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TÉCNICO DE CAMPO ALEGRE VAI RECEBER ORIENTAÇÕES SOBRE CONSTRUÇÃO DE CRECHE


O Secretário Junior Romão viaja para Brasília para receber orientações sobre as peculiaridades na construção de creche, a formação tem início na segunda-feira, dia 25, o 1º Encontro Nacional do Proinfância, em Brasília. O objetivo do encontro, que vai se estender até sexta-feira, dia 29, é capacitar arquitetos e engenheiros para elaborar projetos de construção de creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).


prazo para entrega dos projetos de obras termina em 30 de junho. O encontro é uma forma de dar aos municípios envolvidos a oportunidade de apresentar corretamente a documentação e, assim, viabilizar os convênios. Têm prioridade os 1.827 municípios com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) abaixo de 4,2 pontos. Participarão do encontro outras 156 cidades com mais de 163 mil habitantes.


Mais de 1,1 mil arquitetos e engenheiros serão treinados em duas turmas. Nos dias 25 e 26, serão orientadas as equipes dos municípios que apresentaram propostas de construção de creches com capacidade para até 240 crianças. Nos dias 28 e 29, será a vez das cidades que construirão creches para atender até 120 crianças.


O Proinfância financia a construção de creches no Distrito Federal e nos municípios que aderiram ao Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o plano de ações articuladas (PAR). Nos últimos dois anos, o programa financiou 1.024 creches e pré-escolas com 989 convênios. A meta para este ano é construir mais 500 unidades. Até 2010, os recursos devem ultrapassar R$ 1,8 bilhão. O orçamento deste ano é de R$ 441,47 milhões.

Assessoria de Imprensa do FNDE


HOJE É SEXTA!!!!!!


TRE mantêm mandato de Maurício Tenório



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou, nesta quinta-feira (21) a última sessão ordinária da semana, com os julgadores negando provimento à maioria dos processos em pauta, sendo o mais polêmico o recurso eleitoral relatado pelo juiz e corregedor eleitoral André Granja referente à ação de investigação judicial eleitoral (Aije) impetrado pelo ex-prefeito de Campo Alegre, Jorge Matias e que concorreu ao mesmo cargo em 2008, contra a chapa vencedora, encabeçada por José Mauricio Tenório, e envolvendo a atual primeira-dama do município, Rosineide Porto Cabús.Maurício Tenório reelegeu-se e tem a cassação do mandato solicitada por Matias que o acusa pela prática de abuso de poder econômico e político mediante o uso da maquina púbica e distribuição de cestas básicas. E permanece no cargo por decisão unânime da corte.

Fonte:http://marciojosemj.blogspot.com/

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BAÚ DA MIGUEL

Essa imagem, muito bonita diga de passagem, traz a versatilidade de duas professoras que historicamente tem contribuído bastante para o desenvolvimento da nossa educação, os nomes das personagens não vamos citar para não atrapalhar o disfarce.
OBS.: O blog acredita que a foto tenha sido tirada na época do plano cruzado, pois, os bigodes parecem bastante com o do atual senador José Sarney. Pensem nos bigodes bonitos.


PROFESSORA DESTAQUE



A escolhida da semana foi a Professora Maria José dos Anjos (BIBI), realmente ela é um "anjo", muito dedicada, responsável e acima de tudo ama o que faz, é bonito ver seus trabalhos em sala de aula, sempre bem humorada contagia a todos com a sua meiguice, sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.

EXPRESSINHO DO LANCHE TAMBÉM NA EJA









Partindo da necessidade de melhor organizar a distribuição e o consumo da merenda escolar, a direção decidiu pela utilização do veículo também no horário noturno, o resultado foi muito positivo, pois o lanche servido na sala, faz com que todos se sintam encorajados em degustar o saboroso e nutritivo lanche, o convite começa a partir que o carrinho chega na porta da sala e o cheiro invade o ambiente escolar dando água na boca de todos. O horário da distribuição também mudou, foi antecipado para atender a todos e principalmente aqueles que chegam do trabalho e não tem tempo para jantar.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA A EJA







Na noite dessa terça-feira, 19 de maio de 2009, a secretária Nádja visitou todas as salas da EJA, na Escola Miguel Matias, o momento serviu para que os alunos pudessem agradecer a oportunidade e a qualidade de educação ofertada na escola. Ela aproveitou o momento para expressar sua satisfação em ver as salas de aulas cheias de alunos e reforçou que a sua secretaria está sempre de portas abertas para antendê-los se caso houver necessidade. A secretária muito a vontade falou da sua identificação com o ensino de Jovens e Adultos, dizendo que quando cumprir sua jornada na secretaria de educação, tem a intenção de lecionar na EJA. Segundo a direção da escola a presença da secretária reforça o trabalho sério de todos que fazem instituição, e que esses sabem a dedicação que a pessoa da Professora Nádja tem para com a educação de Campo Alegre.

UMA BOA SEMANA!

scraps para orkut




BAÚ DA MIGUEL



Cidinha nossa coordenadora e também da SME, mostrando que sempre valorizou a cultura . O blog e a escola aproveitam o momento para parabenizá-la pela passagem do seu aniversário que foi no dia 15 de maio.
PARABÉNS CIDINHA

ÉÉÉÉÉÉÉÉ.............15!!!!!

Recados do Orkut

No meio a uma crise mundial, podemos dizer que a educação está em festa, pois , segundo fontes sindicais, o aumento para todos os servidores da educação de Campo alegre, ficou no percentual de 15 %, sendo esse até mais que o esperado pela classe. Sabemos que tudo isso está intimamente ligado ao trabalho sério e competente do Prefeito Mauricio Tenório e da Secretária de Educação Nádja Azevedo .


Valeuuuuuuuu!!!



recados para orkut


Remando contra a maré


Acaba de ser lançado o caderno "Indicadores da Qualidade na Educação Infantil", um documento que está disponível gratuitamente para que as instituições promovam autoavaliações sobre o todo o processo de ensino-aprendizagem, incluindo temas como saúde, nutrição, família, comportamento, entre outros.


Elaborado em conjunto pelo Ministério da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Ação Educativa e a Fundação Orsa, o documento, com 62 páginas, oferece os fundamentos da educação infantil e um roteiro de como professores, diretores, servidores das escolas e a comunidade devem proceder a autoavaliação.

A idéia dos organizadores é de que a qualidade da educação é um conceito amplo, que envolve muitos aspectos, desde o aprendizado, passando pelas condições do prédio e das salas, até as relações entre as crianças, dos adultos com as crianças, e da instituição com as famílias.

Uma das elaboradoras do material, a coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC, Rita Coelho, disse que o objetivo é incentivar as escolas a construir uma cultura e um compromisso com a qualidade, usando a autoavaliação como ferramenta. “Não é para fiscalizar, não é para medir, não é para comparar”, disse ela ao site do ministério.


Fiquei feliz com a novidade. Acho que esse deveria ser o eixo da proposta de avaliação do ministério, ou seja, reconhecer que é impossível avaliar um aluno, uma escola ou mesmo toda uma rede educacional apenas com a aplicação de provas nacionais.O comentário da educadora Rita Coelho e o espírito do material remam contra a maré do modelo de avaliação do MEC.


Espero que consiga contagiar o restante do ministério, majoritariamente dominado pela política de ranqueamento das escolas e redes pelos dados fornecidos pelas provas nacionais.


Postado por Luiz Araújo em seu blog:http://rluizaraujo.blogspot.com/


Obs.: A imagem é da professora Adriana nascimento e seus alunos da educação infantil, a imagem está apenas ilustrando o texto.(Imagem nossa)

MOMENTO PEDAGÓGICO


Ensinar Bem É...
...Saber planejar



O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades – senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. “Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso”, diz. “Ensinar requer intencionalidade e sistematização.” O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.

Trabalho coletivo


Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.

Planejar requer:


• Pesquisar sempre;
• Ser criativo na elaboração da aula;
• Estabelecer prioridades e limites;
• Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
• Ser flexível para replanejar sempre que necessário.

Leve sempre em conta:


• As características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
• Os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
• O conteúdo de cada série;
• Os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
• As condições objetivas de trabalho.

Com base nisso, defina:

• O que vai ensinar;
• Como vai ensinar;
• Quando vai ensinar.
• O que, como e quando avaliar.

Revista Nova Escola – dezembro de 2003



O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra.

BAÚ DA MIGUEL


A imagem registra a conclusão da 8ª série da Escola Cenecista no ano de 1990.

13 DE MAIO DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA



Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.




Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.


Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.




A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.




Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

12 DE MAIO DIA DOS ENFERMEIROS

Recados Para Orkut

BAÚ DA MIGUEL

Essa imagem não tem data, mas, aparentemente é bem antiga, nela está registrada a presença da nossa professora de educação Especial Cicinha, que tem contribuído bastante para a inclusão no nosso município.

PROFESSOR DESTAQUE


Essa semana o escolhido foi o professor Antônio Máximo, que com uma prática inovadora tem mudado o conceito de ensinar e de aprender da EJA, centrado na pedagogia da afetividade, sempre garante o seu público(alunos), com um talento todo especial para arte, tem motivado e cativado a todos os seus alunos com o seu jeito de ser. Sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSOR DESTAQUE.

ALUNOS DE CONTRATURNO ABRILHANTAM FESTA DAS MÃES

BAÚ DA MIGUEL




O Baú traz imagem da nossa Secretária de Educação Nádja e outros companheiros que também fazem parte da educação, jurando amor e compromisso ao magistério. O sorriso da nossa secretária deixa explicita a sua felicidade em ser professora não só de formação mais também de coração.
A imagem seguinte está datada de 1988, e reúne parte de uma das famílias mais respeitadas do município de Campo Alegre, sendo ela muito pacifica e com enorme senso de responsabidade social.
Obs.: O nosso diretor administrativo Jadilson na época era adepto de um cabelo black power, outras fontes nos disseram que o pacifico jovem estava brigado com os barbeiros. Eita! Perdemos os empregos!!!!!

18 de Maio - Dia de luta contra o abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes


Próximo dia 18 de maio é o dia de luta ao combate e ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa árdua tarefa é realizada todos os dias, mais precisamos do apoio irestrito da sociedade para denunciar, visto que grande parte dos agressores encontra-se na família ou detém certo controle ou autoridade sobre as vítimas. Em nossa cidade, as pessoas poderão denunciar no Ministério público (3275-1132) ou mesmo no Conselho Tutelar (3275-1285), que iniará as averiguações do caso. É presiso salientar que não é preciso ter a certeza dos fatos, pois os casos de suspeita deverão também ser emcaminhados para averiguação. Além desses números, temos o disk 100 - Central de Brasília que passa o caso automaticamente para as autoridades competentes a nível de estado e município. No dia 18 de maio haverá em nossa cidade, uma grande caminhada pelas principais ruas de nossa cidade, idealisada pelo CONSELHO TUTELAR em parcerias com as escolas municipais, estaduais e particulares do município com o apoio da Secretaria de Educação. portanto não esqueça e junte-se a nós nessa luta contra o silêncio que ainda deixa os agressores impunes!


FELIZ DIA DAS MÃES

recados lindos




PROFISSÃO MÃE

Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão. Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou.
"Sou mãe".
"Nós não consideramos "mãe" um trabalho". Vou colocar "Dona de casa", disse o funcionário friamente.
Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação, perguntou:
Qual é a sua ocupação?
Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente? Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:
"Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas as meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda???), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta. Quando cheguei em casa, com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos,outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz. Senti-me triunfante!
Maternidade... que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". As bisavós: "Doutora- Executiva- Sênior". E as tias: "Doutora - Assistente". Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras. Doutoras na Arte de fazer a vida melhor !!!
10 de maio 2009 – FELIZ DIA DAS MÃES!

 
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