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TURMA DE 5º ANO DESENVOLVE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO


A professora Ivanilda depois de ouvir alguns relatos dos seus alunos, e neles ficou claro que boa parte das crianças não gostava ou não tinha o hábito de consumir frutas, muitos não sabia o valor nutritivo que cada fruta contem. Partindo dessa necessidade a turma foi dividida em equipes, onde buscaram informações sobre o valor calórico das frutas, sobre os sucos e suas vitaminas e a importância de introduzir frutas na alimentação diariamente. As fontes de pesquisas foram revistas, jornais, livro didático e outras fontes.

A ESCOLA MIGUEL COMBATE O STRESSE




15 DE ABRIL DE 2009

O recreio da Miguel é o período onde professores e alunos descançam e se divertem, a direção acredita como um dos momentos mais importantes da escola, segundo ela, os professores recarregam a bateria, é meia hora de interação com os colegas, pois os professores são dispensados do recreio, sendo de responsabilidade da direção de coordenar o entretenimento dos alunos. A diversão é sempre acompanhada por diversas músicas, reproduzidas no aparelho de DVD, as ondas sonoras ficam por conta de uma caixa acústica de qualidade. Sendo assim o stresse é reduzido, proporcionando à professores e alunos um melhor processo de ensino aprendizagem.


BAÚ DA MIGUEL

15 de abril de 2009
Eita quadrilha arretada, sô!!! Na Miguel é só alegria, no período junino, todos se envolvem nos festejos. Os professores são os mais animados. O blog hoje traz o registro dos festejos juninos, ainda na gestão da diretora Fátima, que sempre participou dos eventos com muita desenvoltura e cumplicidade. Por falar nisso, vocês já notaram o look do noivo?que noiva arrumada! Bem o casal tá bonito e elegante.
Aproveitando o momento para avisar que esse ano iremos resgatar a alegria das festas juninas da Miguel, contamos com a sua presença!

A MELHOR E A PIOR NOTA DO IDEB NAS SÉRIES INICIAIS



De um lado, alunos que recebem acompanhamento individual e contam com aulas de flauta, informática, inglês e capoeira no turno contrário. Do outro, um colégio que sofre com o abandono e já registrou até mesmo uma tentativa de estupro dentro da unidade. Essa é a realidade das duas escolas que registraram a melhor e a pior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2007 (Ideb) para as séries inicias do ensino fundamental: a Escola Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida, em Santa Fé do Sul (SP) e o colégio Ruy Paranatinga Barata, de Belém (PA).
A escola de Santa Fé, cidade com 30 mil habitantes, atende alunos da pré-escola 4ª série do ensino fundamental. No Ideb de 2005 apresentou nota bem abaixo da média das outras unidades da rede municipal: 2,6. Em 2007, a nota foi 8,6, a maior da rede pública de ensino do país nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a diretora do colégio, Odete Stefanoni, foi a mobilização de todos que reverteu o quadro.

A gente não esperava, a ficha ainda não caiu. Foi uma choradeira conta. Não foi um trabalho inovador, mas foi de equipe, de união. Nós tínhamos que melhorar e o diferencial foi o comprometimento, acredita. Odete acredita que a nota baixa foi algum erro de apuração do ministério. Mas já que a gente não ia mudar, fomos atrás para melhorar, justifica.

Um dos princípios da escola é o atendimento individual do aluno. A escola conta com quatro professores de apoio que acompanham os estudantes com mais dificuldade. No turno contrário aula, os alunos com baixo rendimento fazem reforço duas vezes por semana durante quatro horas. Essas crianças são acompanhadas de perto para a gente ter esse retorno, explica. Outro diferencial são as atividades extra-classe oferecidas como informática, dança, capoeira, canto, inglês e futsal.

Já no colégio Ruy Paranatinga Barata, em Belém, a diretora Léa Gomes Miranda, denuncia os problemas estruturais que há mais de uma década são sentidos pela instituição. Ela diz que ficou surpresa com a nota da escola, que foi 0,1. Segundo Léa, em 2006 quando ela assumiu a direção, a escola estava com o fornecimento de água e luz cortados.

Encontrei a escola com o nome mal visto lá fora, diz, lembrando que houve até uma tentativa de estupro dentro da unidade. Tudo isso refletiu no resultado, afirma. Miranda diz que o quadro já está sendo mudado, com o estímulo participação da família e atividades extra-classe. Ficamos muito tristes com o resultado, mas as mudanças já estão acontecendo e na próxima avaliação já teremos outros números, espera.
Para a secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Silva, as diferenças entre os resultados do Ideb nas escolas é o retrato das desigualdades do Brasil.
O que o governo federal tem que fazer são políticas que compensem essas desigualdades. Por isso que o Ideb é bom, para conhecermos as escolas e as cidades mais fracas e levar para elas mais políticas, mais recursos e mais projetos. Mas também conhecer os bons projetos e fazer com que eles ganhem visibilidade para que as outras cidades e escolas aprendam com quem tem dado conta do recado, avalia.

Postado no dia 20 de junho de 2008 no site:http://portal.rpc.com.br

COMENTÁRIO DO BLOG
A secretaria de Educação de Campo Alegre, mais uma vez mostra sua preocupação em oferecer educação de qualidade. Enquanto secretários de algumas cidades alagoanas aproveitaram o encontro de secretários que aconteceu em Maceió no período de 23 a 27 de março , principalmente aqueles onde os índices do IDEB caíram, para buscar junto aos técnicos do MEC ferramentas para aumentar o seu IDEB, Campo Alegre já executava muitas das ações propostas, como o atendimento individual (reforço), atividade extra salas(contraturno), formação para todos os segmentos educacionais, ofertando proletramento de português e matemática para os professores e coordenadores das séries iniciais, convênio com a uneal e acima de tudo valorizando os professores, que recebem o segundo maior salário do Estado de Alagoas sendo referência para os demais municípios .

Portanto a secretaria esta fazendo a sua parte, são ações que geram uma certa obrigatoriedade nas escolas em vestir a camisa e lutar por resultados melhores, que com certeza virão, vamos convidar a família para que marche junto com as escolas, por uma educação pública melhor.

Novidades no transporte escolar


Terça-feira, 14 de Abril de 2009



Na semana passado o governo federal anunciou que o valor per capita repassado para financiar o transporte escolar recebeu um aumento de 8%. O valor mínimo passou de R$ 81,56 para R$ 88,13 e o máximo, de R$ 116,36 para R$ 125,72. Com essa mudança e a extensão do programa para os estudantes do ensino médio e da pré-escola, o orçamento do programa para 2009 cresceu quase 60% em relação ao ano passado, chegando a R$ 478 milhões.

O site do FNDE anuncia que mais de quatro milhões e oitocentos mil alunos da rede pública de educação básica que moram em áreas rurais serão beneficiados este ano com recursos do Programa. No ano passado, o programa atendeu 3,4 milhões de estudantes do ensino fundamental.


Em 2009, com a Medida Provisória nº 455, foi ampliado para toda a educação básica, passando a contemplar também os alunos do ensino médio e da pré-escola.As normas estão estabelecidas na Resolução nº 14 de 8 de abril de 2009, que estabelece os critérios e as formas de transferência de recursos financeiros do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

A extensão do atendimento para toda a educação básica é uma conseqüência da mudança constitucional de 2006, que ampliou a abrangência da utilização dos recursos do salário-educação, fonte financiadora do programa de transporte escolar.

O reajuste é bem vindo, mas ainda é insuficiente para equilibrar as finanças municipais.Novidade mesmo é o que podemos ler no artigo 9º da referida resolução. Nele consta um conjunto de dispositivos que pressionarão os estados a repassarem aos municípios os recursos recebidos pelos seus alunos da área rural, que são efetivamente transportados pelas prefeituras.Até hoje é uma questão do regime de colaboração mal resolvida. Em muitos estados o que prevalece é um jogo de empurra-empurra, jogando nas mãos das prefeituras responsabilidades sem a devida contra-partida financeira.Veja abaixo o teor do artigo 9º.

Art. 9º Aos estados, em conformidade com o art. 2º, § 5º, da Lei nº 10.880/2004, é facultado autorizar o FNDE a efetuar o repasse do valor correspondente aos alunos matriculados nos estabelecimentos estaduais de ensino diretamente aos seus respectivos municípios.

§ 1º O repasse, quando autorizado na forma estabelecida no caput deste artigo, deverá ser feito exclusivamente para o município onde está sediado o quantitativo de alunos estaduais indicado pelo Censo Escolar.

§ 2º A autorização prevista no caput deste artigo não prejudica a transferência dos recursos devidos pelo estado aos municípios em virtude do transporte de alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino estaduais nos municípios, nos termos do Inciso VII do art. 10 da Lei nº 9.394/1996.

§ 3º A autorização para o repasse dos recursos diretamente aos municípios deverá ser formalizada, mediante ofício ao FNDE, até o décimo dia útil do mês de março, exceto em 2009 que deverá ser formalizada em até 30 (trinta) dias contados da publicação desta Resolução.

§ 4º A forma de repasse autorizada no parágrafo anterior somente poderá ser revista no exercício subseqüente ao da autorização.

§ 5º A autorização de que trata o caput somente poderá ser efetivada quando se destinar à totalidade dos municípios do estado, que apresentarem matrícula no censo escolar de alunos abrangidos por esta Resolução.

§ 6º Mediante justificativa, com anuência dos municípios e prévia autorização do FNDE, o procedimento previsto no parágrafo anterior poderá ser, excepcionalmente, autorizado para parte dos municípios do estado.

§ 7º Os estados que não formalizarem a autorização prevista no caput deste artigo deverão executar diretamente os recursos financeiros recebidos, ficando vedado o repasse, a qualquer título, para outros entes federados.


http://rluizaraujo.blogspot.com/

CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS DA MIGUEL E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO(23/12/2008)

PROFESSORA DESTAQUE


A escolhida da semana é a professora Valderez que faz da sua prática uma verdadeira arte, em sala sua postura é persuasiva, criativa, motivadora e de liderança, características, essas, essenciais no bom profissional da educação e que devem ser trabalhadas para se alcançar o sucesso no processo ensino aprendizagem. Sendo assim jamais poderíamos negá-la o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE!

BAÚ DA MIGUEL





A Miguel realmente é show de bola, olha o que aprontou essa equipe, em comemoração ao dia do circo, ninguém sabe de que ano, se caracterizaram de personagens circenses, a professora Selma que confessou que seu sonho de infância era ser rombeira, que graças a Deus não se concretizou, pois assim perderiamos uma das melhores professoras do município, e cá pra nós, ela não leva o menor jeito, sim mais voltando a comemoração, ela dublou e dançou, sempre acompanhada de perto por essa equipe super animada.

Registramos mais uma vez a irreverencia do professor Dinho que tantos momentos alegres proporcionou a essa instituição, ressaltamos ainda que as portas sempre estarão abertas para quem faz escola com a sua alegria.

SECRETÁRIA DIZ QUE MELHORAR A EDUCAÇÃO É UM DESAFIO DE TODA SOCIEDADE



Hoje 13 de abril de 2009, diretores e coordenadores foram convidados pela secretaria de educação, para juntos planejarem metas e estratégias que poderão mudar os rumos da educação pública no município . Sob a coordenação da Secretária Nádja a reunião centrou-se no debate, onde os gestores puderam de forma democrática e consciente, opinar e contribuir com os assuntos pautados pela equipe da SME. Os últimos resultados dos exames do MEC comprovam e afirmam, o avanço da nossa educação, atingimos índices projetados só para 2011, sendo esse resultado fruto do trabalho sério e competente de todos que fazem educação em Campo Alegre.
Segundo a secretária toda sociedade dará as mãos para melhorar ainda mais os nossos números no IDEB. Desde já esse humilde blog inicia uma campanha pela adesão de todos na melhoria dos resultados do IDEB.

VEJA A PAUTA ABAIXO

BAÚ DA MIGUEL



09 de abril de 2009

O baú traz o registro da semana da árvore na Escola Miguel Matias(Monsenhor Benício Barros Dantas), na gestão da Professora Cristina, acompanhada pelas professoras: Damiana, Gidelma, Marilene e Rosielma e a aluna Leidiane, essa foto registra o estilo próprio da época, a nossa escola agradece o empenho dessas guerreiras que ajudaram a escrever a história dessa instituição.

O cartaz na parede está datando 21 de setembro de 1991. A banda Alta Voltagem, animava as festas da cidade, sua presença em nossa cidade era quase cotidiana, merecendo assim na nossa concepção o título de banda cidadã honorária.

Obs.: Pedimos a todos que colaborem com o nosso baú, nos enviando fotos, para que assim possamos documentar e divulgar os fatos marcantes da Escola.







A ESCOLA MIGUEL MATIAS LHE DESEJA UMA FELIZ PÁSCOA

PÁSCOA NA MIGUEL

08 de abril de 2009


A escola Miguel Matias viveu hoje um momento mágico. A comemoração da Páscoa emocionou a todos, professores ofertando guloseimas de chocolate ao alunado. Sem falar nas brilhantes apresentações, a turma da Professora Patrícia, dramatizou algumas canções para as demais, com a finalidade de transmitir otimismo, amor, paz e também o senso de responsabilidade para que todos possam viver o verdadeiro sentido desse tempo privilegiado.Logo após as apresentações os alunos foram convidados a participar de um bingo, onde as premiações eram ovos de chocolate.







