Edição especial reunirá alunos de 230 pequenos municípios
Conforme portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicada nesta terça-feira, 1º, a prefeitura deve aderir ao exame, para que os estudantes desses municípios façam a Prova Brasil. Além da adesão, o município deve assumir o compromisso de reunir todos os estudantes do quinto ano de sua rede em um único local, em uma data (escolhida entre 7 e 18 de novembro) e turno para a aplicação das provas de matemática e língua portuguesa.
O cálculo do número de alunos matriculados no quinto ano será feito com base no Censo Escolar encerrado em agosto de 2011. A Prova Brasil será aplicada entre os dias 7 e 18 deste mês.
Exame – Dados do Inep indicam que este ano devem participar da Prova Brasil mais de 6,2 milhões de alunos do quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. As provas, com cerca de 20 testes, serão de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas.
Desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007, a Prova Brasil faz parte das avaliações que definem o Ideb por escolas, redes de ensino, estados e nível nacional. Para participar, a escola deve ter, pelo menos, 20 alunos matriculados na série a ser avaliada. A prova é aplicada nos anos ímpares e o resultado divulgado nos anos pares, com escala de zero a dez pontos.
Por MEC
segunda-feira, novembro 07, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Mídias sociais facilitam interação com alunos e podem ser instrumento pedagógico, defendem especialistas
domingo, novembro 06, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Cada sistema de ensino vai escolher como usar hora a mais
Leia mais sobre aumento da jornada escolar
Por IG
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
sexta-feira, novembro 04, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Olimpíada de Matemática: mais de 818 mil alunos farão prova dia 5 de novembro
sexta-feira, novembro 04, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Outro Enem é tese estapafúrdia, diz ministro da Educação
segunda-feira, outubro 31, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Equidade de gênero ainda é problema para a Educação no Brasil
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2009.
* Com informações da Ação Educativa
e do Blog do Professor Ivanilson
segunda-feira, outubro 31, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Raio X: Brasil tem mais de 900 mil alunos com necessidades especiais
Dos 54 milhões de estudantes brasileiros, os alunos com deficiências e superdotação representam 1,7% do total. A unidade da federação em que foi contabilizada maior proporção de alunos com necessidades especiais é o Distrito Federal (3,2%).
A menor presença está no Amazonas, que tem somente 0,85% de alunos com deficiências ou superdotados em seu corpo discente.
UF | Total de alunos | Alunos com necessidades especiais | % |
Acre | 266.305 | 6.795 | 2,6% |
Alagoas | 997.048 | 13.770 | 1,4% |
Amazonas | 1.319.599 | 11.230 | 0,9% |
Amapá | 246.389 | 4.433 | 1,8% |
Bahia | 4.063.285 | 50.459 | 1,2% |
Ceará | 2.589.304 | 38.380 | 1,5% |
Distrito Federal | 752.203 | 24.259 | 3,2% |
Espírito Santo | 957.647 | 19.818 | 2,1% |
Goiás | 1.558.413 | 26.123 | 1,7% |
Maranhão | 2.253.378 | 28.143 | 1,2% |
Minas Gerais | 5.281.940 | 105.783 | 2,0% |
Mato Grosso do Sul | 745.690 | 19.583 | 2,6% |
Mato Grosso | 902.971 | 14.919 | 1,7% |
Pará | 2.514.779 | 23.845 | 0,9% |
Paraíba | 1.106.880 | 15.000 | 1,4% |
Pernambuco | 2.652.213 | 28.919 | 1,1% |
Piauí | 1.030.740 | 12.574 | 1,2% |
Paraná | 2.905.631 | 72.362 | 2,5% |
Rio de Janeiro | 4.072.530 | 51.329 | 1,3% |
Rio Grande do Norte | 1.036.173 | 15.217 | 1,5% |
Rondônia | 525.683 | 9.804 | 1,9% |
Roraima | 151.942 | 1.515 | 1,0% |
Rio Grande do Sul | 2.718.522 | 76.213 | 2,8% |
Santa Catarina | 1.688.682 | 27.064 | 1,6% |
Sergipe | 595.592 | 6.069 | 1,0% |
São Paulo | 10.729.290 | 211.375 | 2,0% |
Tocantins | 468.426 | 13.846 | 3,0% |
Brasil | 54.131.255 | 928.827 | 1,7% |
Alunos | Pública | Particular | ||
| Total | % | Total | % |
Com necessidades especiais | 716.560 | 1,5% | 212.267 | 2,7% |
Total de alunos | 46.412.193 | 100,0% | 7.719.062 | 100,0% |
A professora e chefe de gabinete da direção-geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), Maria da Glória de Souza Almeida, concorda com os desafios apontados, e acrescenta ainda que é necessário ir além de fornecer equipamentos e professores às escolas. “Não adianta ter recursos se não houver uma abertura para a criança deficiente. A Educação tem que ser acolhedora, humanística. Não importa se é uma criança com deficiência ou não”.
Adaptação curricular
Outro ponto importante, de acordo com Galery e Maria da Glória, é a questão curricular das escolas que atendem alunos portadores de necessidades especiais. Os dois concordam que a adaptação curricular deve ser mínima, alterando apenas a metodologia, e não o conteúdo que será ensinado aos alunos.
Para a professora Maria da Glória, os avanços são significativos, mas ainda há muito a ser discutido e melhorado. “Antigamente, tínhamos atalhos. Hoje, temos uma estrada, um caminho a seguir”, diz. “Os professores têm que estar preparados, ter critérios e metas definidas, e conhecer o alunado que têm nas mãos.”
Papel dos pais
A participação da família é essencial para o bom desempenho do aluno da Educação Especial, seja qual for a modalidade de ensino, de acordo com Maria da Glória. “A família tem que estar de mãos dadas com a escola. Se ela ampara, incentiva, o aluno tende a ter sucesso, esteja na escola regular ou especializada”, afirma.
Do total de alunos, 47,7% estudam em escolas regulares, 23,5% estão em escolas especializadas e 4,5% frequentam Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Censo 2010, entretanto, faltam informações sobre a modalidade de ensino de 24,3% dos estudantes. Assim, é impossível dizer qual é a modalidade com o maior corpo discente.
Para a professora do IBC, existem experiências positivas nas duas modalidades, e é fundamental que elas passem a trabalhar conjuntamente. “Não existe escola regular versus escola especializada”, diz. “Precisamos estar juntos nessa luta, para suprir as necessidades um do outro. A escola especializada pode ajudar com seu saber acumulado, e a regular, atendendo a todos que precisam”, opina.
Os dados mais recentes sobre o total de crianças com deficiências na população devem ser divulgados com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A contagem mais recente é do Censo 2000, ou seja, há uma defasagem de mais de uma década.
segunda-feira, outubro 31, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Escolas e prefeituras têm até dia 31 de outubro para garantir recursos do MEC
sábado, outubro 29, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Tema da redação do Enem é redes sociais
Tema da redação do Enem é redes sociais
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
segunda-feira, outubro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Estado de Alagoas recebe remessa recorde de livros didáticos
Mais de três milhões de livros serão enviados ao Estado pelo MEC; material já começou a ser entregue nas escolas e vale até 2014 |
segunda-feira, outubro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
O Brasil vai parar para marchar em Brasília
sexta-feira, outubro 21, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Audiência Pública do Conselho Municipal de Educação.
O objetivo dessa audiência é debater a educação em Campo Alegre, além de estabelecer metas a serem alcançadas posteriormente por este conselho.
Estiveram presentes nessa reunião a secretária municipal de educação Nadja Azevedo, o vereador Jura, a presidente do conselho professora Maria Nilda, e representantes das escolas do município de Campo Alegre.
Em tempo, o Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado, criado pela lei Municipal Nº 592 de de dezembro de 2010, é um órgão integrante da Secretaria Municipal de Educação e representativo da Sociedade Civil Organizada, no tocante a gestão democrática da educação, cuja finalidade é disciplinar o ensino público e privado do município de Campo Alegre, tendo caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, referente as políticas de educação do município.
O referido conselho funcionará com uma reunião mensal(2ª quarta-feira de cada mês) e com as comissões funcionando também com reuniões mensais(última quinta-feira de cada Mês) e quando necessário haverá reuniões extraordinárias.A audiência pública foi uma forma de divulgar o conselho para população conhecê-lo e saber suas atribuições.
FONTE:http://daviherculano.blogspot.com/
sexta-feira, outubro 21, 2011 | Marcadores: Educação |
MEC decide por aumento de carga horária diária na educação básica
O Ministério da Educação fechou as diretrizes da nova carga horária para a educação básica no Brasil. A pasta enviará ao Congresso projeto que aumentará, em média, uma hora por dia a jornada dos estudantes.
Atualmente, a legislação exige que os alunos tenham ao menos 800 horas anuais, em 200 dias letivos, numa média de quatro horas diárias.
A proposta é que a Lei de Diretrizes e Bases passe a determinar que o número de horas anuais suba para 1.000, nos mesmos 200 dias, aumentando para cinco as horas diárias. A determinação vale para as redes pública e privada.
A discussão foi lançada mês passado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, dias depois de os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostrarem que diminuiu a proporção de escolas públicas entre as tops do país.
Inicialmente, houve dúvida se haveria aumento do número de dias letivos ou das horas de ensino por dia.
Após reuniões com entidades representativas, o MEC entendeu que o aumento do número de dias esbarraria nas férias dos professores, que legalmente devem ter 30 dias de férias, mais 15 de recesso. Os feriados também dificultariam a implementação.
No início deste mês, o ministro afirmou que a pasta já tendia a optar pelo aumento da jornada diária. Faltava definir o quanto seria acrescido, o que foi definido em discussões nesta semana.
Em entrevista nesta quinta-feira à Folha, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, afirmou que o projeto a ser enviado ao Congresso vai dar um período para que as redes se adaptem.
Segundo Pilar, a ideia é encaminhar a proposta ao Legislativo em no máximo três semanas.
Infraestrutura adequada nas escolas melhora aprendizagem
Mais infraestrutura, melhores resultados
A construção de espaços como bibliotecas, laboratórios de ciências e computadores aumenta a pontuação dos estudantes em provas de linguagens, como mostra o estudoquarta-feira, outubro 19, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Senado aprova Pronatec; projeto segue para sanção presidencial
Por UOL
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
quarta-feira, outubro 19, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Valorização do educador passa por investimentos na carreira docente, diz especialista
terça-feira, outubro 18, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Cadastro irá mapear bibliotecas públicas em todo o Brasil
terça-feira, outubro 18, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Professores de Campo Alegre foram homenageados com grande festa oferecida pela Secretaria Municipal de Educação
O evento aconteceu na Escola Municipal Hildebrando Veríssimo Guimarães, com direito a sorteios de prêmios como notebooks, netbooks, câmeras digitais e outros, homenagem aos professores com um vídeo produzido pela organização, bebidas e petiscos, e um mega show com a grande Banda Time Machine.
A secretária de educação Nadja Maria Azevedo, agradeceu a presença de todos, e reiterou seu compromisso com a educação de Campo Alegre, que vem obtendo muito sucesso graças ao empenho de todos que fazem a SEMED, e aos guerreiros professores que vestem a camisa da boa educação.
segunda-feira, outubro 17, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments