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Educação Inclusiva da Miguel realiza encerramento das atividades 2010

A equipe da educação inclusiva de Campo Alegre realizou nesta sexta-feira 17, o encerramento das atividades do ano letivo 2010. A comemoração aconteceu na Escola Municipal Miguel Matias e teve a participação de toda equipe do Projeto, alunos, pais de alunos, e equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
As professoras, Cicinha, Vera, Alcione e Gilvânia, apresentaram informações e dados que comprovam a importância da educação inclusiva no município.
A secretária Nadja Maria Azevedo também esteve no evento, e falou da importância do empenho dos professores que fazem a educação inclusiva, que estão em constante sintonia com os pais. Nadja também aproveitou o momento e desejou a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Fotos:




Alunos da Informática Educativa encerram suas aulas com belíssimos trabalhos natalinos expostos na sala de aula

Os alunos do Laboratório de Informática Educativa da Escola Miguel Matias juntamente com o professor responsável daquele setor, professor Antonio Matias, concluíram suas aulas do ano de 2010 com a mostra de vários trabalhos natalinos confeccionados no próprio laboratório. "Os alunos fizeram várias pesquisas na internet relacionadas ao assunto, entre elas significados e histórias do Natal e em seguida usaram suas criatividades desenvolvendo os trabalhos aqui mostrados." Ressaltou o professor Antonio.

Os alunos já estão pensando no retorno às aulas em 2011. "É muito bom estudar informática na escola, a gente aprende muita coisa interessante usando o computador e com a ajuda do professor fica bem mais fácil responder as atividades que levamos pra casa." Afirmou Rafaela Santos da Silva, aluna do 5º ano A.
















RENOVAÇÕES DE MATRÍCULAS NA MIGUEL


A escola Miguel Matias informa que a renovação das matrículas estarão abertas a partir de amanhã 15 e vai até o dia 30 do corrente mês. Informa ainda, que para os alunos novatos as inscrições serão realizadas no dia 03 até o dia 14 de janeiro de 2011.



CONCURSO PÚBLICO FEDERAL 2011 EM ALAGOAS

A MIGUEL DESEJA A TODOS...

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Merenda terá mais produtos da agricultura familiar

A ampliação das aquisições da agricultura familiar para a alimentação dos estudantes no próximo ano foi o tema principal de reunião realizada no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília. Participaram representantes do comitê gestor e do grupo consultivo para implementação da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.
Segundo a coordenadora de agricultura familiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Maria Luiza Silva, até outubro deste ano, 1.576 municípios compraram gêneros diretamente dos produtores familiares. Uma das propostas apresentadas para aumentar o volume de aquisições é dar tratamento específico às grandes cidades, que concentram quase 60% dos recursos da merenda escolar.
“O desafio é enorme, pois os agricultores familiares estão longe dos grandes centros, o que torna a logística complexa”, disse o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Campos.
Na reunião na terça-feira (7), foram criados dois grupos de trabalho. Um deles vai avaliar as condições sanitárias ideais dos produtos oferecidos pelos pequenos produtores. O outro estudará a maneira de aperfeiçoar a resolução que regulamenta a Lei nº 11.947/2009, com atenção especial para a formação de preços e a prestação de contas. Os dois grupos devem apresentar resultados em janeiro.
Ficou decidido também, durante o encontro, o acompanhamento da aplicação mínima de 30% dos recursos do Pnae na compra de alimentos da agricultura familiar. Essa iniciativa ajudará o FNDE a analisar as prestações de contas de estados e municípios.
Problemas com documentação dos agricultores, assistência técnica e capacitação, escoamento da produção, transporte e armazenamento dos produtos também estiveram na pauta da reunião.

por Portal Brasil

BAÚ DA MIGUEL

MEC divulga resultado provisório do Literatura para Todos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (9), o resultado provisório do quarto concurso Literatura para Todos e abriu prazo até o dia 16 deste mês para receber pedidos de recursos. Foram selecionadas seis obras de escritores brasileiros e uma de autor africano de língua portuguesa. Cada autor premiado receberá R$ 10 mil, em dinheiro.

As obras selecionadas são O pênalti, de José Carlos Barbosa de Aragão (dramaturgia); Um andarilho na noite do sertão, de Antonio da Costa Leal (tradição oral); Poemas para viver em voz alta, de Ricardo Aleixo (poesia); Autores especiais, de Rubiana Pereira Burg e Simone Xavier de Lima (perfil biográfico em co-autoria); Sabenças, de Carlos Pessoa Rosa (novela); Ainda é cedo amor, de Luís Pimentel (conto), e Arca do banzé, de José Luiz Tavares (poesia – obra de autor africano).

Autores que se interessem por apresentar recurso devem consultar o item 4.4 do Edital nº 5/2010, disponível na página eletrônica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad): http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12313&Itemid=817 
A publicação do resultado final do concurso será no próximo dia 20.

Além do prêmio em dinheiro, os escritores terão a obra editada e distribuída pelo Ministério da Educação para as bibliotecas das escolas públicas da educação básica que oferecem alfabetização e educação de jovens e adultos.
Concurso - Criado em 2006, o concurso Literatura para Todos já selecionou 30 títulos desde 2006, quando dez obras foram premiadas. Em 2008 e 2009, receberam prêmio em dinheiro nove obras, e uma recebeu menção honrosa. Desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) do MEC.

Brasil é o terceiro que mais cresceu na década em educação básica

1ª Copa Papai Noel de Futebol

O Natal vem se aproximando, e nada melhor do que um super evento para abrir essa época do ano tão esperada. Além de ganhar prêmios os alunos da Miguel estão fazendo o que todo brasileiro gosta, jogar futebol. É isso mesmo, a escola Miguel Matias está realizando um super torneio futebolístico para seus alunos. Essa competição promete ser muito disputada!

“Essa é mais uma forma de incentivar a prática de esportes em Campo Alegre e valorizar o que nossas crianças realmente gostam de fazer”, ressalta o coordenador do contraturno e responsável pelo evento Edeilson Gomes. Ao final da competição, os primeiros lugares ganharão troféu e medalhas. Além disso, os participantes disputarão o troféu Disciplina. Para ganhá-lo cada time será avaliado conforme sua postura dentro da quadra e o número de cartões que foram recebidos durante o jogo.




Estudantes de Alagoas têm a pior média do Pisa

Programa avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências. Além do DF, nove estados superaram a média brasileira.



O Distrito Federal foi o estado que apresentou o melhor desempenho nas provas de ciências, matemática e leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Educação.

O Pisa avalia estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental. O ranking é divulgado a cada três anos. O programa avalia o conhecimento de leitura, matemática e ciências dos adolescentes.
A média do Distrito Federal (439) está acima da registrada pelo Brasil (401). Ainda, superaram a média brasileira, os estados de Santa Catarina (439), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422), Paraná (417), Espírito Santo (414), São Paulo (409), Rio de Janeiro (408), Mato Grosso do Sul (404) e Goiás (402).
Apesar do melhor desempenho de ter sido do Distrito Federal, a Região Sul teve destaque no ranking já que os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná aparecem entre os cinco mais bem avaliados, com médias superiores a do Brasil.
No último levantamento, em 2006, a Região Sul do país foi a que apresentou melhor desempenho nos resultados das provas de ciências, leitura e matemática. Os estados da Região Centro-Oeste do Brasil ficaram em segundo lugar em matemática e ciências e a Região Sudeste ocupou a segunda posição em leitura. A Região Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas avaliadas.
Na avaliação de 2009, os três estados com pior desempenho na média geral são do Nordeste. São eles: Alagoas (354), Maranhão (355) e Rio Grande do Norte (371). No total, 17 estados estão abaixo da média do Brasil.

CHARGE DA SEMANA

Municípios sem biblioteca não terão mais recursos do Ministério da Cultura‏

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinou, nesta quinta (02/12), no Ministério da Cultura (MinC), uma portaria que suspende o repasse de recursos para a prefeitura que não tiver pelo menos uma biblioteca pública municipal (BPM) em funcionamento. Desde abril, o MinC investiu R$ 21 milhões no envio de 2 mil livros, mobiliário, TV, DVD e computador para todas as 420 prefeituras que, segundo o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, não possuíam biblioteca. Dessas, 403 prefeituras já receberam o kit. Até o final deste ano, o ministério ainda enviará os equipamentos para os 17 municípios restantes. O desafio de assegurar bibliotecas em todos os municípios do país havia sido lançado há quase duas décadas, pelo escritor Affonso Romano de Sant’Anna, então presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

“É importante ressaltar que esta portaria não tem caráter punitivo. Ela premia quem está no caminho correto e reforça o compromisso já existente entre o governo federal e os municípios”, afirma o ministro Juca Ferreira. “O acesso a bibliotecas é essencial para garantir o desenvolvimento do Brasil”, completa.
O envio do material necessário para a implantação das BPMs, pelo MinC, tem como contrapartida do município a responsabilidade de manter o espaço físico adequado e garantir os recursos para o seu funcionamento. Entretanto, há casos de municípios que, mesmo tendo recebido todo o material para implantar a BPM, não cumprem as contrapartidas e sequer inauguram sua biblioteca. Em outros casos, a inauguração é realizada, mas a biblioteca é fechada ou extinta, tempos depois. De acordo com o Censo Nacional, dos 420 municípios sem biblioteca, apenas 11 nunca tiveram o equipamento. O restante fechou ou extinguiu a sua biblioteca.

Através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o MinC detectou que alguns dos equipamentos estaduais estão defasados, por isso a exigência também se estenderá aos 27 estados e Distrito Federal para que mantenham as bibliotecas públicas estaduais abertas e em funcionamento. Em geral, essas bibliotecas são a referência e sede de todo o sistema estadual.

“O MinC dá o apoio para abrir e para equipar, mas é preciso ter a contrapartida. Estamos criando a consciência da importância de se ter uma biblioteca aberta nos estados e municípios”, explica o ministro Juca Ferreira. Para ele, é fundamental instituir uma política pública que garanta o acesso à cultura. “A biblioteca é um ambiente democrático para ampliar o acesso aos livros e formar novos leitores”, avalia Juca. O ministro acrescenta que há ainda outros dois ambientes de formação: a família e a escola.

A portaria que institui o funcionamento da biblioteca pública como pré-requisito para que a prefeitura ou estado receba recursos do Ministério da Cultura é o primeiro dispositivo desse tipo a ser aplicado a todos os requerentes.

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Secretário de Finanças participa de reunião no Conselho do Fundeb


O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Alegre realizou nesta quarta-feira 01 de dezembro mais uma reunião ordinária para debater assuntos relacionados aos recursos do referido fundo.
A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e teve a participarão do secretário de finanças do município senhor Josimar Henrique Moreira que na oportunidade debateu juntamente com os conselheiros sobre as aplicações dos recursos da educação em Campo Alegre.

Dentre os assuntos abordados na reunião destaque para a expectativa gerada sobre a possibilidade de rateio entre os professores caso exista sobra de recursos no final do ano. Sobre o assunto Josimar falou: “existe uma grande possibilidade do rateio acontecer, havendo sobras faremos com certeza, mas essa informação será transmitida oficialmente no próximo dia 30 quando fecharmos o exercício de 2010”.
O secretário comentou ainda sobre 13º salário, “A folha do décimo terceiro já foi enviada ao banco, e possivelmente será paga no próximo dia 03 sexta-feira, ou no mais tardar dia 06 segunda-feira”.

Sobre o calendário de pagamentos mensais quando perguntado o porque de estar acontecendo sempre no último dia de cada mês, o secretário assumiu o compromisso de empenho para que volte a ser executado entre os dias 20 e 25 de cada mês.
A reunião contou ainda com a participação do vereador Jura, que também opinou sobre os assuntos em pauta.

Por Blog Marcio José

Imprima o guia da reforma ortográfica e fique por dentro das nova regra

No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen.

Trema – desaparece em todas as palavras

Antes Depois

Freqüente, lingüiça, agüentar Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller
Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)

Antes Depois

Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)
Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas

Antes Depois

Baiúca, bocaiúva, feiúra Baiuca, bocaiuva, feiura
* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)

Antes Depois

Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos
Acentuação 4 – some o acento diferencial

Antes Depois

Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo
Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar

Antes Depois

Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você Averigue, apazigue, ele argui, enxague você
Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas
Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:

Prefixos Usa hífen Não usa hífen

Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom

Hiper, inter, super Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional

Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico

Sub Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor

Vice Sempre:
vice-rei, vice-presidente
Pan, circum Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

Fonte: professor Sérgio Nogueira

As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.
O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.

Bolsa Família: prazo para envio da frequência começa dia 1º

Começa nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o período para que os municípios enviem a frequência relativa aos meses de outubro e novembro de 2010 das crianças e jovens beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF).
A coordenadora de acompanhamento da assiduidade escolar dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Alagoas, Maria de Fátima Alves Filgueira, disse que o sistema fica disponível para o envio até o dia 20 de dezembro e é importante que os responsáveis pelo envio da frequência encaminhem logo as informações e não deixem o trabalho para os últimos dias do prazo, pois quando ocorre quantidade muito grande de acessos o sistema poderá apresentar lentidão.
“A obrigatoriedade do acompanhamento da assiduidade dos beneficiários na escola é uma das exigências para participação no Bolsa Família, chamada de condicionalidade”, destaca Filgueira.
A coordenadora alerta que é exigida a frequência mínima mensal de 85% para os alunos de 6 a 15 anos e de 75% aos jovens entre 16 e 17 anos. “É vital que as pessoas responsáveis pelo envio da frequência não deixem também de coletar e registrar a frequência dos jovens beneficiários do Benefício Variável Jovem (BVJ)”, evidencia.
Benefícios

Os valores pagos pelo Programa Bolsa Família variam de R$ 22,00 a R$ 200,00, de acordo com a renda mensal por pessoa da família e com o número de crianças e adolescentes de até 15 anos e de jovens de 16 e 17 anos. O Programa Bolsa Família tem três tipos de benefícios: o Básico, o Variável e o Variável Vinculado ao Adolescente.

Fonte:Agência Alagoas

Miguel em ritmo natalino

Não poderiamos deixar de prestigiar esta data tão importante. A escola Miguel Matias preparou painéis nas salas de aula para que os professores pudessem trabalhar com os alunos várias atividades interdisciplinares envolvendo o tema Natal, entrando no ambiente de amizade, confraternização, brincadeiras, dinâmicas, conhecimento para ser trabalhado a importância desta data tão importante que faz parte da nossa vida.

Embaixo segue as fotos que mostra como anda a nossa escola no clima natalino.
 









 
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