Cultura e História africanas chegam às escolas públicas
O material tem como referência os oitos volumes da coleção História Geral da África. Editada em português graças à parceria entre a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Ministério da Educação, a obra completa foi enviada às bibliotecas públicas em 2011. As escolas receberão também dois livros síntese da obra completa da História Geral da África, com conteúdos relacionados à história, cultura, economia, política e arte.
“Temos ainda no Brasil a cultura do embranquecimento da população e a negação de toda uma cultura afro-descendente que também construiu este país”, ressalta Viviane Fernandes Faria, diretora de políticas para educação no campo e diversidade do MEC.
A inclusão da temática história e cultura afro-brasileira no currículo da educação básica das escolas públicas e particulares está prevista na Lei 10.639, de 2003. Além da história da África e dos africanos, o conteúdo deve incluir a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Segundo a diretora, ainda existe uma grande diferença de escolaridade entre as pessoas, com mais de 15 anos, entre a população negra e os não negros. A escolaridade é de 8,4 anos de estudo entre os não negros e 6,6 anos entre os negros. “Só que apesar dessa diferença, o avanço na escolaridade dos negros tem sido mais rápido em relação à dos não negros. Enquanto que de 2004 a 2009 houve crescimento de 9% em anos de estudo entre os não negros, entre os negros foi de 14,5%”, compara.
No entanto, Viviane Faria comenta que o Brasil ainda tem uma dívida social com os afro-descendentes. “Se o analfabetismo é maior entre os negros e os maiores índices de pobreza estão entre os não brancos, vamos ver claramente que a pobreza e as dificuldades salariais e de acesso à universidade têm cor no Brasil. E essa cor é negra. Então precisamos, sim, enfrentar esse racismo na escola e na sociedade”, afirma.
quinta-feira, novembro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Educação Especial: Governo investirá R$ 1,8 bilhão
As medidas fazem parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira, 17. Dividido em quatro eixos – educação, saúde, inclusão social e acessibilidade – o plano incentiva e fortalece ações que beneficiem pessoas com deficiência.
Os recursos também serão utilizados na aquisição de 2600 ônibus acessíveis para promover o transporte escolar, na implantação de 17 mil salas de recursos multifuncionais em escolas da rede pública e particular conveniada, adequação arquitetônica de 42 mil prédios escolares, formação de professores para atendimento educacional especializado. Serão criados, até 2014, cursos de letras-libras nas 27 unidades da federação e instalados núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior.
Em 2010, 484.332 estudantes com deficiência estavam matriculados em escolas públicas. Ao lançar o plano, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que deverão ser atendidos mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência independentemente de idade, classe social ou gênero. “O plano vai garantir o direito de cada pessoa e dar ferramentas para melhorar a qualidade de vida, ampliar suas oportunidades de crescer o produzir e garantir autonomia”, disse Dilma.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – viver sem limites integra, além do Ministério da Educação, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; a Casa Civil; Secretaria-Geral da Presidência da República; Ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Esporte, Ciência, Tecnologia e Inovação; Cidades, Fazenda, Planejamento, Comunicações, Previdência Social e Cultura.
Por MEC
sexta-feira, novembro 18, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Formação de professor é um dos maiores problemas da educação, diz especialista
quarta-feira, novembro 16, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Ministro cita casos do Piauí como exemplos para todo o país
Teresina – O ministro da Educação, Fernando Haddad, chegou nesta quarta-feira, 9, ao Piauí, e ressaltou que o estado detém exemplos marcantes na educação brasileira. Ele citou o caso da Escola Municipal Casa Meio Norte, que visitou pela manhã, e onde foi recebido pelos alunos e direção da escola. A Meio Norte obteve pontuação de 6,6 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental. Haddad citou também a escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, a 262 quilômetros de Teresina, que obteve recorde de premiação nas Olimpíadas de Matemática.
O ministro falou ainda da escola Dom Barreto, de Teresina, que teve melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010. “O Piauí não é um estado que figure entre os de maior desenvolvimento econômico do país. Entretanto, suas lideranças fizeram a tarefa correta, pela melhoria da educação. O resultado é visível. Os indicadores provam. A minha visita aqui é uma homenagem aos professores e gestores educacionais.”
Acompanhado do governador do Piauí, Wilson Martins, e do senador Wellington Dias, Haddad viajou à tarde para Cocal dos Alves.
FONTE: PORTAL DO MEC.
domingo, novembro 13, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
“Hoje no Chile nada é mais importante que educação”, diz professor
terça-feira, novembro 08, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Edição especial reunirá alunos de 230 pequenos municípios
Conforme portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicada nesta terça-feira, 1º, a prefeitura deve aderir ao exame, para que os estudantes desses municípios façam a Prova Brasil. Além da adesão, o município deve assumir o compromisso de reunir todos os estudantes do quinto ano de sua rede em um único local, em uma data (escolhida entre 7 e 18 de novembro) e turno para a aplicação das provas de matemática e língua portuguesa.
O cálculo do número de alunos matriculados no quinto ano será feito com base no Censo Escolar encerrado em agosto de 2011. A Prova Brasil será aplicada entre os dias 7 e 18 deste mês.
Exame – Dados do Inep indicam que este ano devem participar da Prova Brasil mais de 6,2 milhões de alunos do quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. As provas, com cerca de 20 testes, serão de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas.
Desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007, a Prova Brasil faz parte das avaliações que definem o Ideb por escolas, redes de ensino, estados e nível nacional. Para participar, a escola deve ter, pelo menos, 20 alunos matriculados na série a ser avaliada. A prova é aplicada nos anos ímpares e o resultado divulgado nos anos pares, com escala de zero a dez pontos.
Por MEC
segunda-feira, novembro 07, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Mídias sociais facilitam interação com alunos e podem ser instrumento pedagógico, defendem especialistas
domingo, novembro 06, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Cada sistema de ensino vai escolher como usar hora a mais
Leia mais sobre aumento da jornada escolar
Por IG
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
sexta-feira, novembro 04, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Olimpíada de Matemática: mais de 818 mil alunos farão prova dia 5 de novembro
sexta-feira, novembro 04, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Outro Enem é tese estapafúrdia, diz ministro da Educação
segunda-feira, outubro 31, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Equidade de gênero ainda é problema para a Educação no Brasil
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2009.
* Com informações da Ação Educativa
e do Blog do Professor Ivanilson
segunda-feira, outubro 31, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Raio X: Brasil tem mais de 900 mil alunos com necessidades especiais
Dos 54 milhões de estudantes brasileiros, os alunos com deficiências e superdotação representam 1,7% do total. A unidade da federação em que foi contabilizada maior proporção de alunos com necessidades especiais é o Distrito Federal (3,2%).
A menor presença está no Amazonas, que tem somente 0,85% de alunos com deficiências ou superdotados em seu corpo discente.
UF | Total de alunos | Alunos com necessidades especiais | % |
Acre | 266.305 | 6.795 | 2,6% |
Alagoas | 997.048 | 13.770 | 1,4% |
Amazonas | 1.319.599 | 11.230 | 0,9% |
Amapá | 246.389 | 4.433 | 1,8% |
Bahia | 4.063.285 | 50.459 | 1,2% |
Ceará | 2.589.304 | 38.380 | 1,5% |
Distrito Federal | 752.203 | 24.259 | 3,2% |
Espírito Santo | 957.647 | 19.818 | 2,1% |
Goiás | 1.558.413 | 26.123 | 1,7% |
Maranhão | 2.253.378 | 28.143 | 1,2% |
Minas Gerais | 5.281.940 | 105.783 | 2,0% |
Mato Grosso do Sul | 745.690 | 19.583 | 2,6% |
Mato Grosso | 902.971 | 14.919 | 1,7% |
Pará | 2.514.779 | 23.845 | 0,9% |
Paraíba | 1.106.880 | 15.000 | 1,4% |
Pernambuco | 2.652.213 | 28.919 | 1,1% |
Piauí | 1.030.740 | 12.574 | 1,2% |
Paraná | 2.905.631 | 72.362 | 2,5% |
Rio de Janeiro | 4.072.530 | 51.329 | 1,3% |
Rio Grande do Norte | 1.036.173 | 15.217 | 1,5% |
Rondônia | 525.683 | 9.804 | 1,9% |
Roraima | 151.942 | 1.515 | 1,0% |
Rio Grande do Sul | 2.718.522 | 76.213 | 2,8% |
Santa Catarina | 1.688.682 | 27.064 | 1,6% |
Sergipe | 595.592 | 6.069 | 1,0% |
São Paulo | 10.729.290 | 211.375 | 2,0% |
Tocantins | 468.426 | 13.846 | 3,0% |
Brasil | 54.131.255 | 928.827 | 1,7% |
Alunos | Pública | Particular | ||
| Total | % | Total | % |
Com necessidades especiais | 716.560 | 1,5% | 212.267 | 2,7% |
Total de alunos | 46.412.193 | 100,0% | 7.719.062 | 100,0% |
A professora e chefe de gabinete da direção-geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), Maria da Glória de Souza Almeida, concorda com os desafios apontados, e acrescenta ainda que é necessário ir além de fornecer equipamentos e professores às escolas. “Não adianta ter recursos se não houver uma abertura para a criança deficiente. A Educação tem que ser acolhedora, humanística. Não importa se é uma criança com deficiência ou não”.
Adaptação curricular
Outro ponto importante, de acordo com Galery e Maria da Glória, é a questão curricular das escolas que atendem alunos portadores de necessidades especiais. Os dois concordam que a adaptação curricular deve ser mínima, alterando apenas a metodologia, e não o conteúdo que será ensinado aos alunos.
Para a professora Maria da Glória, os avanços são significativos, mas ainda há muito a ser discutido e melhorado. “Antigamente, tínhamos atalhos. Hoje, temos uma estrada, um caminho a seguir”, diz. “Os professores têm que estar preparados, ter critérios e metas definidas, e conhecer o alunado que têm nas mãos.”
Papel dos pais
A participação da família é essencial para o bom desempenho do aluno da Educação Especial, seja qual for a modalidade de ensino, de acordo com Maria da Glória. “A família tem que estar de mãos dadas com a escola. Se ela ampara, incentiva, o aluno tende a ter sucesso, esteja na escola regular ou especializada”, afirma.
Do total de alunos, 47,7% estudam em escolas regulares, 23,5% estão em escolas especializadas e 4,5% frequentam Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Censo 2010, entretanto, faltam informações sobre a modalidade de ensino de 24,3% dos estudantes. Assim, é impossível dizer qual é a modalidade com o maior corpo discente.
Para a professora do IBC, existem experiências positivas nas duas modalidades, e é fundamental que elas passem a trabalhar conjuntamente. “Não existe escola regular versus escola especializada”, diz. “Precisamos estar juntos nessa luta, para suprir as necessidades um do outro. A escola especializada pode ajudar com seu saber acumulado, e a regular, atendendo a todos que precisam”, opina.
Os dados mais recentes sobre o total de crianças com deficiências na população devem ser divulgados com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A contagem mais recente é do Censo 2000, ou seja, há uma defasagem de mais de uma década.
segunda-feira, outubro 31, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Escolas e prefeituras têm até dia 31 de outubro para garantir recursos do MEC
sábado, outubro 29, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Tema da redação do Enem é redes sociais
Tema da redação do Enem é redes sociais
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
segunda-feira, outubro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Estado de Alagoas recebe remessa recorde de livros didáticos
Mais de três milhões de livros serão enviados ao Estado pelo MEC; material já começou a ser entregue nas escolas e vale até 2014 |
segunda-feira, outubro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
O Brasil vai parar para marchar em Brasília
sexta-feira, outubro 21, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Audiência Pública do Conselho Municipal de Educação.
O objetivo dessa audiência é debater a educação em Campo Alegre, além de estabelecer metas a serem alcançadas posteriormente por este conselho.
Estiveram presentes nessa reunião a secretária municipal de educação Nadja Azevedo, o vereador Jura, a presidente do conselho professora Maria Nilda, e representantes das escolas do município de Campo Alegre.
Em tempo, o Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado, criado pela lei Municipal Nº 592 de de dezembro de 2010, é um órgão integrante da Secretaria Municipal de Educação e representativo da Sociedade Civil Organizada, no tocante a gestão democrática da educação, cuja finalidade é disciplinar o ensino público e privado do município de Campo Alegre, tendo caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, referente as políticas de educação do município.
O referido conselho funcionará com uma reunião mensal(2ª quarta-feira de cada mês) e com as comissões funcionando também com reuniões mensais(última quinta-feira de cada Mês) e quando necessário haverá reuniões extraordinárias.A audiência pública foi uma forma de divulgar o conselho para população conhecê-lo e saber suas atribuições.
FONTE:http://daviherculano.blogspot.com/
sexta-feira, outubro 21, 2011 | Marcadores: Educação |
MEC decide por aumento de carga horária diária na educação básica
O Ministério da Educação fechou as diretrizes da nova carga horária para a educação básica no Brasil. A pasta enviará ao Congresso projeto que aumentará, em média, uma hora por dia a jornada dos estudantes.
Atualmente, a legislação exige que os alunos tenham ao menos 800 horas anuais, em 200 dias letivos, numa média de quatro horas diárias.
A proposta é que a Lei de Diretrizes e Bases passe a determinar que o número de horas anuais suba para 1.000, nos mesmos 200 dias, aumentando para cinco as horas diárias. A determinação vale para as redes pública e privada.
A discussão foi lançada mês passado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, dias depois de os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostrarem que diminuiu a proporção de escolas públicas entre as tops do país.
Inicialmente, houve dúvida se haveria aumento do número de dias letivos ou das horas de ensino por dia.
Após reuniões com entidades representativas, o MEC entendeu que o aumento do número de dias esbarraria nas férias dos professores, que legalmente devem ter 30 dias de férias, mais 15 de recesso. Os feriados também dificultariam a implementação.
No início deste mês, o ministro afirmou que a pasta já tendia a optar pelo aumento da jornada diária. Faltava definir o quanto seria acrescido, o que foi definido em discussões nesta semana.
Em entrevista nesta quinta-feira à Folha, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, afirmou que o projeto a ser enviado ao Congresso vai dar um período para que as redes se adaptem.
Segundo Pilar, a ideia é encaminhar a proposta ao Legislativo em no máximo três semanas.
Infraestrutura adequada nas escolas melhora aprendizagem
Mais infraestrutura, melhores resultados
A construção de espaços como bibliotecas, laboratórios de ciências e computadores aumenta a pontuação dos estudantes em provas de linguagens, como mostra o estudoquarta-feira, outubro 19, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments