRO 586.54
4125 SAO JOSE DA TAPERA ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS JOAO PAULO II 585.57
4182 MACEIO ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL FUNDACAO BRADESCO 584.77
4294 PENEDOCOLEGIO DIOCESANO DE PENEDO 583.21
4377 SAO MIGUEL DOS CAMPOS COLEGIO NUNILA MACHADO –ROSAL 582.04
4446 MACEIOCOLEGIO ANCHIETA 581.18
4472 MACEIO COLEGIO DINAMICO 580.78