Comemoração do dia do professor e do funcionário público 2008


BARRA DE SÃO MIGUEL

Novas diretrizes para planos de carreira

07 de abril de 2009
No último dia 2 de abril a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer 09/2009, que trata da revisão da Resolução CNE/CEB nº 3/97, que fixa Diretrizes para os Novos Planos de Carreira e de Remuneração para o Magistério dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.O parecer foi aprovado por unanimidade pela CEB e segue para homologação do Ministro da Educação. A autora do parecer foi a professora Maria Izabel Azevedo Noronha.Esta decisão servirá de guia para que estados e municípios adéqüem seus planos de carreira às mudanças constitucionais e legais ocorridas após 1997, data da última resolução sobre o assunto.A relatora foi feliz ao principiar o texto lembrando algo fundamental neste debate. Ela afirmou que o “ofício do professor não é parte de uma engrenagem, mas é único, humano, e, como tal, precisa ser apoiado e reconhecido’. Este, sem nenhuma dúvida, deve ser o ponto de partida quando um ente federado se disponha a revisar um plano de carreira. O objetivo deve ser a valorização do magistério e não o enxugamento da máquina ou a retirada de direitos.Ocupa várias páginas do parecer uma argumentação jurídica acerca da necessidade de revisar os planos e sobre a competência do Conselho Nacional de Educação em estabelecer diretrizes. Esta argumentação se faz necessária diante da ofensiva dos governadores que ingressaram no STF questionando justamente a legalidade da união legislar sobre matéria relativa a servidores públicos.Também mereceu preocupação do texto a tentativa de muitos gestores de excluir dos planos os profissionais da educação infantil.É verdade que existem pontos defendidos pelo parecer que depois não são incorporados textualmente na proposta de resolução. É uma forma de chamar a atenção para determinadas necessidades e em seguida reconhecer a dificuldade política de impor determinadas regras na Resolução. Um desses casos diz respeito ao estabelecimento de um número máximo de alunos por turma, dispositivo essencial para viabilizar condições de trabalho para o magistério e condições adequadas de aprendizagem para os educandos. No parecer aparece uma proposta interessante e bem detalhada, mas no texto da resolução optou-se pela generalização, o que não garante qualquer mudança no quadro de superlotação.Tratamento diferente a relatora deu a tentativa de exclusão dos profissionais da educação infantil, plenamente contemplados no texto resolutivo.
Resumo e comentários sobre os principais aspectos da proposta de resolução, o que obviamente não substitui que cada gestor, sindicalista ou professor faça uma leitura completa do texto aprovado.
Fonte: Blog do Luiz Araújo

BAÚ DA MIGUEL

07/04/2009


Vocês não vão acreditar, essa garotinha vestida de índia em uma mostra folclórica da Escola Miguel Matias, é nada mais, nada menos, do que a nossa maior beldade na atualidade, sim ela mesma, Aline Sâmara que foi eleita a mais bela de Alagoas na feira dos municípios realizada no primeiro semestre do ano passado e ficou em terceiro lugar no Miss Alagoas 2009.

Aluna aplicada que se destacava pela sua aprendizagem, assídua e muito caprichosa em suas atividades, adorava colorir, muito chorona, pois era comum entrar em atritos com os colegas, que riam de sua magreza. Eles não sabiam o que diziam.




PROFESSORA DESTAQUE



Valdenice Rolim dos Santos (Dene), foi a professora escolhida da semana por sua enorme experiência, dedicação e afetividade, só para ilustrar a mesma parece uma leoa defendendo suas crias, super protetora. Especialista em alfabetização, com uma enorme competência para tratar de alunos com histórico de repetência, sendo assim jamais poderíamos negá-la o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE!


EXCURSÃO A PENEDO

Campo Alegre presente na III conferência Nacional do meio Ambiente em Brasília.


A aluna Magna Graciella dos Santos, natural de Campo Alegre, 14 anos, vai representar a Escola Municipal Jorge Matias, na III Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em Brasília DF, promovido pelo MEC de 03 a 09 de abril de 2009, com o tema FOGO e a utilização responsável da energia elétrica.
A Secretaria Municipal de Educação que vem dando todo apoio no desenvolvimento das ações educativas sente-se honrada pela seleção do trabalho que é de suma importância na educação da comunidade campoalegrense. O tema foi apresentado no dia 21 de novembro na Conferência Regional e selecionado na Conferência Estadual, realizada no CEPA, nos dias 02,03 e 04 de março de 2009 pela extrema necessidade de economizar energia para o equilíbrio do Meio Ambiente. O mesmo foi desenvolvido pelos alunos do 6º ao 9º ano no segundo semestre de 2008 e chamou a atenção para a utilização da energia elétrica de forma responsável, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. Desta forma, Campo Alegre estará em evidência pela 2ª vez pela importância dos trabalhos desenvolvidos em nossas escolas a nível nacional. A 1ª vez o trabalho apresentado foi um Projeto Pedagógico desenvolvido na Escola Miguel Matias com o Tema: GONZAGÃO que retratava a vida e a cultura do povo nordestino através das músicas do Cantor e Compositor Luiz Gonzaga, coordenado pelo professor Luciano Torres e apresentado pela professora Rosemere Vieira em um Congresso Nacional de Professores também realizado em Brasília no ano de 2002. Desta vez a aluna Magna Graciella dos Santos, levará em suas bagagens mais uma experiência de sucesso realizada em nosso município para compartilhar com todo Brasil.
O Prefeito Maurício Tenório e a Secretária de Educação Nádja Maria da Silva Azevedo parabenizam a aluna Magna Graciella pelo excelente desempenho demonstrado em sua participação nas Conferências realizadas a nível Regional, Estadual e agora a nível Nacional.


FONTE:http://marciojosemj.blogspot.com/

Valor do custo-aluno 2009

BAÚ DA MIGUEL





Vasculhando o baú da Miguel, encontramos essas fotos que registraram um grande clássico do futebol local( Escola Miguel Matias), a partida foi realizada com muita irreverência em alusão ao dia da criança, em clima festivo onde o que menos se viu foi o bom futebol, com exceção do habilidoso Professor Nivaldo Tavares, mais conhecido no meio educativo como Dinho. Por falar em habilidade o fotografo responsável em documentar o time azul, fez tudo menos focar no time.

Obs.: Ressaltamos que o bom futebol do professor citado acima, ISSO NÃO LHE PERTENCE MAIS!!!

Crise põe em risco o custo-aluno do Fundeb


A crise econômica mundial chegou com força ao Brasil. Os dados divulgados sobre a queda do PIB mostram que a crise, que atinge as principais economias capitalistas do mundo, já chegou ao país e é uma das mais graves da história.E seus efeitos serão sentidos nos recursos disponíveis pelos entes federados para custear as despesas com serviços públicos, afetando logicamente os recursos previstos para a educação.A Confederação Nacional dos Municípios publicou pesquisa que demonstra uma queda de 14,7% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios para o mês de março.O jornal Valor Econômico procurou ouvir diversos governos estaduais e estes apontam para uma redução do Fundo de Participação dos Estados de 12%. As informações colhidas por este veículo de comunicação não são conclusivas a respeito de impactos da crise no ICMS, mas é razoável supor que a economia entrando em recessão, este tributo também será afetado.E o que isto tem a ver com o custo-aluno do Fundeb? Tudo.O custo-aluno do Fundeb é calculado numa equação que leva em conta uma estimativa de receitas federais, estaduais e municipais e uma divisão dos recursos em cada estado pelo número de matrículas apuradas pelo censo escolar do ano anterior. Esta repartição de recursos pode ser escrita num determinado valor por aluno ano. No caso dos nove estados que recebem complementação da União este valor projetado é de R$ 1350,09 para as séries iniciais.Porém a distribuição dos recursos é feita de forma automática a partir de um fator de distribuição que é publicado para cada município. A cada dez dias os recursos federais ou estaduais são repartidos via o fundo tendo por base esta fatia de participação de cada município no total de recursos. Caso a arrecadação caia, automaticamente cairá o volume dos recursos disponíveis para serem distribuídos e cairá o valor real da fatia de cada ente federado.Um exemplo para esclarecer a questão. A projeção feita para distribuição de recursos para o Estado do Pará no ano de 2009 é de 3 bilhões e 200 milhões, sendo 1 bilhão e 100 milhões oriunda da complementação da União. Caso a arrecadação caia não ocorrerá o depósito estadual e municipal de 2 bilhões e 100 milhões. A previsão de receita do Fundeb na cidade de Abaetetuba é de 38 milhões e sua fatia no bolo do fundo é de 0,011921 do total. Ou seja, se a arrecadação cair Abaetetuba receberá 0,011921 do que for arrecadado e redistribuído.Caso a arrecadação continue a cair, no final do ano o valor do custo-aluno efetivamente executado será menor do que foi anunciado.É urgente que a Secretaria do Tesouro Nacional informe aos cidadãos brasileiros, especialmente aos educadores e gestores educacionais, sobre os efeitos prováveis da crise no custo-aluno do Fundb.


Luiz Araújo é Professor, mestre em políticas públicas em educação pela UnB. .Copilação extraida do Blog:http://rluizaraujo.blogspot.com/

 
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