Gestor escolar: pedagogo ou administrador?
Construir uma escola democrática, permitindo a participação de todos os funcionários na melhoria da qualidade de ensino, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e o Plano Nacional de Educação – PNE, é função do gestor escolar. É ele quem vai gerir os profissionais de educação para que a escola funcione e cumpra seu maior objetivo: a aprendizagem. Mas, será que para gerir uma instituição de ensino é preciso ter conhecimentos que vão além da Pedagogia?
De acordo com o administrador e consultor empresarial Werner Kugelmeier, a formação ideal para um gestor escolar é a Administração. Para ele, a escola se equipara a uma empresa e ter conhecimentos administrativos faz toda a diferença. “É por meio dessa formação que o profissional saberá como montar um modelo de gestão composto por elementos básicos: objetivos, estratégias, prioridades, recursos, pessoas, organização e, por último, monitoramento”, explicou.
A estrutura de uma escola, segundo Kugelmeier, também poderia ser comparada a de uma empresaria. “O administrador entraria como diretor, assumindo a posição maior. Ele ficaria responsável por gerir uma equipe de pedagogos, que assumiriam como coordenadores pedagógicos. Ou seja, o trabalho de gerenciar seria dado a profissionais preparados para tanto”, disse.
Ao contrário de Kugelmeier, a pedagoga e diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino da Editora Saraiva, Francisca Paris, acredita que a parte administrativa é importante, mas não é tudo. “A escola é uma organização que deve ter como fim o processo de aprendizagem. Caso essa meta não seja alcançada, de nada valem procedimentos administrativos”, afirmou.
A pedagoga explicou que um diretor deve ter conhecimentos básicos de administração para poder agregar à gestão escolar qualidades empresariais. “O diretor deve saber sobre gestão de pessoas, gestão da aprendizagem, gestão de procedimentos de formação de educadores, processos administrativos, legislação educacional, entre outros”, disse.
Já o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, Vitor Paro, é contra qualquer intervenção de outro profissional na gestão escolar, que não seja a do pedagogo. “O mais importante para dirigir uma escola é que a pessoa entenda de Educação. A parte administrativa qualquer um consegue fazer”, afirmou.
Segundo Paro, o diretor não tem grandes funções gerenciais. “Se a escola não funciona bem não é porque o diretor não sabe administrar, é porque não lhe dão condições de funcionamento”, disse. O professor acredita que gerir uma escola é completamente diferente de gerir uma empresa.
“Um mecânico, por exemplo, tem a matéria-prima e consegue moldá-la da maneira que quiser, porque ela não tem vontade própria. No caso do professor, o aluno só aprende se quiser. O educador tem que levar o aluno a querer aprender e esse trabalho não é simples. O trabalho do educador é um trabalho singular, completamente diferente de qualquer outro, por isso deve ser gerido de maneira própria”, explicou Paro.
A solução, proposta pelo professor, é a criação de uma direção colegiada. “Não existiria mais a figura única do diretor, que passaria a dividir sua função com três ou quatro coordenadores, dependendo da necessidade de cada escola. Esses profissionais seriam professores da própria escola”. Os coordenadores, segundo Paro, dividiriam funções como relacionamento com a comunidade e os professores e parte administrativa. “Eles seriam escolhidos por uma eleição e teriam um mandato de três ou quatro anos. Depois, voltariam a dar aulas”, disse.
Especialização
O profissional que deseja se especializar em gestão escolar tem a opção de fazer cursos de especialização a distância ou presenciais. O Blog Educação selecionou alguns. Confira!
Cursos a distancia
Pós-graduação em Gestão Escolar – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac
Carga horária: 360 horas
Objetivos: Formar especialistas em Gestão Escolar, propiciando as condições para o desenvolvimento de competências profissionais no que concerne às atribuições envolvidas nas funções de direção escolar de instituições públicas ou privadas de educação básica, incluindo educação profissional.
Informações: http://www.pos-ead.senac.br/c_geduca.asp
Gestão e inspeção escolar – PUC de Minas Gerais
Carga horária: 360 horas
Objetivos: Formar, atualizar, qualificar e aperfeiçoar especialistas na área de gestão, inspeção e supervisão educacionais, proporcionando ao profissional da educação formação humanística, articulando teoria e prática, através de conhecimentos básicos e necessários à melhoria da qualidade da ação educacional e escolar, subsídios teóricos e técnico-pedagógicos para uma atuação profissional responsável, além de desenvolver a capacidade de liderança e de gerar soluções frente aos desafios cotidianos.
Cursos presenciais
Gestão Educacional e Escolar – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
Carga horária: 450 horas
Objetivos: Formar educadores para atuação competente na gestão educacional e escolar, nos termos do artigo 64 da LDB 9394/96; subsidiar a construção e formação profissional de cada aluno como gestor educador; estimular a atitude de pesquisa para desvelar problemas da gestão escolar e buscar alternativas de solução e capacitar para análise e reflexão crítica sobre as políticas educacionais e seu reflexo na escola
Informações: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/4936
Pós-graduação em Gestão Escolar – Faculdade de Ciências da Bahia – Faciba
Carga horária: 495horas
Objetivos: oferecer aos profissionais que atuam com práticas educacionais, conceitos, técnicas e habilidades de gestão que permita reunir a desejada eficiência e eficácia educacional.
Por Luana Costa / Blog Educação
segunda-feira, outubro 29, 2012 | | 0 Comments
Games querem reconhecimento da escola
Nos anos 80, a educação formal fechou a porta violentamente “na cara” da televisão. Essa se tornou por muito tempo a inimiga pública do aprendizado. A cena foi se flexibilizando aos poucos, primeiro para os programas explicitamente educativos, como o Vila Sésamo. Posteriormente, num movimento recente e ainda em maturação, a educação percebeu que pode se apropriar da mídia, conseguir bradar um “hino de independência” e utilizá-la como aliada – o que tem sido chamado de educomunicação pela academia.
O relatório recente “Horizon Report on Education”, feito por um consórcio de empresas, mapeou como o universo dos games vem se relacionando com a educação formal nos Estados Unidos. Pelas conclusões obtidas, o game é a nova “televisão”, que busca espaço dentro da escola.
O investimento em produção de jogos por lá ultrapassou há alguns anos o orçamento do cinema – para se ter noção do tamanho do mercado.
O relatório apontou um aumento do uso de games no ensino superior, além do médio. Como na programação televisiva, games tido como educativos, criados por organizações não-governamentais e institutos, têm passe livre nas escolas. Jogos do tipo “simuladores”, por exemplo, são usados por 52% dos alunos de universidades americanas.
O que surpreende é que o uso de games nem tão educativos assim, como o popular Angry Birds, têm sido freqüente. Diversas escolas adotaram os pássaros irritados para o ensino da física. Por conta disso, a NASA se aproximou do desenvolvedor para criar novas versões que explorem outras teorias e que deixem as aves mais amenas (com o selo “educativo”) - “Angry Birds Space: The Red Planet” está pronto para ser lançado, com o tema do planeta Marte e suas peculiaridades.
A rede Games for Change, o maior grupo internacional que estimula interação entre disciplina escolar e games de temática social, chegou ao Brasil com selo da USP e coordenação do Prof. Dr. Gilson Schwartz . Há pilotos em diversos colégios paulistanos que colocam os estudantes no lugar de repórteres em áreas de conflito, por exemplo, e estimulam a pesquisa, entrevista e compreensão do contexto histórico.
A última fronteira no território dos games no Brasil diz respeito justamente à apropriação de sua criação pelo alunos. Uma educação não repetidora, que estimula a criatividade, tem no desenvolvimento de jogos (hoje algo simples, mas que requer lógica e raciocínio) um terreno extremamente fértil que pode aproximar a escola da atmosfera das start ups.
Aprender nem sempre é algo prazeroso ou divertido, é bom dizer. Mas a aproximação da escola da cultura do jovem, como no caso dos games, vem se mostrando um excelente antídoto contra a evasão – o mal que assombra a educação pública brasileira.
Aprendiz
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
Não há inovação sem investir na educação, diz professora
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, na zona sul da capital fluminense realizou nesta sexta-feira o segundo encontro do Seminário Desafios Educacionais com Foco na Inovação, para debater a educação do ensino básico até a pós-graduação. O encontro teve a participação de especialistas como educadores, jornalistas e empresários de diversas instituições ligadas ao ensino. Segundo a coordenadora do evento e professora titular da FGV, Fátima Bayma, um dos setores da educação mais delicados é o ensino fundamental, que necessita passar por grandes transformações. De acordo com Fátima, atualmente não há possibilidade de se inovar sem investimentos maciços na educação.
"Para qualquer processo de desenvolvimento de inovação, a educação é fundamental. Com esse foco foi desenvolvido o seminário, para saber quais as disciplinas precisam de mais ênfase e onde estão os gargalos. Um desses gargalos é a formação do professor, que é deixada sempre para depois, então temos que resolver o problema na base", disse a coordenadora.
De acordo com Fátima, a formação de professores foi relegada a segundo plano. "Um dos aspectos fundamentais é a formação de qualidade desse professor, além do acesso à informação e da conclusão, porque não basta ingressar na instituição de ensino, você tem que concluir o que começou. Nós ainda temos muito a lutar em relação à retenção de alunos", disse.
O evento discutiu os temas a contribuição de instituições tradicionais de ensino para uma educação de qualidade; a educação profissional no contexto de uma sociedade produtiva; o olhar empresarial voltado para a educação e a importância da divulgação da cultura brasileira no âmbito internacional.
A primeira edição do seminário ocorreu no mês de setembro. Participaram desta segunda edição do evento, o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque; o professor da FGV e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Néri; o jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier e o presidente da União Brasileira de Escritores de Nova Iorque (Ubeny), Domício Coutinho.
"Para qualquer processo de desenvolvimento de inovação, a educação é fundamental. Com esse foco foi desenvolvido o seminário, para saber quais as disciplinas precisam de mais ênfase e onde estão os gargalos. Um desses gargalos é a formação do professor, que é deixada sempre para depois, então temos que resolver o problema na base", disse a coordenadora.
De acordo com Fátima, a formação de professores foi relegada a segundo plano. "Um dos aspectos fundamentais é a formação de qualidade desse professor, além do acesso à informação e da conclusão, porque não basta ingressar na instituição de ensino, você tem que concluir o que começou. Nós ainda temos muito a lutar em relação à retenção de alunos", disse.
O evento discutiu os temas a contribuição de instituições tradicionais de ensino para uma educação de qualidade; a educação profissional no contexto de uma sociedade produtiva; o olhar empresarial voltado para a educação e a importância da divulgação da cultura brasileira no âmbito internacional.
A primeira edição do seminário ocorreu no mês de setembro. Participaram desta segunda edição do evento, o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque; o professor da FGV e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Néri; o jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier e o presidente da União Brasileira de Escritores de Nova Iorque (Ubeny), Domício Coutinho.
- Por Agência Brasil
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
Enem: aprenda a controlar a ansiedade e exercitar a concentração
Faltando pouco menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns candidatos decidem aprender tudo o que não viram durante o ano e mudam a rotina, impondo ao corpo árduos testes. Atitudes como redução nas horas de sono, pesadas sessões de estudo e privação de atividades de lazer atrapalham mais do que ajudam.
Veja a seguir o que merece um cuidado especial do estudante neste período pré-prova:
Concentração
Trabalhar a concentração é tarefa que começa antes da hora da prova. De acordo com o psicólogo especialista em cognição humana, Fernando Elias José, existem três tipos de exercícios que colaboram para aumentar a concentração do aluno para a prova. "São eles: os exercícios físicos, os de respiração e os exercícios simulados, semelhantes aos que são aplicados na prova", cita.
Trabalhar a concentração é tarefa que começa antes da hora da prova. De acordo com o psicólogo especialista em cognição humana, Fernando Elias José, existem três tipos de exercícios que colaboram para aumentar a concentração do aluno para a prova. "São eles: os exercícios físicos, os de respiração e os exercícios simulados, semelhantes aos que são aplicados na prova", cita.
Segundo o psicólogo, para exercitar a respiração corretamente, é preciso puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca e respirar mais devagar. Isso ajuda a pessoa a baixar o nível dos seus hormônios, fazendo com que ela raciocine melhor e se concentre mais. Exercícios físicos cooperam para um aumento da atividade cerebral, e, consequentemente, da concentração. Por último, responder a questões similares às da prova auxilia o candidato a se concentrar de maneira semelhante a que ele vai precisar na hora do exame.
Equilíbrio emocional
Todo o nervosismo que acompanha cada candidato, seja em maior ou menor intensidade, pode acarretar em um desequilíbrio emocional. "Essa situação ocorre devido a dois pontos: expectativa errada e alteração da rotina", explica o psiquiatra e professor de química do Anglo de São Paulo, Celso Lopes.
Todo o nervosismo que acompanha cada candidato, seja em maior ou menor intensidade, pode acarretar em um desequilíbrio emocional. "Essa situação ocorre devido a dois pontos: expectativa errada e alteração da rotina", explica o psiquiatra e professor de química do Anglo de São Paulo, Celso Lopes.
O primeiro caso é caracterizado por aqueles alunos que acreditam chegar na prova e conseguir resolver tudo, o que pode gerar frustração. Lopes tranquiliza os estudantes: "Se a cada quatro questões ele não souber como resolver uma, está tudo ok, é perfeitamente normal".
O segundo caso é relacionado a alterações no cotidiano do estudante, em virtude de se preparar para a prova. "Quem estuda demais, privando o corpo de necessidades fisiológicas, como o sono, por exemplo, sofre mais com o aumento de nervosismo e irritabilidade, que acabam resultando em um desequilíbrio emocional tanto antes como durante a prova", conclui Lopes. Se durante a prova o estudante sentir-se, por algum motivo, muito agitado ou frustrado por não conseguir resolver algumas questões, uma breve pausa para espairecer é o melhor remédio. "É melhor perder dois ou três minutos relaxando do que comprometer a prova inteira", diz Lopes.
Ansiedade
A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, presente em situações que antecedem algum tipo de perigo, seja ele real ou imaginário. É natural que muitos estudantes sintam um desconforto antes do Enem, em virtude da importância que o resultado na prova possa vir a representar, mas é crucial lidar com a ansiedade de maneira adequada. "Não dá para ter aquele pensamento clichê de que 'o aluno não pode ser nada ansioso'. A ansiedade é muita bem vinda até certo nível. Ele só precisa saber quando é que a ansiedade começa a atrapalhá-lo", atesta Elias. Segundo Lopes, "existe uma sigla de origem militar chamada PAON (pare, alimente-se, oriente-se e navegue) que é útil nesses momentos. Quando o aluno se encontra em uma situação de muita aflição durante a prova, é importante parar, respirar, comer uma barrinha de cereal, beber água ou ir ao banheiro e só depois voltar à prova", recomenda.
A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, presente em situações que antecedem algum tipo de perigo, seja ele real ou imaginário. É natural que muitos estudantes sintam um desconforto antes do Enem, em virtude da importância que o resultado na prova possa vir a representar, mas é crucial lidar com a ansiedade de maneira adequada. "Não dá para ter aquele pensamento clichê de que 'o aluno não pode ser nada ansioso'. A ansiedade é muita bem vinda até certo nível. Ele só precisa saber quando é que a ansiedade começa a atrapalhá-lo", atesta Elias. Segundo Lopes, "existe uma sigla de origem militar chamada PAON (pare, alimente-se, oriente-se e navegue) que é útil nesses momentos. Quando o aluno se encontra em uma situação de muita aflição durante a prova, é importante parar, respirar, comer uma barrinha de cereal, beber água ou ir ao banheiro e só depois voltar à prova", recomenda.
Relaxamento
O relaxamento colabora para manter o cérebro do aluno disposto para mais um dia de estudos ou provas. Não se trata de deixar de estudar ou priorizar momentos de lazer, mas sim na conciliação de ambos para uma rotina saudável. "Ter momentos de lazer, se divertindo com pessoas que sejam importantes na vida dele, contribui para o estudante não se estressar tanto e reduz a ansiedade pré-prova", conclui Elias.
O relaxamento colabora para manter o cérebro do aluno disposto para mais um dia de estudos ou provas. Não se trata de deixar de estudar ou priorizar momentos de lazer, mas sim na conciliação de ambos para uma rotina saudável. "Ter momentos de lazer, se divertindo com pessoas que sejam importantes na vida dele, contribui para o estudante não se estressar tanto e reduz a ansiedade pré-prova", conclui Elias.
O que evitar na véspera da prova
- Bebidas alcóolicas
- Mudanças bruscas na alimentação
- Alteração na rotina de sono
- Uso de medicamentos para aumentar a capacidade de memorização
- Sessões de estudo muito longas
- Bebidas alcóolicas
- Mudanças bruscas na alimentação
- Alteração na rotina de sono
- Uso de medicamentos para aumentar a capacidade de memorização
- Sessões de estudo muito longas
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.
- Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
Prêmio Professores do Brasil prorroga término das inscrições para dia 10 de novembro
O Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação – MEC, adiou a data de término das inscrições para o dia 10 de novembro, com o intuito de dar chance para mais professores inscreverem seus projetos.
A 6ª edição do concurso trouxe melhorias, entre elas, o aumento do valor da premiação, que passou de R$ 5 mil para R$ 7 mil; mudanças no formulário de preenchimento obrigatório para o professor; e a participação dos professores vencedores em dois programas da TV Escola, canal de Educação do MEC.
“Hoje, foi publicada a portaria de prorrogação no Diário Oficial da União. A atualização do hotsite do prêmio está sendo providenciada e, até o fim do dia, a página trará esta informação”, afirmou Flávia de Oliveira Silva, coordenadora da Coordenação Geral de Tecnologias para Educação – COGETEC do MEC.
Fique por dentro do Prêmio Professores do Brasil aqui no Blog Educação!
Com informações do Blog Educação
sexta-feira, outubro 26, 2012 | | 0 Comments
Enem: a uma semana das provas, o que fazer? O que levar? O que evitar?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.
Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia. Em seu site, o Inep publicou um guia com perguntas e respostas sobre o exame. O material traz as dúvidas mais frequentes dos estudantes relacionadas à preparação para a prova, aplicação e correção dos exames e divulgação dos resultados.
Terra
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
ESCOLA MIGUEL MATIAS PROMOVERÁ JOGOS INTERNOS 2012
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA – 29 de outubro
7:30 Chegada dos alunos à escola
e preparação para o início das atividades;
8:00 Passeio pelas principais ruas
da Cidade com o símbolo dos jogos internos 2012, (Fogo Simbólico);
9:00 Jogo de Futebol: Anjos do
recreio MM x
Professores;
10:00 Lanche
10:30 Abertura dos jogos internos
com apresentações rítmicas;
TERÇA-FEIRA – 30 de outubro
JOGOS CLASSIFICATÓRIOS
Turno
matutino: 7:30 às 11:45
Turno
vespertino: 13:00 às 17:15
Local: Campo
de Areia da Escola MM
Modalidade: Futebol Masculino
Turmas: 3ºs,
4ºs e 5ºs Anos Vespertino
Turno
matutino: 7:30 às 11:45
Turno
vespertino: 13:00 às 17:15
Local: Ginásio
da Escola MM
Modalidade: Queimado Feminino
Turmas: 3ºs,
4ºs e 5ºs Anos Vespertino
QUARTA-FEIRA – 31 de outubro
ATLETISMO (matutino e vespertino)
MODALIDADES
|
Salto à distância –
Masculino / Salto à distância – Feminino
|
Arremesso de peso Masculino
/ Arremesso de peso – Feminino
|
Corrida dos
|
Corrida dos
|
Parada
p/ Lanche
|
Revezamento
4/100 Masculino
|
Revezamento 4/100
Feminino
|
FINAIS DOS JOGOS
MATUTINO : 7:30
VESPRTINO : 13:00
Local: Campo
de Areia da Escola MM
Finais do
Campeonato de Futebol Masculino
Turmas: 3ºs,
4ºs e 5ºs Anos Matutino
Local: Ginásio
da Escola MM
Finais do
Campeonato de Queimado Feminino
Turmas: 3ºs,
4ºs e 5ºs Anos Matutino
Como escola incentivadora
da prática esportiva, importante instrumento de socialização, educação,
promoção de saúde, cooperação. A Escola de Educação Básica Miguel Matias –
realizará, no período de 29 de outubro a 01 de novembro de 2012, mais uma
edição dos Jogos Internos Estudantis. Por conseguinte, temos a honra de
convidar nossos alunos e, em especial, suas famílias a participarem conosco
dessa programação, fortalecendo a integração família-escola que tem sido a
marca de nosso processo educacional.
Alunos e professores realizarão um desfile às ruas da
cidade para dar abertura aos Jogos Internos 2012 da Escola Miguel Matias e promover
na semana da criança, atividades variadas e interessantes, visando dar a
criança oportunidade de lazer e sociabilidade educativa, valorização e
estimular a auto-estima, evidenciar direitos e deveres, através de jogos e
brincadeiras educativas.
Venha
participar você também!
quinta-feira, outubro 25, 2012 | | 0 Comments
MEC lançará Inglês sem Fronteiras
O Ministério da Educação – MEC vai lançar, até o fim do ano, o programa Inglês sem Fronteiras, destinado à melhoria da proficiência dos estudantes brasileiros na língua inglesa. O projeto pretende auxiliar 160 mil estudantes com a realização de testes e com a verificação do grau de conhecimento da língua. Os que tiverem melhor desempenho ganharão cursos presenciais.
O ministro Aloizio Mercadante explicou que a ideia é ajudar os alunos da rede pública a melhorarem seu desempenho no inglês, uma das maiores barreiras para os candidatos do programa Ciências sem Fronteiras.
Cotas
O Ministério ainda não definiu se o programa terá cotas para negros e egressos de escolas públicas. A primeira providência, de acordo com o ministro, é fazer um levantamento de quantos estudantes que vieram da rede pública e são negros foram beneficiados pelas bolsas. Como essa não era uma informação exigida nos formulários, os dados ainda não são precisos. Mercadante afirmou que, de acordo com um levantamento preliminar, um terço dos alunos contatados compõe esse perfil.
Saiba mais!
Ciências sem Fronteiras: programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A expectativa é de que, até 2014, 101 mil bolsas sejam distribuídas a estudantes brasileiros para graduação e pós-graduação no exterior.
Por portal Último Segundo.
Com informações do Blog Educação
Fortalecimento das escolas técnicas
O programa Brasil Profissionalizado, criado em 2007, busca fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A modernização e expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional – uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) – ocorre por meio de repasses de recursos do governo federal.
O dinheiro deve ser empregado em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores. Até o final de 2011, a previsão é de que tenham sido repassados cerca de R$ 900 milhões aos Estados que oferecem educação profissional de um total de mais de 1,7 bilhões de investimentos.
O programa leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, orçamento detalhado e cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados.
Como participar do programa
Os Estados e municípios interessados em aderir ao Brasil Profissionalizado devem assinar o Compromisso Todos pela Educação (Decreto n° 6094/97). Em seguida, o secretário estadual de educação ou secretaria afim devem formalizar à Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) sua intenção de participar do programa.
No mesmo documento devem constar o nome e o CPF dos responsáveis pela execução do Brasil Profissionalizado no Estado. Os dados são cadastrados no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle), plataforma em que são inseridos o diagnóstico, a elaboração do plano de expansão e melhoria da educação profissional e os projetos de infra-estrutura (Construção, ampliação ou reforma da unidade escolar).
O passo seguinte é solicitar à secretaria estadual um técnico para orientar a elaboração do diagnóstico e do plano que, finalizados, devem ser enviados para análise da Setec e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
As ações aprovadas pela Setec são encaminhadas para celebração de convênio com o FNDE ou para atendimento por assistência técnica.
Fonte:
Com informações do Blog da Professora Juraci
terça-feira, outubro 23, 2012 | | 0 Comments
Entrega de propostas para melhorar ensino médio foi adiada pelo Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed decidiu adiar a apresentação de propostas para melhorar o ensino médio. Depois de três reuniões ordinárias sobre o assunto, o Consed definiu que precisa de mais tempo para apresentar novas propostas.
Segundo dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, houve uma estagnação nessa etapa de ensino – o índice saltou de 3,6 para 3,7, mas considerando apenas a rede pública, permaneceu estagnado em 3,4. Os secretários acreditam que até dezembro deste ano as propostas serão entregues.
“O processo não é simples, não é apenas um ou dois itens que precisamos reorganizar. São mais de dez temas”, disse Eduardo Deschamps, secretário de Educação de Santa Catarina. “Esse é um trabalho a ser feito pelos secretários junto com o Ministério da Educação – MEC“, completou.
O MEC estuda alterar a forma de avaliação do ensino médio, trocando a Prova Brasil, que é amostral, peloExame Nacional do Ensino Médio – Enem. De acordo com Deschamps, os secretários estaduais apoiam uma avaliação censitária do ensino médio e aguardam a conclusão do estudo técnico, preparado pelo governo para avaliar os efeitos de uma possível mudança da fórmula. Uma das preocupações é não perder a série histórica.
Durante encontro com secretários, o ministro Aloízio Mercadante defendeu uma maior integração entre as disciplinas do ensino médio. Ele também destacou que o governo federal deve adquirir tablets para professores da rede pública.
Com informações da Agência Estado.
Saiba mais!
Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed: associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover a integração das secretarias estaduais de Educação, visando ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.
Exame Nacional do Ensino Médio – Enem: exame aplicado anualmente pelo Ministério da Educação, que visa selecionar estudantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais. Até 2008, sua função era apenas a de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país.
Com informações do Blog Educação
Aluna do blog Diário de Classe incentiva manifestações em prol da educação
A estudante Isadora Faber, de 13 anos, criadora da página Diário de Classeno Facebook, convidou alunos, pais, professores e funcionários de escolas públicas de todo o País a enviarem, nesta segunda-feira, 22, emails com denúncias sobre o estado precário de suas instituições ao Ministério da Educação (MEC) e às secretarias municipais e estaduais. "Vamos mostrar a eles que não estamos satisfeitos com a situação da educação no Brasil e queremos mudanças", diz a estudante em um de seus posts.
Intitulada como o Dia do basta, a mobilização surgiu por sugestão de um dos 344 mil seguidores do Diário de Classe. Além da indicação dos problemas, Isadora pediu também que seus leitores enviassem sugestões de solução para as dificuldades que enfrentam. "Se é professor e acha que tá ganhando pouco, faz igual a professora que mostrou o contracheque, tira uma fotografia e manda.
Alunos que vem os problemas da escola também pode fazer isso, tira uma foto dos problemas e manda. Isso é o mínimo que cada um de nós podemos fazer pela educação", disse a adolescente. Intitulada como o Dia do basta, a mobilização surgiu por sugestão de um dos 344 mil seguidores do Diário de Classe. Além da indicação dos problemas, Isadora pediu também que seus leitores enviassem sugestões de solução para as dificuldades que enfrentam. "Se é professor e acha que tá ganhando pouco, faz igual a professora que mostrou o contracheque, tira uma fotografia e manda.
Segundo a estudante, hoje seria um dia em que todos que atuam junto ao ministro Aloizio Mercadante teriam de trabalhar bastante. "Vamos mandar fotos de tudo que acharmos que está errado. Eles nunca mais vão poder dizer que não sabiam", afirma.
Contatado pela reportagem, o MEC disse não ter recebido denúncias por email nesta segunda-feira. A assessoria de imprensa da pasta afirmou que assim que recebidas, as denúncias serão acolhidas e analisadas como normalmente são. Os cidadãos podem contatar o Ministério pelo telefone 0800-616161 ou pelo formulário Fale conosco existente no portal do MEC.
Tomando a estudante catarinense como exemplo, alunos de todo o Brasil têm criado páginas semelhantes ao Diário de Classe. Nelas, eles registram, por fotos e textos, uma série de dificuldades estruturais de suas escolas. Entre os problemas apontados estão carteiras quebradas, banheiros sem porta, salas de aula abandonadas, reformas inacabadas e a constante ausência de professores.
Atualmente, há dezenas de páginas semelhantes, com denúncias de instituições públicas espalhadas pelo Brasil. Abaixo, uma lista com os "diários de classe" encontrados, indicados pelo nome da escola a que se referem.
EEEM Alexandre Zacarias de Assunção - Belém, PA
Escola Tenente Rêgo Barros - Belém, PA
Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão - São Luís, MA
Centro de Ensino Governador Edison Lobão - São Luís, MA
Escola Estadual de Ensino Médio Profº Pedro Augusto Porto Caminha - João Pessoa, PB
Escola Estadual Maria Zeca de Souza - Massaranduba, PB
Escola João Batista de Vasconcelos - Tacaratu, PE
Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima - Maceió, PE
Colégio Estadual Bolívar Santana - Salvador, BA
Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira - Salvador, BA
Colégio Estadual Roberto Santos - Salvador, BA
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães - Itamaraju, BA
Centro de Ensino Médio 02 do Gama - Brasília, DF
Escola Municipal Carlos Rodrigues de Melo - Tiradentes, MG
EEEFM Coronel Gomes de Oliveira - Anchieta, ES
Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch - Rio de Janeiro, RJ
EMIEF Marisa Lapido Barbosa - Taubaté, SP
Escola Estadual Cardoso de Almeida, Botucatu, SP
Escola Estadual Roque Savioli - Cotia, SP
Escola Estadual Dr. Washington Luis - Mogi das Cruzes, SP
Escola Estadual Professora Emília Anna Antônio - Guarulho, SP
Escola Estadual São Paulo - São Paulo, SP
Escola Estadual Luiz Gonzaga Pinto e Silva - São Paulo, SP
EEB José Boiteux - Florianópolis, SC
Escola Villa Lobos - São Leopoldo, RS
Por Estadão
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
Fisioterapeuta adapta contos para trabalhar diferenças em aula
Alice no País da Inclusão, Aladown e a Lâmpada Maravilhosa, Branca Cega de Neve. Sim, você conhece essas histórias, mas com títulos diferentes. Inspirado em famosas fábulas infantis e na experiência de 13 anos trabalhando com crianças com deficiência, o fisioterapeuta Cristiano Refosco decidiu criar a própria coleção. Nesta terça, às 19h, ele lançará em Porto Alegre a coletânea Era uma Vez um Conto de Fadas Inclusivo, com 11 livros infantis dedicados ao tema.
"Meu objetivo foi criar uma ferramenta que pudesse aproximar o universo das crianças com deficiência ao daquelas sem deficiência, adaptando os contos para essa realidade. Não sou ilustrador, mas foi sugerido que eu ilustrasse os livros para ter a visão de alguém que trabalha diretamente com essas crianças", relata o fisioterapeuta, que acabou fazendo os desenhos.
Cada livro tem, em média, 20 páginas. Os volumes contaram com o aval do Ministério da Cultura para a captação de patrocínio. Segundo Refosco, apesar de retratarem situações fortes relacionadas aos tipos de deficiência, a inspiração para os contos saiu de histórias com personagens humanos, e tratam essas adversidades de forma leve, com naturalidade. "Elegi os contos mais populares, comoAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve, para fazer as adaptações. Os personagens que são obrigados a lidar com a deficiência, mas de uma forma natural, foram inspirados em pacientes meus", destaca.
Na versão Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha, as dificuldades da protagonista em seu percurso pela floresta fazem com que uma figura inesperada ajude-a, e em Branca Cega de Neve, o olfato superdesenvolvido da personagem altera o desfecho da trama.
Conflitos psicológicos também são explorados nos contos. Em O Segredo de Rapunzel, a jovem das longas tranças "tem medo de que, quando o príncipe encontrá-la pessoalmente, não a queira, em função de sua deficiência", explica o autor.
Com o projeto aprovado junto à Lei de Incentivo à Cultura, Refosco e seus colaboradores foram atrás de patrocinadores que pudessem ajudá-los a captar os R$ 218 mil necessários para lançar a coleção, que também conta com um CD com a audiodescrição das histórias. Com o valor angariado em parceria com as empresas Savar (revendedora de automóveis), AGCO (de equipamentos agrícolas) e Banrisul Serviços (do banco estadual gaúcho), o fisioterapeuta lança a coleção com a intenção de transformá-la em material didático.
"Não temos nada fechado ainda, mas minha intenção é fazer acordos com as escolas para que os professores apresentem essas histórias aos seus alunos. Mesmo com as crianças sendo o público-alvo, a coleção também faz os alunos pensarem, pois as histórias mexem com questões presentes no imaginário de todos nós", destaca.
O lançamento será na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
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