BAÚ DA MIGUEL
domingo, maio 17, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
ÉÉÉÉÉÉÉÉ.............15!!!!!
Valeuuuuuuuu!!!
domingo, maio 17, 2009 | Marcadores: Educação |
Remando contra a maré
A idéia dos organizadores é de que a qualidade da educação é um conceito amplo, que envolve muitos aspectos, desde o aprendizado, passando pelas condições do prédio e das salas, até as relações entre as crianças, dos adultos com as crianças, e da instituição com as famílias.
domingo, maio 17, 2009 | Marcadores: Educação |
MOMENTO PEDAGÓGICO
...Saber planejar
O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades – senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. “Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso”, diz. “Ensinar requer intencionalidade e sistematização.” O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.
Planejar requer:
• Pesquisar sempre;
• Ser criativo na elaboração da aula;
• Estabelecer prioridades e limites;
• Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
• Ser flexível para replanejar sempre que necessário.
Leve sempre em conta:
• Os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
• O conteúdo de cada série;
• Os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
• As condições objetivas de trabalho.
Com base nisso, defina:
• O que vai ensinar;
• Como vai ensinar;
• Quando vai ensinar.
• O que, como e quando avaliar.
Revista Nova Escola – dezembro de 2003
O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra.
domingo, maio 17, 2009 | Marcadores: MOMENTO PEDAGÓGICO |
13 DE MAIO DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
quarta-feira, maio 13, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
PROFESSOR DESTAQUE
terça-feira, maio 12, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |
ALUNOS DE CONTRATURNO ABRILHANTAM FESTA DAS MÃES
domingo, maio 10, 2009 | Marcadores: SLIDES | 0 Comments
BAÚ DA MIGUEL
domingo, maio 10, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
18 de Maio - Dia de luta contra o abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes
domingo, maio 10, 2009 | Marcadores: Educação |
FELIZ DIA DAS MÃES
PROFISSÃO MÃE
Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão. Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou.
"Sou mãe".
"Nós não consideramos "mãe" um trabalho". Vou colocar "Dona de casa", disse o funcionário friamente.
Qual é a sua ocupação?
Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente? Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta. Quando cheguei em casa, com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos,outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz. Senti-me triunfante!
Maternidade... que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". As bisavós: "Doutora- Executiva- Sênior". E as tias: "Doutora - Assistente". Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras. Doutoras na Arte de fazer a vida melhor !!!
10 de maio 2009 – FELIZ DIA DAS MÃES!
ALUNAS DE CONTRATURNO SE APRESENTAM NAS ESCOLAS PADRE CÍCERO E JOÃO PAULO II
domingo, maio 10, 2009 | Marcadores: Educação |
Escola Municipal José Correia realiza festa para as mães.
sexta-feira, maio 08, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
A ESCOLA MIGUEL MATIAS APLICA PROVINHA BRASIL
O teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta. Há também três questões escritas para verificar a habilidade de escrever palavras e frases.
Os testes, na Miguel, serão aplicados e corrigidos pelas coordenadoras Aldenize e Elisângela a partir do Guia de correção, que faz as orientações de como corrigir os testes e de como interpretar os dados. Os resultados de cada turma serão coletados e agregados para se ter um panorama da escola e de toda rede municipal.
sexta-feira, maio 08, 2009 | Marcadores: Educação |
Escola Municipal Padre Cícero realiza dia de Beleza para as mães
sexta-feira, maio 08, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES |
Piores escolas no Enem têm 60% dos alunos
No país, há 598,7 mil jovens que estudaram em colégios que ficaram abaixo da média nacional; pior situação é das públicas estaduais
Escolas que estão abaixo da média nacional do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) concentram 60% dos estudantes que fizeram a prova. Em números absolutos, são 598,6 mil alunos que se formaram em colégios de baixa qualidade.
Os dados foram tabulados pela Folha, com base nos dados do Ministério da Educação.
Numa escala de até 100 pontos, a média ficou em 49,45. Ficaram abaixo do patamar 11.932 escolas (do total de 19.117).
O Enem é uma prova optativa para alunos que se formam no antigo colegial. O exame, com testes e redação, prioriza o raciocínio frente a situações-problema (por exemplo, uma questão que aborda a melhor forma de vencer o jogo-da-velha). O modelo é diferente de vestibulares, que cobram conteúdo específico do currículo.
A prova é utilizada como parte da seleção de calouros para universidades e para concessão de bolsas de estudo em universidades privadas pelo Prouni (programa federal que beneficia alunos da rede pública).
Assim, nota baixa no Enem significa mais dificuldades para ingressar no ensino superior.
Também aponta problemas na educação oferecida nas escolas.
João Cardoso Palma Filho, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação e professor da Unesp, afirma que o dado traz um aspecto positivo, pois 40% dos alunos estão em escolas acima da média.
"Não é tão ruim, mesmo porque aumentou bastante o número de alunos no ensino médio nos últimos anos, a maior parte oriunda do ensino fundamental público. Mas claro que precisaria melhorar", disse.
Ele afirma que, nas escolas de ensino médio de pior qualidade, problemas como a falta de professores e o desinteresse dos alunos, em razão do foco específico no vestibular, prejudicam a aprendizagem.
"A melhora passa por uma necessidade de rever o currículo, não focalizá-lo só no vestibular, melhorar a formação dos professores, a estrutura, com bons laboratórios, por exemplo, e tentar diminuir a evasão, oferecendo disciplinas de caráter técnico profissionalizante."
Problemas na estrutura apareceram, por exemplo, no pior colégio público da capital paulista (escola estadual João Ernesto Faggin). Os alunos reclamam que não têm acesso livre à biblioteca e à sala de informática e que faltam docentes.
A Secretaria da Educação do governo José Serra (PSDB) diz que a unidade está passando por reforma e que as salas de leitura devem ficar abertas.
Problema nas públicas
Os piores resultados aparecem nas escolas públicas mantidas pelos Estados: 73,4% dos seus alunos estudaram em colégios abaixo da média. Na rede particular, a taxa foi de 2,4%. O melhor desempenho apareceu na rede federal (1,9%).
O presidente do Inep (instituto do MEC responsável pelo exame), Reynaldo Fernandes, afirmou que vai analisar os dados, pois o órgão priorizou os resultados por escola, e não análises globais do sistema.
Fonte: Folha de S. Paulo, 30/4/2009
quinta-feira, maio 07, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Coleta de dados sobre a educação básica começa no dia 27
O censo escolar é realizado no Brasil desde 1932. O questionário, preenchido em papel, não trazia informações individualizadas dos alunos. “Hoje, o Educacenso traz o endereço do estudante, quem são seus pais e o rendimento escolar, além de uma radiografia dos professores”, explica Maria Inês Pestana, diretora de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Todas as unidades de educação básica são obrigadas a enviar on-line os dados de creches e escolas do ensino médio. “O Educacenso é fundamental para o diagnóstico da educação brasileira e para a formação de políticas educacionais. É a base de todos os programas do Ministério da Educação e do cálculo do Ideb”, ressalta Maria Inês. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. É calculado de acordo com o rendimento escolar e das taxas de aprovação.
Até o fim de novembro, os dados finais do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 devem ser publicados. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos. A partir do dia 27, a página do Educacenso estará acessível para a migração dos dados.
Fonte:http://portal.mec.gov.br/
quinta-feira, maio 07, 2009 | Marcadores: Educação |
ALUNOS DA EJA COMEMORAM O DIA DO TRABALHADOR COM TORNEIO DE FUTSAL
quinta-feira, maio 07, 2009 | Marcadores: Educação |