Faça sua pesquisa aqui

Encontros literários para instigar os pequenos leitores



Você aí que está lendo esta matéria, lembra se entre os 15 e 17 anos de idade conversou com algum escritor? Esse contato tão próximo surtiu ou surtiria efeito em sua formação intelectual ou profissional? Você recebeu algum incentivo à leitura na escola que não os exercícios burocráticos de interpretação de livros de Machado de Assis e Aluízio Azevedo? E hoje, você é um leitor frequente? A negativa para essas respostas não é anormal. A formação predominantemente técnica da grade escolar inibe o gosto pela leitura e, consequentemente, ao ofício da escrita. 
E há pouca escapatória, já que a comunidade escolar precisa seguir a metodologia imposta pelo Ministério da Educação. Mas há alternativas. O Complexo Educacional Contemporâneo tenta nadar contra essa maré com a simples iniciativa de convidar escritores para conversar com alunos.

O 1º Circuito Literário Contemporâneo (Clic) traz o tema "Do Cordel ao Blog", durante a semana dedicada ao Dia do Estudante. O evento também será aberto ao público. Tem o objetivo quase evidente de valorizar e despertar o prazer das crianças, jovens e adultos pela leitura. O Clic será realizado de terça a sexta-feira, a partir das 19h, na unidade da Salgado Filho. A expectativa é o fluxo de 400 pessoas por noite. No Circuito, exibição de adaptações da literatura brasileira em linguagem cinematográfica, atividades culturais, Concurso de Redação e oficinas artístico-literárias. Os debates e palestras com escritores e jornalistas serão os momentos mais esperados. Os nomes são: Rilder Medeiros, Antônio Francisco Melo, Anchella Monte, José de Castro, Juliano Freire, Carito Cavalcanti, Carlos Fialho, Pablo Capistrano, Patrício Júnior e Ana Elisa Ribeiro.

A escola também organiza o momento "dividindo meu livro", quando professores de todas as disciplinas abordarão suas experiências literárias, comentando sobre algum livro que tenha importante significado em suas vidas. Esta atividade ocorrerá em todas as aulas e cada professor apresentará o livro nas turmas que ele passar. O livro ficará exposto durante a aula para provocar o interesse do aluno para esta leitura. Os participantes também poderão doar os livros que serão vendidos no stand SEBO do Grêmio na Feira do Livro e alguns também serão doados às instituições carentes. As livrarias Saraiva e Potylivros também montarão stands no evento. A atividade pedagógica será incentivada com declamação de poemas pré-estudados, troca de revistas, mangás e colsplay, entre outras atividades.

Evento cultural
"Mais do que literário o Clic é um evento cultural", ressalta a vice-diretora da unidade Salgado Filho, Ellis Noro. Ela frisa ainda que, embora o tecnicismo predomine nas disciplinas curriculares, o MEC tem estimulado o incentivo à leitura em concursos de redação e ações voltadas à literatura e às práticas humanísticas. "E nós do Contemporâneo procuramos acompanhar este pensamento. Penso que as disciplinas técnicas podiam ser diminuídas da grade. Não formamos apenas físicos e matemáticos; formamos pessoas. E o mundose abre mais quando se tem contato com o livro, com a literatura", disse. Ellis Noro também adiantou a intenção de tornar o Circuito Literário um evento anual. "Quem sabe nos próximos anos não possamos firmar parceria com uma grande feira de livros e abrangermos o Circuito para maior número de pessoas".

Diário de Natal


Com informações do Blog do Professor Ivanilson

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios