Direitos da criança devem ser incluídos no currículo escolar
quinta-feira, abril 05, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
O incrível poder das histórias em quadrinhos
Texto Gisleine Carvalho
quarta-feira, abril 04, 2012 | Marcadores: Cultura, Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
MEC aponta necessidade de criar avaliação oficial para educação infantil; especialistas temem ranqueamento de crianças
quarta-feira, abril 04, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Deputados aprovam por unanimidade aumento dos professores
sábado, março 31, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
MEC está com inscrições abertas para olimpíadas de Português e Matemática
sábado, março 31, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Prefeitos pedem apoio parlamentar para pagar novo piso de R$ 1.451 aos professores
quinta-feira, março 29, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Servidores da Educação de Campo Alegre terão 16% de reajuste salarial
A proposta inicial dos sindicatos era que o aumento ficaria entre 08 e 10%, porém através de um estudo feito pela Secretaria Municipal de Educação foi possível chegar a um aumento de 16%.
A proposta será enviada para a Câmara Municipal nos próximos dias e deverá ser aprovada pelos vereadores.
Esse foi o maior aumento dos últimos anos para a categoria.
quinta-feira, março 29, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Campo Alegre realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
O evento foi realizado na Escola Municipal João Paulo II, onde foi discutido sobre as políticas que atendem os direitos das crianças e adolescentes do município, tendo como tema: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.
A conferência teve a missão de ser um dos espaços políticos mais importantes na formulação e discussão de uma política social de proteção e promoção de direitos de Criança e do Adolescente, com o desafio de integrar a sociedade civil e os setores governamentais na construção coletiva e participativa das políticas públicas municipais voltadas para infância e adolescência.
O evento teve total apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, da Secretarias Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.
Participaram do evento o prefeito Maurício Tenório, a secretária de educação Nadja Maria Azevedo, a secretária de Assistência Social Kellyn Rafaella, conselheiros tutelares, agentes de saúdes, os vereadores Dema e Jura, professores e representantes da sociedade civil.
quinta-feira, março 29, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Especialistas defendem que prova para medir alfabetização deve vir acompanhada de medidas para melhorar o ensino
quinta-feira, março 29, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Educadores questionam nova base do ensino médio
As novas diretrizes tentam inserir "procedimentos que guardem maior relação com o projeto de vida dos estudantes como forma de ampliação da permanência e do sucesso dos mesmos na escola".
Ou seja, tentam deixar a escola mais atraente com a ideia de inserir conteúdos relacionados às quatro dimensões na base curricular.
Na prática, as escolas são obrigadas a discutir o documento - que é mais doutrinário que mandatório -, mas sem desobedecer à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde estão fixadas as disciplinas obrigatórias.
Os críticos afirmam que o documento apenas legitima o que já existe: uma enxurrada de disciplinas que são voltadas para o vestibular. "O Brasil não diversifica e mantém a ideia que todo mundo tem de fazer a mesma coisa. É um 'pau de sebo', um sistema que mais expulsa que inclui", diz João Batista, do Instituto Alfa e Beto. Para ele, o texto das diretrizes tem uma "erudição boba". "Não vai mudar nada. Isso das quatro dimensões é só envelope. As escolas não vão deixar de dar o que cai na Fuvest. "
O economista Cláudio Moura e Castro tem opinião semelhante. "O vestibular é coisa para gênio. É uma montoeira de matéria que rebate no ensino médio. Resultado: ninguém aprende, só decora", afirma. "No resto do mundo há segmentação. Só a Alemanha tem quatro alternativas. Os Estados Unidos têm um programa muito aberto e dificilmente um aluno faz os mesmos cursos que o outro."
Para especialistas em educação básica, as novas diretrizes não resolvem o problema, mas apresentam pontos positivos. "São mais verborrágicas que práticas", diz Wanda Engel, do Instituto Unibanco. Ela elogia a possibilidade de flexibilização da grade em regimes semestrais e as matrículas por disciplina.
Priscila Cruz, do Todos pela Educação, afirma que o ensino médio precisa de um projeto muito mais estruturante. "Acredito em soluções mais individualizadas e segmentadas, porque há muitas diferenças. E a escola tem de fazer sentido para todos os estudantes."
Currículo. O CNE defende que as diretrizes, que revogam as até então vigentes, datadas de 1998, são um documento norteador, uma vez que ele não pode ser encarado como o currículo em si. O MEC discute hoje uma nova base curricular nacional, que vai contemplar também o ensino médio, denominada direitos de aprendizagem.
"Demos uma definição para o ensino médio. Todo mundo tem direito a uma quantidade de informações e então escolher o que quer fazer. Não é receita de bolo", diz o relator José Fernandes de Lima. Ele admite que há dificuldade de implantação e que o projeto é de médio prazo.
Clélia Brandão, também do CNE, afirma que o documento é um "resultado de opções". "Nem todo mundo pensa a escola do mesmo jeito. Não tem como ser unanimidade nacional.
Fruto de discussão do Conselho Nacional de Educação (CNE) com educadores e entidades, o documento tenta aproximar a escola da realidade dos jovens, sem retirar a importância das disciplinas tradicionais. No entanto, o cenário que ela encontra é desastroso e apresenta uma equação problemática cujo resultado não fecha há décadas.
Alguns números mostram a gravidade: 50,9% dos jovens de 15 a 17 anos ainda não estão matriculados nessa etapa e as taxas de reprovação e de abandono são, respectivamente, de 13,1% e de 14,3%.
Apenas 11% aprenderam o ensinado em matemática ao final do 3.º ano.
Por Estadão
Brasileiro é escolhido o melhor professor de Miami
Por IG
quinta-feira, março 22, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments