Faça sua pesquisa aqui

Cursos gratuitos para profissionais de Educação



elearn
Em A era do conhecimento – Princípios e Reflexões sobre a Revolução Noética no Século XXI (Editora Unesp)o pensador francês Marc Halévy afirma que uma nova era está em processo de construção, pautada pela valorização do espírito, da inteligência e do conhecimento, em detrimento do econômico e do político.
Nesse sentido, a Educação acena como o grande ativo da sociedade, por meio do qual poderá adotar novos rumos e fugir ao determinismo histórico; e o educador incorpora o papel de agente transformador e multiplicador.
A tarefa não é das mais fáceis, ainda mais diante de um sistema educativo fragmentado e ultrapassado, porém é extremamente importante para a criação do futuro e deve ter início o mais breve, com a capacitação e qualificação do educador.
Para ajudar os profissionais da área da Educação nesta empreitada, o Blog Educaçãoselecionou uma série de cursos gratuitos, presenciais e à distância, que têm como compromisso a valorização e desenvolvimento do setor.
Aproveite!
* Educação e Direitos Humanos
Realizador: Ação Educativa em parceria com a Secretaria Nacional de Diretos Humanos
Objetivos: formar e qualificar defensores do direito à educação de qualidade, fortalecendo a capacidade de identificação de ameaças e violações aos direitos.
Público: educadores, trabalhadores da Educação, líderes populares, estudantes, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais.
Período: agosto a setembro de 2012
Local: sede da Ação Educativa
Vagas: 60
Inscrições: até 5 de agosto, no site
Mais informações:
Tel.: 11 3151-2333, ramal 161
* Construindo propostas político-pedagógicas para a Educação do Campo na região de Ribeirão Preto
Realização: USP
Objetivos: Contribuir para a formação dos professores que atuam em escolas do campo, por meio da ampliação de espaços de reflexões e de troca de experiências. Favorecer o processo de apropriação, pelos profissionais das escolas do campo, dos princípios, conceitos e procedimentos da Educação do Campo. Discutir as possibilidades colocadas nas normativas nacionais para as escolas básicas do campo e construir coletivamente alternativas para as dificuldades em sua efetivação. Possibilitar que os professores se sintam sujeitos ativos no processo de criação, organização, realização e constante revisão do projeto político-pedagógico das escolas em que trabalham. Incentivar o debate sobre a relação de uma educação contextualizada, que valoriza os saberes dos sujeitos do campo, a uma educação que valoriza também o direito dos estudantes de se apropriarem dos conhecimentos gerais produzidos pela humanidade.
Público: professores em exercício em sala ou em cargos de gestão/coordenação, que trabalhem em escolas localizadas nas áreas rurais da macrorregião de Ribeirão Preto/SP.
Período: 04/09/2012 a 03/09/2013
Local: USP
Vagas: 50
Inscrições: até 20 de agosto
Mais informações: site USP
* A abordagem da natureza da ciência pelo cinema no ensino de ciências – questões de sala de aula
Objetivos: examinar as sequências didáticas elaboradas por professores; Refletir sobre as implicações da inserção da Natureza da Ciência no Ensino; Dialogar sobre a linguagem cinematográfica; Propiciar ações que estimulem a iniciativa dos professores na elaboração de atividades de ensino, que utilizem a Natureza da Ciência e os recursos audiovisuais como suporte metodológico.
Público: professores (em exercício) de Ciências, do ensino fundamental e professores de Química, Física e Biologia, do ensino médio.
Período: 14/09/2012 a 14/12/2012
Local: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Av. da Universidade, 308; São Paulo
Vagas: 15
Inscrições: www.fe.usp.br
Mais Informações:
Tel.: 11 3091 3574 (Marisa ou Neide)
* Moodle para autores e tutores: educação a distância na web 2.0
Objetivos: capacitar interessados em utilizar o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem de cursos online em quaisquer áreas do conhecimento.
Público: docentes, futuros docentes, instrutores e consultores de todos os níveis educacionais, incluindo os ensinos fundamental, médio e superior, cursos livres e corporativos, que desejam utilizar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle como suporte à EAD.
Período: 06/08/2012 a 06/10/2012
Local: ensino à distância
Vagas: 70
Inscrições: até 5 de agosto
Mais Informaçõesdutra@usp.br
* Ética, valores e cidadania na escola
Objetivos: oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o desenvolvimento da cidadania ativa. Oferecer ainda acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania. Instrumentalizar os profissionais da Educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana.
Público: professores e gestores de escolas de educação infantil, básica e de ensino médio.
Período: 27/08/2012 a 31/12/2013
Local: ensino à distância
Vagas: 1000
Inscrições: até 30 de julho
Mais informações:
* Curso de Prevenção do uso de drogas
Realizadores: parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica doMinistério da Educação – MEC
Objetivos: Promover a formação de profissionais das escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso de drogas na escola.
Público: educador efetivo ou temporário de escola pública, em exercício em unidades de ensino.
Período: setembro de 2012 a abril de 2013
Local: à distância
Vagas: 70 mil
Inscrições: até 6 de agosto, no site
Mais Informações:
http://educadores.senad.gov.br/
Tel.: (61) 3107-8912
email: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com

Por Blog Educação


Com informações do Blog do Professor Ivanilson

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios