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Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
 

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Programação especial comemora de 17 a 21 a Semana da Poesia

Para comemorar o Dia do Poeta, 20 de outubro, a TV Escola apresentará de 17 a 21 de outubro a 8ª Semana da Poesia. A programação especial exibirá a cada dia um programa sobre literatura, nas suas mais variadas formas.

Essa edição terá como tema a poesia em sua essência e apresentará programas sobre os principais gêneros da poesia, assim como a linguagem poética, a poesia infantil, a relação entre música e poesia, grandes poetas brasileiros e seus principais poemas.

A Semana da Poesia abre espaço para produção de estudantes, que enviam vídeos com poemas próprios ou de grandes autores para serem exibidos no quadro Pequenos leitores, futuros poetas. A programação conta ainda com reportagens feitas em escolas de todo o país, no quadro TV Escola na estrada, entrevistas e o quadro Meu amigo poeta, que apresenta pessoas comuns que fazem poesia, mas ainda não publicaram seus trabalhos, além do Fique sabendo, com curiosidades literárias também nos intervalos da programação.

Na segunda-feira, 17, o episódio Lirismo e poesia exibirá o documentário Braxília, de Danyella Proença, premiada produção sobre o trabalho do poeta Nicolas Behr e seus conflitos na capital Brasília. O programa também mostrará a experiência do Sarau bem legal, evento que reúne jovens para recitar poesia na Bahia e uma entrevista com o doutor em literatura brasileira Victor Hugo Adler.

A adaptação de Morte e vida severina, obra-prima de João Cabral de Melo Neto, para desenho animado, será exibido em duas partes, terça e  quarta-feira. Na terça-feira serão discutidos os estilos de poesia, com a professora Suzana Vargas, e na quarta o TV Escola na Estrada vai até a escola André Morois, no Rio de Janeiro, para mostrar como funciona a oficina de poesia. No mesmo episódio, Zinho Trindade fala sobre música e poesia.

A quinta-feira reserva um espaço para a poesia de Mário Quintana, com o documentário Pequenos tormentos da vida, que conta como uma turma da terceira série de uma escola de Porto Alegre descobre este poeta e sua poesia. A poesia infantil é a temática da entrevista com o professor Armando Gens.

Produzido pela TV Escola para esta Semana de Poesia, o documentário Poiesis revela como alguns poemas, como Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, No meio do caminho e José, de Carlos Drummond de Andrade, se tornaram parte do imaginário popular.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e via internet. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Diego Rocha
Palavras-chave: TV Escola
FONTE: PORTAL DO MEC.

Portal Onda Jovem lança pesquisa de opinião voltada a educadores

O portal Onda Jovem (http:///), iniciativa apoiada pelo Instituto Votorantim, acaba de lançar uma pesquisa de opinião voltada a educadores, profissionais que atuam com jovens e pessoas interessadas nos temas educação e juventude.
O objetivo é conhecer um pouco mais do perfil desses leitores e saber de que forma o portal tem contribuído como fonte de informação e ideias para as atividades desenvolvidas por esses educadores no dia a dia com os jovens.
Os dados obtidos com a pesquisa servirão de subsídios para o planejamento de  conteúdos mais afinados com as necessidades apontadas e que possam servir de inspiração e suporte na realização de novos trabalhos.
O portal Onda Jovem, que neste ano está de cara nova, tem se destacado por oferecer uma série de conteúdos que estimulam experiências educativas inovadoras, tomando como base o conhecimento acumulado nas edições da revista impressa, em seis anos de circulação.
A ideia é que os educadores tenham ao seu alcance sugestões práticas para a realização de atividades sobre diversos temas de interesse dos jovens, como projeto de vida, educação, trabalho, cultura, direitos e família, entre outras abordagens. Os materiais pedagógicos podem ser acessados gratuitamente no portal e vão desde roteiros para ciclos de oficinas, até dinâmicas e jogos cooperativos para incentivar a reflexão, a participação e a motivação juvenis.
Para participar da pesquisa e, deste modo, contribuir com a equipe do portal na construção desses novos conteúdos, basta clicar no link http://www.ondajovem.com.br/noticias/pesquisa-oj e responder o questionário. Aproveite para visitar e conhecer outras seções do portal.

Por Equipe Blog Educação

DESFILE DE ABERTURA DOS JOGOS INTERNOS 2011



Corrida do fogo simbólico marca abertura dos Jogos Internos da Miguel


Estudantes já podem consultar local de prova do Enem no site do Inep

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o local onde farão as provas dos próximos dias 22 e 23 de outubro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e a senha obtida no ato da inscrição para o Enem.
O Inep informa que pelo site também será possível imprimir o cartão de inscrição que deve ser apresentado no dia do exame. Outra opção é esperar a entrega, pelos Correios, do cartão.
O Ministério da Educação e os Correios não acreditam que a greve dos funcionários da estatal provoque atraso na entrega, pois foi montada uma logística de distribuição, até o próximo dia 14.
Este ano, 5,3 milhões de estudantes farão o exame. As provas serão aplicadas em todo os estados às 13h (horário de Brasília), conforme o edital.
As provas do sábado, 22 de outubro, abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. As de domingo (23) abrangerão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
O endereço eletrônico para conferir o local de prova é o http://enem.inep.gov.br/.

Fonte: Agência Brasil

Haddad anuncia gratuidade da pós-graduação em educação


Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.

O ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”

Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.”

O ministro lembrou da emenda constitucional que tornou obrigatória a educação dos quatro aos 17 anos e qualificou o Programa de Reestruturação da Rede Escolar Pública (ProInfância) como o maior programa de expansão da rede física educacional. “A presidenta Dilma conveniou 4 mil creches e destinou recursos para 6.400 creches em todo o pais, 172 apenas na cidade de São Paulo. Além disso, o Ministério da Educação vai se responsabilizar pelo primeiro ano de custeio antes do censo” – concluiu.

Assessoria de Comunicação Social

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NOSSO MUNICÍPIO



A SEMED comunica à sociedade a criação do Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – CMECA, que tem por objetivo garantir o acesso a uma educação de qualidade.O Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – CMECA, foi criado por meio da Lei Municipal de Educação nº 592 de 28 de dezembro de 2010, sendo composto por 11 conselheiros titulares e 11 conselheiros suplentes, divididos em 2 (duas) comissões de trabalho, uma representa a educação infantil e a outra a educação de ensino fundamental, e uma diretoria executiva.


O objetivo maior do Conselho Municipal da Educação de Campo Alegre – CMECA é discutir, debater e fiscalizar toda a estrutura de funcionamento do sistema educacional do Município.
Para tanto, convidamos toda a comunidade para participar dessa grande jornada, que terá início no dia 20/10/2011, com a realização da audiência pública, no Centro de Formação de Professores, às 8:30 horas.


A participação de todos é fundamental para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois críticas e boas idéias devem ser compartilhadas.
Participe desse grande evento, pois só a educação é capaz de transformar sonhos em realidade. Venha realizar com a gente!

Senado aprova lei que obriga escolas a manterem alunos caso professor falte


As escolas do ensino fundamental e médio (antigo primeiro e segundo graus) não poderão mandar os alunos menores de idade de volta para casa, no caso de um ou mais professores faltarem, independentemente do horário em que estudam.
A medida consta em um projeto de lei aprovado na terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa.
O texto aprovado pela comissão prevê que, no caso de ausência de professores, os estudantes deverão receber atividades de ensino complementares, respeitando-se a faixa etária e a grade de disciplinas previstas na proposta pedagógica da escola.

Para os alunos maiores de idade, a permanência na escola é opcional – mas a oferta de atividades complementares é obrigatória para o colégio.
O relator do projeto de lei, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), afirmou que é errado mandar os alunos para suas casas quando há falta de professores, em entrevista à Agência Senado.
“É imprudente, indevido e equivocado que alunos de educação básica sejam encaminhados para suas casas quando há falta de professores, muitas vezes sem que os pais ou responsáveis sejam comunicados.”
A senadora Ana Rita (PT-ES), autora de uma das emendas ao texto original, enviado pela Câmara dos Deputados, disse concordar com a redação do projeto substitutivo.
Por sua vez, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) alertou para a necessidade de se debater como será feita a ocupação do tempo na escola quando houver falta de professores.
O projeto será submetido, ainda, a uma votação suplementar na próxima reunião da Comissão de Educação do Senado.

*Com informações da Agência Senado e do Blog do Professor Ivanilson

CHARGE DA SEMANA

Em 2012, o piso do magistério será de R$ 1.856,72


Com base no Projeto de Lei Orçamentária da União, que estipula o valor do Fundeb relativo aos anos iniciais do ensino fundamental urbano em R$ 2.009,45, para o próximo, o percentual de reajuste do Piso do Magistério – o mesmo que incide no Fundeb, de acordo com o art. 5º da Lei 11.738, corresponde a 16,2%, em comparação com o valor vigente do custo aluno (R$ 1.729,33), passando, assim, o PSPN à quantia de R$ 1.856,72 a partir de 1º de janeiro de 2012.

Diante disso, os orçamentos estaduais, distrital e municipais devem prever, desde já, a incidência do piso nacional nos vencimentos iniciais de carreira dos profissionais do magistério, com formação em nível médio, assim como seu impacto nos demais níveis e classes da carreira.

Registramos, ainda, que a contabilidade do MEC para o reajuste do Piso – com a qual a CNTE não concorda – indica o valor de R$ 1.450,87 para 2012.

Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas no documento da CNTE sobre os reajustes do Fundeb e do Piso.

(CNTE, 29/09/11)

Transporte escolar para universitários pode receber recursos de fundo federal

Projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (27) estende a assistência de fundo federal que financia o transporte escolar do ensino básico ao transporte de estudantes universitários que estudam em municípios afastados de onde residem. A comissão acolheu a medida depois de impor derrota a relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que recomendava a rejeição da matéria (PLS 526/09). Jucá atuou como substituto ad hoc de Benedito de Lira (PP-AL).

Com esse resultado, prevaleceu relatório do senador Cyro Miranda (PSDB-MT), que havia apresentado voto em separado a favor do projeto da ex-senadora Marisa Serrano. Como a proposta recebeu decisão terminativa , deve seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, os recursos financeiros repassados pela União aos municípios, no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), devem ter parcela reservada ao custeio do transporte dos estudantes universitários que estudem em municípios nas imediações. O cálculo dos recursos seria detalhado em regulamento e levaria em conta no número de universitários aptos a usar o transporte e a quilometragem percorrida.

Restrições

Cyro Miranda recomendou a aprovação da proposta por considerar que a iniciativa funciona para a democratização do acesso ao ensino universitário. Porém, sugeriu o aproveitamento de emenda acolhida antes no parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para delimitar o auxílio financeiro a municípios que não possuem instituição de ensino superior. Para o senador, isso pode coibir abusos e ineficiências na execução do programa.

A emenda também define um limite de duzentos quilômetros diários para a distância a ser percorrida pelo sistema de transporte universitário intermunicipal. O entendimento é de que viagens mais longas aumentariam o custo do programa, além de confinar os estudantes em ônibus, com redução do tempo que poderiam estar dedicando aos estudos.

Jucá apontou no relatório incompatibilidade do projeto com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), por criar despesa contínua não prevista nas leis orçamentárias, inclusive o Plano Plurianual. Isso ocorreria de forma indireta, já que a despesa não poderia ser financiada pelo PNATE, mantido com a cota federal do salário-educação, privativo para despesas com a educação básica.

Como resultado, analisa Jucá, a aprovação do projeto exigirá a alocação de verba adicional de origem distinta a favor do fundo, o que caracterizará a criação de nova despesa continuada. Para os defensores do projeto, a argumentação é infundada.

Recursos para o Exército


Um pedido de vista do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) adiou a decisão sobre projeto (PLS 62/08) do senador Fernando Collor (PTB-AL) que destina ao Fundo do Exército valores provenientes de compensações financeiras pagas pela exploração de recursos minerais, petróleo, gás natural e recursos hídricos utilizados na geração de energia elétrica. O parecer do relator, senador Roberto Requião (PMDB-PR), é favorável à matéria, que também receberá decisão terminativa na CAE.


Fonte: Agência Senado

Escolher a escola para o filho é tarefa que exige a atenção dos pais

Ainda falta um trimestre para o fim do ano, mas os anúncios de colégios e redes educacionais já começam a ocupar os espaços de propaganda. Número de aprovados no vestibular, posição em rankings e promessas de ensino diferenciado são algumas das estratégias usadas para conquistar a atenção dos pais e, principalmente, a matrícula de seus filhos.
Não é fácil optar diante da avalanche de informações, mas para escolher com sabedoria é indispensável que os próprios pais decidam: que tipo de formação quero que meu filho receba?
Tendo em vista que a melhor escola é aquela que melhor corresponde à expectativa da família, o jornal Gazeta do Povo, no Paraná, elaborou um guia com perguntas, reflexões e aspectos práticos que devem ser observados na hora de escolher uma instituição.
Contribuíram na construção dos tópicos as pedagogas Maria Silvia Bacila Winkler, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e Paulla Helena Silva de Carvalho, das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), além de vários pais que estão em busca de uma nova escola para seus filhos ou vão matriculá-los pela primeira vez.
Confira abaixo as dicas e os critérios a serem observados na hora da escolha:
Comunicação com os pais
A maioria das escolas adota a comunicação com os pais por meio da agenda dos alunos. As dos menores são preenchidas diariamente com informações a respeito do comportamento do aluno naquele dia, isso permite que a família acompanhe todo avanço ou dificuldade vivida pelo filho na escola.
Nas visitas que fizer peça para ver uma agenda como exemplo, repare se informam sobre a alimentação da criança no dia, a interação com os colegas de sala e a participação nas atividades propostas.
Pergunte sobre a frequência com que fazem reuniões de pais e esclareça todas as dúvidas quanto ao acesso que você poderá ter ao seu filho durante as aulas. Em algumas escolas a presença dos pais em qualquer hora do dia é liberada, em outras as visitas são limitadas.
Estrutura
No ciclo da educação infantil, quando o desenvolvimento motor está no centro das atenções, é preciso observar se os espaços são amplos e seguros, se há diversidade de ambientes e se há possibilidade de atividades ao ar livre.
Pense em como será a locomoção da criança no interior da escola, pergunte se há horários diferentes para o uso dos espaços por alunos maiores e menores.
Para os adolescentes o espaço para esportes costuma influenciar na escolha, mas primeiro defina se seu filho fará atividades esportivas apenas na escola ou se frequentará algum clube ou aula em outra instituição.
Quanto aos laboratórios e salas temáticas, procure saber o tempo que seu filho passará nesses espaços e avalie o quanto contribuem efetivamente para o aprendizado.
Proposta pedagógica
Mais importante do que saber o nome da teoria educacional na qual a escola se baseia é entender de que forma a escola trabalha essas ideias na prática, e que benefícios pode trazer ao aluno. O segredo para não ser confundido por promessas milagrosas é observar e comparar.
Ouça o que a pedagoga da escola tem a dizer e peça exemplos de como aplicam os princípios citados no dia a dia. Visite os ambientes e observe o comportamento de alunos e professores. Se houver incoerência entre o discurso e a prática vai ser difícil estabelecer uma relação de confiança entre escola e família.
Alfabetização
Essa é para quem precisa matricular o filho na educação Infantil. Há discussão na área acadêmica quanto à melhor idade para ter início o processo de alfabetização. Algumas redes municipais optam por adiar as atividades com letras para o ensino fundamental, mas quase a totalidade da rede privada trata do tema de forma lúdica desde o início da vida escolar.
Nesses casos é importante saber em que consistem as atividades. Nas visitas, repare nos trabalhos geralmente expostos na parede e pergunte pela idade das crianças que os fizeram.
Com informações da Gazeta do Povo (PR)

Conselhos escolares são parte do processo de transformação do país



Para a secretária Maria do Pilar Lacerda, os conselhos representam o direito de todos à educação (Foto: Fabiana Carvalho)Na abertura das atividades do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, disse que o “direito à educação tem que ser repetido todos os dias e várias vezes ao dia”. O motivo da repetição, segundo a secretária, é que o direito à educação é muito recente no país e ele precisa se solidificar.

O 3º encontro acontece em Brasília até a próxima sexta-feira, 30, reunindo atividades de formação de técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e trocas de experiências.

Para ilustrar a importância da organização dos conselhos escolares com a participação de pais, estudantes, professores e gestores na vida da escola, a secretária Maria do Pilar lembrou aos conselheiros que mudanças na educação são geracionais. No início de 1960, disse, de cada cem crianças, 80 estavam fora da escola, porque a educação não era um direito. “Com isso, milhões de brasileiros não tiveram o direito de aprender.”

A Constituição Federal de 1988, lembrou Pilar, marca o início de uma sociedade de direito para todos. “Somos uma República laica, que aceita todas as religiões, raças e etnias.” Mas, para que isso seja pleno, segundo ela, o Brasil precisa ter uma escola pública forte para todos, com a presença dos filhos das classes média e alta, o que ainda não ocorre. “A constituição e o funcionamento pleno dos conselhos escolares fazem parte desse processo de transformação do país”, observou. 

Participação – Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também participaram da abertura do encontro.

Para Maria de Salete Silva, do Unicef, “há dez ou 15 anos” o conselho escolar era confundido com uma atividade burocrática e estava afastado de seu principal papel, que é garantir o direito de aprender das crianças. Maria de Salete lembra que o direito de aprender compreende o acesso à escola na idade certa, a permanência e a conclusão da formação. Isso, para ela, só acontece com a participação da família, da escola e do Estado num mesmo fórum. “O conselho traz o olhar da comunidade para a escola”, explicou.

Participam do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar cerca de 250 técnicos que atuam na área de gestão escolar das 26 secretariais estaduais de educação, do Distrito Federal e de municípios com mais de 150 mil habitantes. As unidades da Federação que não possuem municípios com essa densidade populacional estão representadas por servidores das quatro maiores cidades de cada estado. Desde 2009, os encontros nacionais acontecem uma vez por ano.

Diversidade – De acordo com José Roberto Junior, coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o encontro presencial reúne a diversidade dos conselhos criados nas escolas públicas de todo o país. Nos três dias de formação, os conselheiros também vão trocar experiências em gestão democrática.

Dados da SEB mostram que, de 2005 a março de 2011, o programa capacitou 18,7 mil técnicos em cursos de formação presenciais e 11,9 mil em cursos a distância. A formação é feita por universidades públicas federais. Publicações e cadernos elaborados pelo MEC servem de subsidio para a capacitação.

A constituição e o funcionamento dos conselhos escolares estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9396/1996, e agora reafirmados no novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que tramita no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.

Ionice Lorenzoni

Confira o programa do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, com transmissão ao vivo.
Confira os quadros da capacitação a distância e presencial.
Confira os 12 cadernos e as publicações do MEC sobre os conselhos escolares.

Escolas precisam mudar para reagir à violência, defendem especialistas

Com um novo caso de violência escolar –em que um aluno de dez anos atirou em uma professora em São Caetano do Sul (SP) e se matou–, o debate sobre como lidar com o problema volta à tona. Especialistas ouvidos pelo UOL Educação afirmam: as escolas precisam mudar para tentar evitar novos episódios. Essas mudanças também passam, dizem, pela família e pela formação do professor.
“A escola precisa mudar muito. Precisa evoluir muito em questões pedagógicas, nos métodos de ensino, no próprio relacionamento dos professores com os alunos”, afirma o professor da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) Evandro Camargos Teixeira. Ele defendeu, neste ano, uma tese de doutorado sobre as relações entre violência e abandono e desempenho escolar.
“Não é uma questão de coerção. Isso não vai acabar com o problema. Não adianta colocar a polícia. Ela vai lá para tentar resolver o problema que acabou de acontecer. É [preciso] uma política de conscientização de todos os setores”, afirma Teixeira.
Para Paulo Carrano, professor da Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense), não houve muitas mudanças nas escolas nos últimos anos. “A disciplina escolar não mudou muito, a disposição das carteiras [na sala] não mudou muito”, diz.

Professor

Essas mudanças, afirma Carrano, também devem passar pelo professor. “O ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’, tem que ter lugar a outro tipo de autoridade. Os professores mais escutados [pelos alunos] são os que têm a autoridade do saber, que sabem o que estão dizendo, e os que têm a autoridade do afeto, que escutam, que dão valor às experiências que os alunos já trazem. O que consegue juntar as duas é o melhor professor.”
De acordo com o especialista, é preciso um esforço para entender as razões das atitudes violentas. “Os episódios de violência contra os professores poderiam de fatos ser diminuídos com ações que investissem mais na busca da compreensão de porque que surge o fenômeno da violência, do bullying. Se a gente não entender o que gera esse comportamento, não vamos ter soluções eficazes”, diz Carrano.

Família

Evandro Teixeira afirma também que é fundamental um acompanhamento de perto da família. “O próprio aluno se sente mais seguro(a) se a própria família está participando”, diz. Carrano concorda: “As crianças reproduzem aquilo que elas levam. Se as boas maneiras não aconteceram na família, a escola tem um problema.”

UOL 
Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Curso de formação para professores recebe inscrições até 30 de setembro

Professores de educação infantil da rede pública municipal podem ser inscritos por sua secretaria de educação, até 30 de setembro, no Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil). O ProInfantil é um curso de nível médio, modalidade normal, a distância, destinado aos educadores em atividade que ainda não possuem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Para ingressar no curso, o professor deve estar em exercício na educação infantil por pelo menos quatro anos e deve permanecer na sala de aula no decorrer da formação, que tem duração de dois anos. Educadores que atuam em creches e pré-escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais também podem participar da capacitação.
O ProInfantil possui quatro módulos com duração de seis meses cada um, totalizando 3.392 horas de curso. O currículo da formação é estruturado em seis áreas temáticas: linguagens e códigos; identidade, sociedade e cultura; matemática e lógica; vida e natureza; língua estrangeira; e fundamentos da educação e organização do trabalho pedagógico.
Para inscrever o docente no ProInfantil, o gestor deve acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e preencher a demanda estimada no Plano de Ações Articuladas (PAR). Após o diagnóstico feito pelo município, o Ministério da Educação avaliará a quantidade de cursistas a ser atendida por cada município. Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 616161, opção 6.
Com informações do MEC

Projeto de lei quer que férias escolares de 2014 coincidam com Copa do Mundo

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer que as férias escolares do meio de 2014 coincidam com a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil. O texto, que ainda precisa passar por duas comissões, tem prioridade na tramitação.




Pela proposta do deputado Cleber Verde (PRB-MA), as férias devem acontecer no período entre a abertura e o encerramento dos jogos. A Copa será realizada entre os dias 12 de junho (quinta-feira) e 13 de julho (domingo). A medida valeria para escolas públicas e privadas de todo o país.



Em sua justificativa, o parlamentar pede a alteração nas datas para que “os estudantes brasileiros possam se congratular com seus amigos e familiares, bem como com os torcedores dos outros países, nessa grande festa mundial.”


http://noticias.uol.com.br/educacao

 
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