SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EXECUTA AÇÃO DO PAR NA MIGUEL MATIAS
As atividades de contraturno escolar, estão sendo cada vez mais difundidas entre instituições de ensino públicas e privadas do País, apoiadas na LDB no seu Art. 34: “A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola”, diz ainda no segundo parágrafo do mesmo artigo: “O ensino fundamental deve ser ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino”.
A Secretária de educação Nádja Maria de Azevedo do município de Campo Alegre e sua equipe técnica educacional, na construção do PAR (Plano de Ações Articuladas) listaram o contraturno como uma das ações a ser implantada no ano de 2009, promovendo atividades ligadas principalmente ao reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico. Evitando que as crianças e adolescentes fiquem desocupados, estando assim mais suscetíveis a situações de vulnerabilidade social. Contribuindo ainda com a socialização das crianças e adolescentes, aumentando-lhes a auto-estima e fazendo com que descubram novas habilidades, o que Gadner chamou de “Inteligências Múltiplas”. As atividades serão centradas no desenvolvimento integral do ser, gerando-lhes benefícios físicos e psicológicos. Através delas, os participantes descobrirão competências e habilidades. Tudo isso fará com que o estudante passe a ser mais valorizado, podendo até descobrir sua vocação profissional através das oportunidades a que passarão a ter acesso.
A Secretária de educação Nádja Maria de Azevedo do município de Campo Alegre e sua equipe técnica educacional, na construção do PAR (Plano de Ações Articuladas) listaram o contraturno como uma das ações a ser implantada no ano de 2009, promovendo atividades ligadas principalmente ao reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico. Evitando que as crianças e adolescentes fiquem desocupados, estando assim mais suscetíveis a situações de vulnerabilidade social. Contribuindo ainda com a socialização das crianças e adolescentes, aumentando-lhes a auto-estima e fazendo com que descubram novas habilidades, o que Gadner chamou de “Inteligências Múltiplas”. As atividades serão centradas no desenvolvimento integral do ser, gerando-lhes benefícios físicos e psicológicos. Através delas, os participantes descobrirão competências e habilidades. Tudo isso fará com que o estudante passe a ser mais valorizado, podendo até descobrir sua vocação profissional através das oportunidades a que passarão a ter acesso.
O projeto de contraturno da Escola Miguel Matias: MAIS SABER, atenderá em torno de 900 alunos no horário contrário as aulas regulares. Pretende-se com esse projeto diminuir as situações de riscos social, proporcionando aos pais e familiares uma maior tranqüilidade, sabendo onde estão e como estão sendo tratados seus filhos. Sendo assim a escola poderá dar uma contribuição imensurável a redução da marginalidade infanto-juvenil.
Obs.: Logo estaremos postando a descrição e os horários das atividades de contraturno.
segunda-feira, março 23, 2009
|
Marcadores:
Educação
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário